II Saúde Mental e Direitos Humanos: Produzindo estratégias de cuidado em rede10 de maio de 2019 no CIDEC-SUL - Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro do Extremo Sul. Av. Itália km 8, s/n, Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG)
DOCUMENTO DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS
Prorrogada data para Submissão de Trabalhos até 28/04/2019 1. Introdução . Nesse momento, de muitas incertezas e de anúncios de retrocessos de direitos na política de saúde mental, acreditamos na potência de estarmos juntos(as) na luta pelo cuidado em liberdade e em rede. Nós, do Grupo de Estudos de Saúde Coletiva dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos (GESCEM), convidamos usuários/as, familiares, trabalhadores/as, gestores/as da saúde mental, a comunidade acadêmica e a comunidade em geral a participação do "II Encontro Saúde Mental e Direitos Humanos: Produzindo estratégias de cuidado em rede". O evento tem como objetivo constituir um espaço para troca de experiências e de fortalecimento do cuidado em liberdade. Nesse sentido, busca contribuir com a ampliação das discussões relacionadas: 1) as políticas públicas de saúde mental (possibilidades e desafios) e 2) os saberes e práticas numa perspectiva psicossocial.
2. Das inscrições no evento As inscrições do evento serão gratuitas e abertas a usuários/as, familiares, trabalhadores/as, gestores/as da saúde mental, a comunidade acadêmica e a comunidade em geral. E deverão ser realizadas a partir do dia 16 de março até às 23h59min do dia 9 de maio de 2019, através do Sistema de Inscrições SINSC (https://sinsc.furg.br/detalheseventos/940).
3. Das inscrições, formatos e normatização de trabalhos As inscrições para submissão de trabalhos serão gratuitas e deverão ser realizadas a partir do dia 21 de março até às 23h59min do dia 20 de abril de 2019, através do envio do resumo no Sistma de inscrições SINSC (https://sinsc.furg.br/detalheseventos/940). Para o envio de trabalhos os(as) autores(as) já deverão estar inscritos(as) no evento. Será permitida a inscrição de um trabalho por autor(a), no entanto não haverá restrição para coautoria de trabalhos. Caso, o autor não possa comparecer no dia da apresentação, um dos coautores inscritos poderá realizar a apresentação do trabalho. Para submissão, os autores devem enviar um resumo, com fonte Times New Roman, tamanho 12; justificado; espaçamento simples, onde deve constar: título (centralizado, caixa alta e negrito); nome dos autores e coautores (alinhados à direita, com instituição de ensino e agência de fomento, se houver); palavras-chave (de três a cinco, separadas por ponto e vírgula); escolha de uma temática (descritas posteriormente no documento).
Os resumos deverão conter objetivo do trabalho; metodologia; contexto e/ou população envolvida no estudo/pesquisa, ação de extensão, relatos de experiências ou produções artísticas, bem como as principais discussões já realizadas ou em elaboração. O corpo do resumo deverá conter entre 250 a 300 palavras, não incluindo as outras informações na contagem. 4. Das apresentações
As apresentações ocorrerão no modelo de rodas de conversas, que serão realizadas no turno da noite, a partir das 18 horas. Cada sessão terá a duração máxima de 2h, com a apresentação de 8 a 10 trabalhos. O(a) autor(a) do trabalho terá o tempo de 10 minutos para apresentação, com 30 minutos de debate ao final de todas as apresentações. 5. Eixos temáticos para inscrição de trabalhos
As discussões estarão encadeadas pelo eixo transversal Saúde Mental e Direitos Humanos, sendo que os trabalhos poderão contemplar temáticas relacionadas à: Políticas Públicas; Movimentos Sociais; Medicalização da vida; Educação; Infância e Juventude; População idosa; Gêneros e sexualidades; População negra, indígena e quilombola e seus direitos; População rural; Sistema prisional e desencarceramento; Álcool e outras drogas; Saúde e sofrimento no trabalho; Economia solidária, Trabalho e Reabilitação Psicossocial; Sistema Único de Saúde e Rede de Atenção Psicossocial; Direito à loucura; Direito à Cidade, violência urbana e situação de rua; Racismo institucional e suas interfaces cotidianas e sociais; Pobreza, vulnerabilidade e sofrimento social; Movimento antimanicomial, reforma psiquiátrica e ativismos sociais; Arte, Cultura e Práticas Emancipatórias; entre outros temas transversais à saúde mental e direitos humanos.
Comissão organizadora 21/03/2019
|