Intervenções em saúde mental: capacitação para profissionais da assistência estudantil universitária
Curso de Extensão Intervenção em Saúde Mental: Capacitação para Profissionais da Assistência Estudantil Universitária
Comissão Organizadora: Cynthia Castiel Menda, Joice Rejane Pardo Maurell e Larissa Fernandes Vieira (Bolsista)
Carga Horária: 40 horas
Aulas online (síncronas): segundas e quartas das 14h às 15h30 - Início: 16 de outubro
Vagas: 50 (Turma única)
Ementa:
O curso tem como objetivo a capacitação de profissionais da assistência estudantil nas questões relativas ao atendimento na área de saúde mental e intervenção em crise destinadas a estudantes universitários. O curso foi desenvolvido a partir da pesquisa de campo realizada em 2021 com profissionais de equipes de Assistência Estudantil (Serviço Social, Pedagogia e Psicologia) de 65 Universidades Federais do Brasil. Os conteúdos ministrados estão voltados para o contexto atual de demandas em saúde mental dos estudantes universitários e das equipes de Assistência Estudantil nas Universidades Federais, abordando assuntos como: equipes, ações preventivas, acolhimento e encaminhamento; temas transversais que circundam os estudantes, tais como: abuso de substâncias, surto psicótico, automutilação e suicídio, luto e TEPT. Como também, as Intervenções em crise na universidade: Conceituação, Protocolos - Primeiros Socorros Psicológicos e outros, Intervenções em diferentes contextos e Comunicação de más notícias. As atividades buscam oferecer subsídios para que os profissionais qualifiquem sua prática.
Objetivos:
Justificativa: O agravamento de problemas de saúde mental entre os estudantes universitários, trazendo uma demanda cada vez maior para os setores de assistência/permanência estudantil não é uma especificidade do Brasil. Estratégias de capacitação e emprego de protocolos padronizados têm sido utilizadas em outros países, como o R-SSCIM nos Estados Unidos, com sucesso no público universitário. Existem poucas experiências isoladas na promoção de treinamento testadas em instituições universitárias do Brasil. Promover treinamentos nos protocolos e testar a efetividade das equipes para lidar de forma padronizada com as crises pode ser uma alternativa aos serviços, posto que atualmente não existam diretrizes de atuação em situações de crise. Além disso, a efetividade do treinamento é passível de verificação empírica, ou seja, os gestores e as equipes podem comparar o serviço antes e depois de adotar um modelo padronizado. O fato do Brasil ter pouco tempo de investimento e qualificação das equipes voltadas para as políticas sociais de permanência estudantil (em torno de 10 anos) e não possuir protocolos padronizados para o atendimento de situações de crise aponta para a necessidade de capacitação dos servidores que atuam nessa realidade. Pretende-se contribuir para o incremento dos procedimentos em saúde mental universitária, através do estabelecimento de protocolos no atendimento destas situações pelas equipes de assistência estudantis brasileiras. Esses estudos têm apontado a necessidade de formação continuada de profissionais que atuam nesses serviços e a modalidade de curso de extensão online busca responder parte dessa demanda.
Público-alvo: Profissionais que trabalham na assistência estudantil universitária, especificamente assistentes sociais, pedagogas/os e psicólogas/os que acolhem estudantes com demandas da saúde mental.
Metodologia: A capacitação para as equipes de assistência estudantil ocorrerá de forma remota, através do AVA FURG, com duração de 40 horas. O curso será conduzido pela coordenadora e bolsista PRAE, além de palestrantes convidados. O conteúdo da capacitação inclui discussões teóricas e práticas sobre as questões de saúde mental e atendimento de intervenções em crise cujo foco são os estudantes universitários, além de material de subsídio, como artigos científicos e textos elaborados pela equipe de palestrantes. O curso terá aulas síncronas e assíncronas, além de chat e fóruns de discussão. Ao final do curso, será solicitado um projeto em grupo com alguma ação que possa ser desenvolvida nas instituições de origem, a partir das temáticas estudadas.
Conteúdo Programático I - Introdução: aula inaugural, relato da pesquisa sobre as equipes da assistência estudantil, saúde mental na universidade; contexto da assistência estudantil atual: equipes, ações preventivas, acolhimento e encaminhamento
II - Temas transversais: abuso de substâncias, surto psicótico, automutilação e suicídio, luto, TEPT, violência e gênero e comunicação de más notícias
III - Intervenções em crise na universidade: Conceituação, Protocolos - Primeiros Socorros Psicológicos e outros, emergências e desastres e intervenções em diferentes contextos
Vagas: As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, com prioridade para servidores da PRAE/FURG. Os servidores devem preencher a ficha de inscrição e assinar o termo de compromisso (disponibilizado no link de inscrição) junto com a chefia direta, enviando o termo no email do curso até 48h depois da inscrição para homologação da inscrição.
Valor: Gratuito
Inscrições: 05/10 – 10/10
Contato: capacitacaoae@gmail.com
Certificado: Para aprovação e certificação serão consideradas a participação de 75% das aulas síncronas, a entrega dos projetos finais em prazo acordado no início do curso, conforme modelo disponibilizado, disponível na plataforma AVA FURG como tarefa final.
Programa
MÓDULO 1 – Introdução
Aula 1 – 16/10 - Boas Vindas, contrato pedagógico e apresentação da pesquisa de campo que deu origem ao curso
Aula 2 – 18/10 – Aula Inaugural: Serviços de Apoio ao Estudante: composição, formação e desafios – Prof. Dra. Soely Polydoro (UNICAMP)
Aula 3 – 23/10- Refletindo sobre saúde mental: aspectos sociais, identificação de sinais e rede de cuidados no Sistema Único de Saúde (SUS) – Grace Vali Freitag Tanikado
Aula 4 – 25/10 - O trabalho profissional de Assistentes Sociais na Política de Assistência Estudantil em Universidades Federais – Luciana Vargas
Aula 5- 30/10 - As ações da Psicologia na Assistência Estudantil - Cynthia Menda e Jaciana Araújo
Aula 6 - 01/11 Ações multidisciplinares na mediação de conflitos que envolvem os estudantes universitários desenvolvidas pela equipe pedagógica - Daniele Jardim e Joice Maurell
Aula 7 – 06/11 - Fechamento do Módulo (Síncrona)
MÓDULO 2: Temas Transversais
Aula 8 – 08/11 – Uso de substâncias psicoativas no espaço universitário – Luan Estrela Pietro e Seiko Nomiyama
Aula 9 – 13 /11 - Conceituação, encaminhamento e tratamento no Transtorno do Estresse Pós Traumático - Larissa Seibt
Aula 10 – 20/11 - Conceitos, manejos e encaminhamentos em surtos psicóticos - Sandra Petresco
Aula 11 - 22/11 - Comportamentos suicida e auto lesivo: identificação e prevenção - Carla Villwock
Aula 12 – 27/11 - Gênero e sexualidade na educação: reflexões necessárias - Claudia Penalvo
Aula 13 - 29/11 - Teoria e Intervenção em Situações de Luto - Laura Bolaséll (2 aulas - uma assíncrona e uma síncrona)
Aula 14 – 04/12 - Fechamento do Módulo (Síncrona)
MÓDULO 3 – Intervenções em crise na universidade
Aula 15 – 06/12 – Protocolos de Atendimento em Saúde Mental – Christian Kristensen
Aula 16 – 11/12 - Como conduzir os Primeiros Socorros Psicológicos - Gustavo Silva (2 aulas - uma assíncrona e uma síncrona)
Aula 17 – 13/12 – Emergências, desastres e catástrofes no contexto educacional – Caroline Santa Maria Rodrigues
Aula 18 – 18/12 - Intervenções em diferentes contextos universitários - Cynthia Menda
Aula 19 – 20/12 - Fechamento do Módulo e Avaliação (Síncrona)
Palestrantes Convidados
Carla Adriana da Silva Villwock - Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica (PUCRS), Psicoterapeuta (IEPP), Supervisora em Psicoterapia (CELG/UFRGS), membro do grupo de pesquisa ABES (PUCRS), membro efetivo do Instituto Bion e do Gaepsi (associação de psicoterapia psicanalítica).
Caroline Santa Maria - Possui graduação em Psicologia pela PUCRS e Mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS. Realizou pós graduação no formato de Residente Multiprofissional em Saúde com ênfase em Urgência e Emergência do HSL-PUCRS e é especialista em Psicologia Hospitalar pelo CFP e Especialista em Terapia Sistêmica pelo CEFI. Também possui Mestrado Profissionalizante em Conseling e Intervenção em Urgências, Emergências e Catástrofes pela Universidad de Málaga - Espanha. Possui também formação em Terapia de Esquemas na Wainer. Tem experiência em Intervenção Terapêutica na área de Psicologia da Saúde, com ênfase em Psicologia Hospitalar e Luto. Atualmente é professora universitária da PUCRS e professora colaboradora do CEFI, no curso de Especialização Intervenções em Situação de Luto.
Christian Haag Kristensen - realizou graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com estágio no exterior na University of Arizona (USA). É Especialista em Neuropsicologia (CRP/07) e possui formação em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute for Cognitive Therapy and Research (USA). Atualmente é Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Coordenador do Grupo de Pesquisa Cognição, Emoção e Comportamento e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE-PUCRS). Atuou como Diretor de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação na PUCRS (2017-2021). Atualmente, integra o Conselho de Diretores (Board of Directors) da International Society for Traumatic Stress Studies (ISTSS) no período 2019-2022 e 2022-2025. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 1C.
Claudia Penalvo - Mestra em Educação (PPGEdu FURG), especialista em Instituições em Análise (UFRGS), Especialista em Gênero, Sexualidade e Educação (UFRGS), formação em coordenação de grupos (SBDG). Ativista do movimento aids e direitos humanos. Facilitadora de oficinas, workshops, palestras e cursos sobre cuidados em saúde e sexualidade, gênero e direitos humanos, desenvolvimento de pessoas. Trabalhou no GAPA/RS e SOMOS- Comunicação, Saúde e Sexualidade, coordenando projetos de prevenção de HIV/aids/IST/Tb/HV e como consultora interna para outros projetos.
Cynthia Castiel Menda - Graduada em Psicologia (UNISINOS), Mestre em Educação (PUCRS) e Doutora em Psicologia, área Cognição Humana, pela PUCRS. Psicóloga Escolar da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) desde 2013. Experiência em psicologia escolar na educação básica, formação profissional e psicologia escolar universitária. Membro da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) e colaboradora da Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul.
Daniele Jardim - Graduada em Pedagogia (FURG), Doutora e Mestre em Educação Ambiental (FURG). Atualmente é Coordenadora Pedagógica em EaD na Secretaria de Educação a Distância - SEaD, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atuou como pedagoga na Pró Reitoria de Assuntos Estudantis na FURG por 10 anos.
Grace Vali Freitag Tanikado - Mestre e Doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Especialista em Terapia Sistêmica pelo Centro de Estudos da Família e Indivíduo (Porto Alegre). Psicóloga na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Gustavo Ramos Silva - Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela PUCRS, pesquisando o sofrimento pós-traumático a partir da Ciência de Implementação (saúde coletiva) e da Psicologia Cognitiva Experimental. É especialista em Neuropsicologia. Atua clinicamente como supervisor no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE) e é coordenador do Núcleo de Avaliação Psicológica (InSAP) do InTCC. Atua como psicólogo clínico e com intervenções em crise.
Jaciana Araujo - psicóloga pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel- 2010), doutora em Saúde e Comportamento (UCPel-2015), desde 2016 é psicóloga escolar na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) atuando na Pró-reitoria de assuntos estudantis.
Joice Rejane Pardo Maurell - Doutora em Educação em Ciências pelo PPGEC/FURG; mestre em Educação Ambiental pelo PPGEA/FURG; pedagoga; coordenadora de acompanhamento e apoio pedagógico ao estudante na PRAE/FURG.
Larissa Taís Seibt - Graduanda em Psicologia (PUCRS), Bolsista de Iniciação Científica - Pibic/CNPq vinculada ao Grupo de Pesquisa Cognição, Emoção e Comportamento (CEC) e ao Núcleo de Estudo e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE).
Laura Bolaséll - Graduada em Psicologia (PUCRS), Mestra em Cognição Humana (PUCRS), Especialista em Luto (CEFI), Especialista em Psicologia Hospitalar (HMV) e Doutoranda em Psicologia, área Cognição Humana (PUCRS). Experiência em Psicologia Hospitalar e Clínica.
Luan Estrela Pietro - Especialista em Medicina de Família e Comunidade; técnico Administrativo em Educação e Professor de Magistério Superior da Universidade Federal do Rio Grande; colaborar do Centro Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE – FURG).
Luciana Vargas - Graduada em Serviço Social (UCPel), Mestre em Educação (UFPel). Atualmente está na Coordenação de Atenção ao Estudante da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da FURG, no Campus de São Lourenço do Sul.
Sandra Petresco - Médica Psiquiatra (PUC-SP), Residência de Psiquiatria (USP), Residência em Psiquiatria Infantil, Adolescência e Família (UFRGS). Fez Pós doutorado (UFRGS), Doutorado em Epidemiologia (UFPEL) e Mestrado (USP). Trabalhou no atendimento aos estudantes das faculdades de Medicina e Enfermagem (FURG) e atualmente tem consultório particular.
Seiko Nomiyama - Enfermeira do Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE-FURG), Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG; Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fiocruz; e Mestrado em Saúde Pública pela FURG.
Soely Aparecida Jorge Polydoro - Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi coordenadora Geral do Espaço de Apoio ao Ensino e a Aprendizagem [ea]²/PRG da Universidade Estadual de Campinas na gestão 2017-2021. Linha de investigação orientada para a formação do estudante do ensino superior, especialmente quanto aos processos de integração acadêmica, auto eficácia, autorregulação da aprendizagem e dimensões educativas associadas. Atualmente é professora Livre-Docente da Universidade Estadual de Campinas, departamento de Psicologia Educacional, e líder do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior - Faculdade de Educação, Unicamp.
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