LISTA DE TRABALHOS ACEITOS
IMPORTANTE:
A apresentação de trabalhos na modalidade Oral terá início as 18h nos dias 13 e 14 de Novembro, nas salas da Área Acadêmica do Campus Saúde que estão listadas nas tabelas de apresentação. É necessário que o apresentador compareça ao local antes do início das apresentações para transferir seu trabalho para o computador que estará disponível para apresentação. Cada participante terá 15 minutos, sendo 10 minutos para apresentação e 5 minutos para a banca de avaliadores. Se possível, pedimos que os apresentores permaneçam no local até o final para prestígio de todos os trabalhos apresentados.
A apresentação de trabalhos na modalidade Pôster terá início às 18h do dia 13 de novembro, no 1º andar da Área Acadêmica do Campus da Saúde. O relator deverá fixar seu pôster no local correspondente ao número de seu trabalho, com 15 minutos de antecedência. O mesmo deverá permanecer ao lado de seu pôster até um membro da Comissão Organizadora do evento comparecer ao local confirmando sua presença. O pôster deverá permanecer fixado até o final da sessão, ou seja, até as 20h. Entretanto, o relator poderá prestigiar os demais trabalhos. Ao final da sessão, os relatores deverão recolher seu pôster, os que não forem recolhidos até as 20h15 serão descartados.
Apresentação na Modalidade Oral:
Dia 13 de Novembro:
http://www.sinsc.furg.br/site/arquivos/download/92
Dia 14 de Novembro:
http://www.sinsc.furg.br/site/arquivos/download/95
Apresentação na Modalidade Pôster:
13 de Novembro:
http://www.sinsc.furg.br/site/arquivos/download/96
14 de Novembro:
http://www.sinsc.furg.br/site/arquivos/download/97
ENVIO DE TRABALHOS ENCERRADO
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
RESUMO EXPANDIDO
Em sua estrutura, o resumo deverá conter (introdução, objetivo, metodologia com nº do parecer de aprovação no Comitê de Ética se Pesquisa envolvendo seres humanos, resultados, discussão, conclusão/considerações finais e referências). O texto deverá ser digitado em português, inglês ou espanhol. Utilizar folha de tamanho A4, Arial 12, espaçamento de 1,5 cm, sem parágrafos. Margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm. Não incluir figuras, tabelas ou quadros. O título deve ser em letras maiúsculas, em negrito e centralizado na parte superior da folha. O nome completo dos autores deve ser alinhado à direita, e o nome do relator do trabalho (1º autor) deverá estar sublinhado, sendo permitido no máximo 6 (seis) autores. A identificação dos autores (titulação máxima, instituição e e-mail) e informações necessárias sobre o trabalho (tese, dissertação, pesquisa financiada por órgão de fomento, etc) devem aparecer no final do texto em notas de rodapé, justificado, em fonte Arial 10. Ao final do resumo deverá ser colocado o eixo temático e descritores
(DECS , http://decs.bvs.br/), no máximo 5 (cinco), separados por ponto e vírgula. A data limite para envio dos resumos é até 30 de setembro de 2014.
Eixos temáticos:
Eixo 1: Atenção à Saúde da Mulher
Eixo 2: Atenção ao Pré-natal
Eixo 3: Atenção à Saúde do recém-nascido
Eixo 4: Atenção ao Parto
Eixo 5: Formação e qualificação profissional na atenção à Saúde da Mulher e ao Recém-nascido.
Observações:
MODELO DE RESUMO EXPANDIDO NO LINK ABAIXO:
http://www.sinsc.furg.br/site/arquivos/download/78
TRABALHO COMPLETO
Os trabalhos enviados para esta modalidade concorrerão à premiação. Serão aceitos trabalhos redigidos em português, inglês ou espanhol. O manuscrito deverá conter entre 8 (oito) e 14 (quatorze) páginas, incluindo resumos (português e inglês). A digitação deverá ser em folha A4, Fonte Arial 12, espaço 1,5cm, margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.
a) Título: o título deve estar em fonte Arial 12, em negrito, com letras maiúsculas, centralizado e na parte superior da folha. Deve ser claro e conciso.
b) Nomes dos autores: em negrito, alinhado à direita, com espaço simples abaixo do título. Para mais de um autor, os nomes serão escritos separados por ponto e vírgula, sendo permitido no máximo 6 (seis) autores por trabalho. O nome do relator (1º autor) deverá estar sublinhado.
c) Instituição e credenciais dos autores, e-mail do relator e orientador: em notas de rodapé, com texto justificado, em fonte Arial 10 (dez). A identificação dos autores (titulação máxima, instituição e e-mail) e informações necessárias sobre o trabalho (tese, dissertação, pesquisa financiada por órgão de fomento, etc). d) Resumo: com até 300 palavras em espaço simples.
e) Eixo Temático e Descritores: Ao final do resumo deverá ser colocado o eixo temático e descritores (DECS , http://decs.bvs.br/), no máximo 5 (cinco), separados por ponto e vírgula.
f) Subtítulos: devem ser destacados em negrito. A separação entre as seções deve ser de um espaço.
g) Corpo do texto: Em sua estrutura, o manuscrito deverá conter (introdução, objetivo, metodologia com nº do parecer de aprovação no Comitê de Ética se Pesquisa envolvendo seres humanos, resultados, discussão, conclusão/considerações finais e referências). Todas as figuras e tabelas devem ter título. Serão aceitas no máximo 5 (cinco), no total. As mesmas devem ser numeradas de acordo com a ordem de apresentação no texto. O conteúdo da tabela deve estar em fonte Arial 9 (nove).
Observação:
MODELO DE TRABALHO COMPLETO NO LINK ABAIXO:
http://www.sinsc.furg.br/site/arquivos/download/79
Drª Ruth Hitomi Osava
(http://lattes.cnpq.br/9985281091055727)
Possui graduação pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (1990) e doutorado em Saúde Materno-Infantil pela Faculdade de Saúde Pública - USP (1997). Atualmente é professor doutor do Curso de Obstetrícia da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, atuando nos seguintes temas: assistência ao parto normal, organizaçào de serviços de atenção obstétrica, Centro de Parto Normal, Casa de Parto.
Dr. Jaime John
(http://lattes.cnpq.br/0204133062487350)
Atualmente é professor assistente da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande, onde ministra as disciplinas: Antropologia Filosófica e Filosofia e Ética Geral. Possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989).
Drª Carla Vitola Gonçalves
(http://lattes.cnpq.br/2975577038103564)
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1997), residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na Universidade Federal de Pelotas (1998-1999), mestrado em Ciências Médicas, área de concentração Tocoginecologia, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências Médicas, área de concentração Tocoginecologia, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora adjunta e médica ginecologista obstétra da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: ginecologia, obstetrícia, oncologia, transmissão vertical e vírus HIV.
Drª Rosina Cianelli
Enfermeira parteira com mais de 20 anos experiência em trabalhar com mulheres chilenas e suas famílias. É atualmente professora da Pontificia Universidad Catolica de Chile, a faculdade de Enfermagem e Faculdade Adjunta na Universidade de Illinois, em Chicago, Faculdade de Enfermagem. Ela tem experiência em saúde da mulher, HIV / AIDS, desenvolvimento curricular, gestão de projetos, e no treinamento de profissionais de saúde. Ela completou um treinamento de pré-doutoramento programa em HIV / AIDS como estagiário de pesquisa entre 2000-2003 em UIC. Sua tese de doutorado realizado no Chile teve como assunto: "HIV / AIDS Questões entre mulheres chilenas: fatores culturais e percepção de risco para HIV / AIDS. Ela completou seu doutorado na Universidade de Illinois em Chicago.
Patrícia Koukidis
(http://lattes.cnpq.br/6553864903222940)
Atualmente é professora na Faculdade Anhanguera e Enfermeira na Unimed Litoral Sul.
Laura Uplinger
Brasileira e estadunidense, de formação universitária francesa (licenciada em psicologia experimental pela Sorbonne). Educadora no âmbito da concepção consciente, da maternidade e paternidade prenatal e perinatal. Se dedica a promover a relevância da vida interior da gestante para a qualidade da formação de seu bebê.
Msc. Mercedez Perez
Licenciada em Enfermagem, graduada no ano de 1981. Mestre em Gestão de Serviços da Saúde. Especialista em Enfermagem Materno Infantil. Docente da Faculdade de Enfermagem na Universidad de la Republica, Uruguay. Diretora do departamento de Enfermagem Materno Infantil.
Esp. Jamile Lamb Maluf
Bacharel em Fisioterapia pelo Instituto Porto Alegre (2008); Pós-graduada em Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica pelo Centro Brasileiro de Estudos Sistêmicos (2010); Formação em Yoga para o parto pelo Sydney Pregnancy Center (Sydney,AUS;2011); Formação em assoalho pélvico da gestante pelo Sydney Pregnancy Center (Sydney,AUS;2011), Formação em Saúde da Mulher com Elza Baracho pelo SIM Baracho Fisioterapia (Minas Gerais;2011); Formação como Doula pela Associação Nacional de Doulas (2012), Formação em educação perinatal pelo método Lamaze com Janice Campbell pela Birth Spirituallity (2014); Proprietária do Centro de Fisioterapia Obstétrica Bem Nascer (desde 2012).
Drª Elisabete Machado
http://lattes.cnpq.br/3711637506040430
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é médca do Hospital dos Servidores do Estado, medica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora associada do Laboratório de Virologia Humana no Inst. de Biologia da UFRJ. Tem experiência na área de doenças infecciosas, com ênfase em Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção da transmissão vertical do HIV, resistência aos anti-retrovirais, crianças e adolescentes infectados pelo hiv, gestante hiv positiva e leptospirose.
Dr. Wagner Aparecido Barbosa Dias
Ginecologista/obstetra e Coordenador da Área Técnica da Saúde da Mulher e Rede Cegonha de Curitiba.
Dr. Juraci de Almeida Cesar
http://lattes.cnpq.br/7516147506403449
Graduado em Medicina em 1990 e mestre em Epidemiologia em 1995 pela Universidade Federal de Pelotas. É doutor em Epidemiologia pela London School of Hygiene & Tropical Medicine (2004) e fellowship em Saúde Internacional pela Universidade de Harvard. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e dos programas de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e em Ciências da Saúde e de Saude Publica da FURG. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nas áreas de saúde materno-infantil e do escolar e avaliação de serviços. Atualmente e coordenador do Mestrado em Saude Publica da FURG.
Drª Ana Kelve de Castro Damasceno
http://lattes.cnpq.br/1196352295956788
Possui Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará/UFC (2005), Mestrado em Enfermagem pela UFC (2002), Especialista em Enfermagem Obstétrica/UFC (2000) e Especialista em Saúde da Família/UFC (1999). Atualmente é Professora Adjunto nível IV da Universidade Federal do Ceará do curso de Enfermagem a nível de graduação e membro do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem a nível de mestrado e doutorado. Coordenadora Didático-Pedagógica da Residência em Enfermagem Obstétrica- RESENFO/UFC. Coordena o grupo de pesquisa/CNPq: Enfermagem na Promoção da Saúde Materna. Coordena o projeto de Extensão (Projeto Integrado de Educação em Saúde na Comunidade- PIESC/PREX/UFC). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras - ABENFO, secional Ceará. Atualmente vem exercendo a função de Tutora do Programa de Educação Tutorial-PET/Enfermagem UFC do MEC/SESU desde janeiro de 2009.
Drª Silvana Nader
http://lattes.cnpq.br/7024144915934186
Possui graduação em Curso de Medicina pela Universidade de Passo Fundo(1981), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil(2003) e residencia-medicapela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1985). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria e Instrutor da Sociedade Brasileira de Pediatria. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil. Atuando principalmente nos seguintes temas:PREVENÇÃO EM PEDIATRIA-EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PEDIAT.
Dr. Anderson Ravy Stolf
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Paraná (2001) e residência médica em psiquiatria pela UnB (2007). Tem experiência clínica na área de psiquiatria e é ligado ao Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da UFRGS, atualmente desenvolvendo seus principais estudos na área de polimofismos genéticos relacionados ao uso de crack.
Drª Luiza Hoga
http://lattes.cnpq.br/5551015003523061
Bacharel em Enfermagem com habilitação em enfermagem obstétrica - Escola Paulista de Medicina (1978), Especialista em Enfermagem Obstétrica - Universidade Federal de São Paulo (1983), Mestre em Enfermagem Obstétrica - Universidade de São Paulo (1988), Doutora em Enfermagem - Universidade de São Paulo (1995), Pós-doutorado - Osaka City University College of Nursing (2000), Livre-Docente - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) (2002), Professora associada, Nível 3, do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP, É líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Assistência para o Autocuidado da Mulher" cadastrado no CNPQ, cujos membros desenvolvem pesquisas na área da saúde sexual, reprodutiva e da mulher na perspectiva sociocultural com ênfase na promoção do autocuidado. Desenvolve atividades de engajamento institucional dentre as quais se destaca a participação no Core Staff do Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Baseado em Evidências: Centro Colaborador do Instituto Joanna Briggs (JBI), com ênfase no desenvolvimento de revisões sistemáticas qualitativas e é trainer credenciada pelo JBI para ministrar cursos de revisão sistemática. Principais cursos e workshops ministrados recentemente: Humanização do processo de cuidar na abordagem corporal, O desenvolvimento da metassíntese qualitativa, Análise e discussão de dados qualitativos e o preparo da publicação em periódico internacional.
Drª Natalia Villegas
Nurse Midwife, Bachelor in Nursing. Doctorate of Philosophy, Nursing Science University of Miami. Assistant Professor of Clinical, School of Nursing and Health Studies, University of Miami.
Lara Werner
Ativista pelos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e da humanização da assistência ao parto e nascimento desde 2005. É membro integrante e fundador da Rede Parto do Princípio - Mulheres em Rede pela Maternidade Ativa, movimento responsável pela disseminação de mais de 60 grupos gratuitos de apoio a gestantes pelo país. Foi uma das autoras do dossiê "Parirás com Dor", elaborado pela rede a pedido da CPMI da Violência contra a Mulher do Senado, em 2012, sobre a violência obstétrica, e colaborou com a elaboração do material informativo sobre o tema distribuído pela Defensoria de São Paulo.
Cada participante deverá se deslocar as 13h para o seu local de mini-curso e lá será feito o credenciamento do evento:
Reanimação Neonatal (50 vagas) - Msc. Marilice Magroski
Local: Auditório da Justiça Federal (Rua Comendador Vasco Vieira da Fonseca - Atrás do Hospital Universitário)
Aleitamento Materno (60 vagas) - Enfª. Eloísa da Fonseca Rodrigues e Drª. em Pediatria Lulie Odeh Susin
Local: Anfiteatro da Área Acadêmica do Hospital Universitário
Papel da Doula no Parto (50 vagas) - Msc. em Enfermagem Daiane Bittencourt e Dda. em Enfermagem Jamila Vasquez
Local: Auditório da Unimed Litoral Sul (Rua Aquidaban - 350m do Hospital Universitário)
Categoria |
Valores | |
---|---|---|
Alunos de graduação e técnicos de enfermagem 23/06/2014 00:00:00 até 11/11/2014 23:59:59 |
23/06 a 23/07 R$ 70 24/07 a 24/08 R$ 90 25/08 a 25/09 R$ 120 26/09 a 11/11 R$ 150 |
[clique aqui] |
Profissionais de nível superior 23/06/2014 00:00:00 até 11/11/2014 23:59:59 |
23/06 a 23/07 R$ 140 24/07 a 24/08 R$ 180 25/08 a 25/09 R$ 220 26/09 a 11/11 R$ 250 |
[clique aqui] |
Outros 23/06/2014 00:00:00 até 11/11/2014 23:59:59 |
23/06 a 23/07 R$ 160 24/07 a 24/08 R$ 200 25/08 a 25/09 R$ 240 26/09 a 11/11 R$ 270 |
[clique aqui] |
ATENÇÃO: os inscritos na categoria de estudante, precisam apresentar o comprovante de matrícula. Este deve ser escaneado e enviado para o e-mal: vivermulher@yahoo.com.br. A inscrição será homologada após o envio do comprovante de matrícula e pagamento da GRU.
O evento será realizado no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano da Silva Pias no Campus Saúde/Área Acadêmica do Hospital Universitários Dr. Miguel Riet Corrêa Jr da Universidade Federal do Rio Grande.
Endereço: General Osório, s/nº.
Mapa disponível em:
https://goo.gl/maps/eAd5V
Rio Grande (RS): Cidade Histórica, Cidade do Mar, Patrimônio do Rio Grande do Sul
Cidade mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul, está localizada na margem sul do estuário que conduz ao Oceano Atlântico as águas da imensa laguna, conhecida como Lagoa dos Patos.
A cidade, que hoje possui aproximadamente 200 mil habitantes, sedia o 5º Distrito Naval, o 6º Grupo de Artilharia de Campanha, a Universidade Federal do Rio Grande, as Faculdades Anhanguera, a Estação de Apoio Antártico, a Refinaria de Petróleo Riograndense e um moderno e movimentado porto internacional de águas profundas, destinado a ser o porto concentrador de cargas do Mercosul. Seus inúmeros museus, seus prédios históricos e com valor arquitetônico, seu peculiar ecossistema, a proximidade da Estação Ecológica do Taim, os impressionantes Molhes da Barra e o excelente balneário do Cassino, dentre outros atrativos, fazem do Rio Grande, o principal pólo turístico da metade sul do Estado.
Alguns atrativos turísticos
Molhes da Barra
Os Molhes da Barra de Rio Grande, considerados uma das maiores obras de Engenharia Oceânica do mundo, foram construídos para dar segurança à navegação. No início do século passado, o lugar era conhecido pelos problemas de acesso perigoso e risco de naufrágios. A construção dos molhes aconteceu entre 1909 e 1915, depois de várias décadas de estudos e projetos para controlar as condições adversas da entrada do único porto marítimo do Estado do Rio Grande do Sul.
Os molhes são constituídos por dois quebra-mares construídos com gigantescas pedras que avançam 4 km no Oceano Atlântico. Um deles está localizado no município de Rio Grande e o outro em São José do Norte.
Além de essencial para a navegação, a obra é hoje um dos maiores atrativos turísticos da Zona Sul do Estado. Nela os turistas e visitantes podem realizar um inesquecível e emocionante passeio de vagonetas, adentrando o oceano. As vagonetas são carrinhos movidos à vela, que deslizam sobre trilhos, controlados por trabalhadores conhecidos como vagoneteiros. Os molhes da barra são conhecidos também como local de pesca e por abrigar o refúgio dos lobos e leões marinhos.
Praia do Cassino
A Praia do Cassino está localizada na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. Com mais de cem anos, é considerado o balneário marítimo (na costa oceânica) mais antigo do Brasil (1890). Dista 18 quilômetros do centro da cidade do Rio Grande (RS).
Consta no Guiness Book (Livro dos Recordes) como a maior praia em extensão do mundo - tendo assim mais de 254 km de comprimento, se estendendo desde a cidade do Rio Grande até o Chuí. Dezesseis quilômetros do centro do Cassino em direção ao Chuí, encontra-se encalhado, na beira da praia, o navio Altair desde junho de1976, após enfrentar uma forte tempestade.
Porto Velho
|
A antiga área do porto do Rio Grande, conhecida como Porto Velho, localiza-se junto ao centro histórico da cidade. As instalações originais são compostas de cinco armazéns e 640 metros de cais adjacente ao Canal do Rio Grande, Lagoa dos Patos. Atualmente, o Porto Velho é utilizado para a atracação de barcos pesqueiros e frota de apoio e pesquisa (embarcações da Superintendência do Porto do Rio Grande, Fundação Universidade Federal do Rio Grande e Marinha), turismo e lazer. Nos anos ímpares parte dos armazéns existentes são utilizados para a realização da Festa do Mar, maior evento da cidade. O local também abriga o Acervo Histórico do DEPRC, conhecido como Museu do Porto e o Museu Náutico.
Superporto
|
O Superporto inclui oito terminais de administração privada – Tecon, Termasa, Tergrasa, Bianchini, Ceval, Petrobras, Copesul e Trevo. São terminais especializados nas cargas que operam, respectivamente contêineres, granéis agrícolas, petrolíferas, petroquímicas e fertilizantes.
Museu Oceanográfico
Fundado em 8 de setembro de 1953, mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, maquetes, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas.
Nos painéis das salas do Museu são apresentadas várias conchas, que enriquecem a sua coleção de moluscos (atualmente com 51.000 lotes). Esta coleção, considerada a mais importante da América do Sul, foi organizada pelo Diretor Fundador do Museu Oceanográfico, o Professor Eliézer de Carvalho Rios.
Para maiores informações:
vivermulher@yahoo.com.br
13 de novembro - Manhã
13 de novembro – Tarde
14 de novembro – Manhã
14 de novembro - Tarde
15 de novembro – Manhã
Endereço:
R. Gen. Bacelar, 457, centro
Os inscritos que apresentarem o crachá recebem 10% de desconto no almoço e jantar
Encontra-se disponível o E-book com a publicação dos resumos de trabalhos apresentados durante o evento.
http://www.sinsc.furg.br/site/arquivos/download/98
Desenvolvido e mantido pelo
Núcleo de Tecnologia da Informação