I Seminário Integrado da FURG: a vida acadêmica em tempos de pandemia
O I Seminário Integrado da FURG tem como objetivo promover o debate sobre a experiência em curso da vida acadêmica, desdobrada em atividades presenciais e remotas, no período excepcional formatado pela pandemia da COVID-19.
O diálogo se dará em torno de sete salas temáticas. São os temas e suas respectivas ementas:
1) Ensino e Aprendizagem Ementa: O contexto do ensino remoto e suas implicações nas atividades de ensino e de aprendizagem na esfera acadêmica. A interação ‘virtual’ entre professor(a) e aluno(a) e as (im)possibilidades de aprendizagem significativa e de formação humana e profissional críticas. Condições objetivas e subjetivas relativas ao trabalho educativo no período da pandemia e suas implicações para o ensinar e o aprender. Tecnologia e educação: de meio de libertação e redução do tempo de trabalho a instrumento de exaustão?
2) Saúde mental e física Ementa: O período histórico que estamos vivendo, marcado pela pandemia de Covid-19, que já se estende por quase dois anos, impôs mudanças estruturais e nos submeteu a desafios mentais e físicos inéditos, que se fazem sentir em nosso cotidiano, com perdas objetivas, como entes queridos, ou perdas subjetivas, como projetos e planos de vida, marcado por incertezas. Além disso, houve a exposição de profissionais que estavam na linha de frente de combate ao vírus, como profissionais de saúde, bem como de funcionários e pesquisadores da Universidade que não podiam parar suas atividades no período de isolamento social. Este espaço se trata, portanto, de uma oportunidade de dialogar sobre os desafios enfrentados pela comunidade acadêmica envolvendo sua saúde mental e física, temática proposta neste GT.
3) Pesquisa na pandemia Ementa: Assim como as diversas atividades envolvendo a comunidade acadêmica, os trabalhos de pesquisa foram afetados em diferentes aspectos e etapas. Muitas pesquisas contam com atividades presenciais em campo, laboratórios, bem como a troca de conhecimento em eventos presenciais. Apesar de diferentes iniciativas de buscar amenizar estes impactos, como as prorrogações de prazos e eventos online, dentre outros, entendemos que os desafios se fizeram presentes, como a necessidade de reprogramar cronogramas e processos de pesquisa. Por isso, propomos este GT no sentido de buscar discutir as dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores e pesquisadoras da Furg, assim como as implicações envolvendo o possível retorno das atividades presenciais.
4) Extensão universitária na pandemia Ementa: A Pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios para a realização das ações de extensão e cultura na universidade, neste sentido foi necessário repensar as ações já desenvolvidas, propiciou desenvolver novas ações, bem como adaptar outras que vinham sendo realizadas. Considerando o tripé da Universidade Ensino-Pesquisa-Extensão compreendemos que é fundamental o debate sobre as ações de extensão e de cultura realizadas durante esse período pandêmico, bem como levantar as dificuldades e as potencialidades aprendidas nesse período para o aprimoramento das ações de extensão da FURG, considerando a Política de Extensão FURG.
5) Participação, democracia e assédio Ementa: O significado das palavras participação e democracia tem sido reivindicado como mecanismo de embate na sociedade contemporânea, sobretudo no campo político ideológico. As estratégias para pensar um projeto verdadeiramente democrático que reconheça nos antagonismos uma possibilidade de avanço necessário e um aprofundamento destes temas. É preciso suscitar as intrincadas relações entre as múltiplas formas de desigualdade e suas violações, especialmente o assédio, com a ausência ou participação democrática. Esta é a proposta a ser dialogada como temática neste grupo de trabalho.
6) Retorno presencial ou híbrido e segurança sanitária Ementa: A presença das tecnologias digitais não diminui a importância do docente, que continua fundamental, apenas modifica seu papel na Universidade. Na Era Digital, com a Cibercultura, o professor precisa desempenhar múltiplos papéis, como mentor, mediador e tutor da aprendizagem. O papel do docente em tempos de ensino híbrido, quando o ensino presencial e on-line se misturam, não é mais – e nunca deveria ter sido – mero transmissor de informações, isso porque o estudante do século XXI busca no docente orientação sobre como usar e organizar esse “mar de informações” ao qual tem acesso, para, então, construir e significar o conhecimento.
7) Teletrabalho Ementa: O tema aborda a modalidade de trabalho, que vem reconfigurando uma nova forma de extração de valor e, por consequência, um aumento na precarização das relações de trabalho. A própria OIT já idenficou duas tendências do teletrablho: a) o aumento das horas trabalhadas e, b) o aumento do stress no processo laboral.
Quadro de distribuição das salas temáticas, por dia e turno:
Horários de início: Turno manhã, 9 horas; Turno tarde 14 horas; e, Turno noite 19 horas.
* Acompanhe, AO VIVO, a abertura e encerramento do evento através do canal oficial, da FURG, no YouTube em: https://www.youtube.com/c/FURGoficial/featured
** Será enviado um link para o e-mail da sua inscrição no evento, a fim de que que possa participar da sala de debate que contém o tema em questão escolhido. Basta clicar e entrar!
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