Formulário de Inscrição

Inscrição para participantes de oficinas - 24ª MPU

OFICINAS CAMPUS CARREIROS de 20/10/2025 08:00:00 até 03/11/2025 23:59:59

Dados Pessoais
Nome (Cfm. registro na Receita Federal) *
Nome social
   O Nome social é o nome pelo qual uma pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida, portanto não deve ser confundido com apelidos, nomes fantasia, nomes comerciais, religiosos, ou titulações profissionais ou acadêmicas.
Data de Nascimento *
Com qual gênero você se identifica? *
Quanto à raça/etnia você se considera? *
A respeito de sua identidade sexual/orientação sexual, você se identifica como? *
Atualmente, qual sua religião? *
Documentos
Possui CPF? *
CPF
Passaporte
Contatos
E-Mail *
Telefone 1 *
Residencial/Comercial 1
Celular 1
Telefone 2
Residencial/Comercial 2
Celular 2
Oficinas
ATENÇÃO: as inscrições estão limitadas a uma oficina por turno, em cada dia. Devido ao número restrido de vagas, pedimos que se inscreva apenas se houver real intenção de participar. Confira abaixo os dias, turnos e descrições das oficinas.
Oficinas Campus Carreiros - Dia 5/11/2025 (Quarta-feira - Tarde)
Mas, afinal, o que é integridade pública?
Vagas disponíveis: 23
  • Apresentação da gestão da integridade no âmbito da FURG, a partir das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Integridade, Transparência e Controle Social (SITC), abordando aspectos e conceitos relevantes acerca das temáticas envolvendo a integridade pública, como transparência, conflito de interesses, responsabilização, dentre outros. A proposta busca fortalecer a cultura da integridade pública e a importância da sua promoção no combate à corrupção, para a restauração da confiança dos cidadãos nas instituições públicas e prestação de serviços públicos com mais qualidade.
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUAS CONTRIBUIÇOES PARA UM CONSUMO CONSCIENTE
Vagas disponíveis: 64
  • Educação Financeira como processo de aprendizado tem a finalidade de desenvolver habilidades, evitar o endividamento, perceber o consumo desnecessário, identificar a falta de recursos em longo prazo, evitar a inadimplência e garantir uma vida mais tranquila e segura. Assim, a proposta da oficina é dar dicas sobre esses aspectos e tentar por fim, mostrar como os participantes podem elaborar o seu próprio controle de recursos financeiros pessoal.
Como Preencher o Currículo Lattes: Guia Prático para Iniciantes
Vagas disponíveis: 22
  • Oficina teórico-prática destinada à comunidade acadêmica que deseja construir ou atualizar seu currículo na Plataforma Lattes. A atividade abordará os principais campos da plataforma, orientações sobre preenchimento correto, dicas de organização de informações e boas práticas para fortalecer a apresentação acadêmica e profissional. Com demonstrações ao vivo e atividades guiadas.
Estabelecimento de Níveis de Referência Diagnostica em Mamografia e Tomografia Computadorizada
Vagas disponíveis: 18
  • Apresentar aos estudantes do Bacharelado em Física, Ênfase em Física Médica, Técnicos e Tecnólogos em Radiologia, uma metodologia para estabelecer os Níveis de Referência Diagnostica (NRD) nas práticas de mamografia e tomografia computadorizada, que incluía uma justificativa para o exame radiológico apropriado, as grandezas dosimétricas a utilizar em cada modalidade, uma otimização da proteção radiológica e o uso correto dos valores de NRD em cada modalidade estudada.
Educação Empreendedora como Metodologia Inovadora: Modelagem Canvas para novos negócios
Vagas disponíveis: 36
  • A oficina tem como proposta apresentar o modelo Canvas, como uma ferramenta visual estratégica amplamente utilizada para modelagem de negócios. Serão apresentados os 9 blocos do Canvas com foco em como utilizá-los, bem como a aplicação prática do modelo. A oficina se constitui como um espaço que visa consolidar e ampliar os encontros formativos desenvolvidos no âmbito do Projeto de Extensão “Pertencer Furg: integrando ações interpolos na Educação a Distância”, promovido pela SEaD/FURG, integrando estudantes de cursos EaD e presenciais.
Oficina de Iniciação Teatral
Vagas disponíveis: 16
  • Nossa oficina tem um momento de integração entre os membros do grupo, um momento para a prática teatral e um momento para a reflexão final em roda. Entre as principais características das atividades, destacam-se a socialização inicial por meio de apresentações e jogos de quebra-gelo, propostas lúdicas que envolvem corpo, voz e improvisação; além da flexibilidade das opções em alguns momentos da oficina, permitindo adaptações conforme o grupo de participantes reagir. Visamos valorizar a criatividade e a coletividade, já que os jogos elencados estimulam tanto a expressão individual quanto a criação de cenas e narrativas com o grupo. Além disso, pretendemos finalizar a oficina com um momento de relaxamento e um partilhamento reflexivo sobre as vivências.
INTEGRAÇÃO DO SHAREPOINT COM O MICROSOFT TEAMS
Vagas disponíveis: 25
  • Oficina prática voltada ao uso integrado do Microsoft Teams e SharePoint para gestão colaborativa de arquivos, organização de equipes e comunicação acadêmica. A atividade busca otimizar o trabalho em grupo e a produtividade institucional, destacando que estas ferramentas estão disponíveis a toda a comunidade acadêmica da FURG por meio do acesso institucional ao pacote educacional da Microsoft.
Viver, aprender e pertencer através da ciência: integração de sensores eletroquímicos e técnicas espectroscópicas com materiais avançados
Vagas disponíveis: 22
  • A oficina proposta tende a apresentar, de forma abrangente, prática e aplicada, o potencial das biomassas, com destaque para o biochar, como insumo inovador em duas frentes de pesquisa e desenvolvimento: a construção de sensores eletroquímicos e a remoção de poluentes ambientais. Na primeira abordagem, será explorada a preparação e modificação de eletrodos com biochar e outros materiais avançados, visando análises qualitativas de compostos de interesse, explorando princípios eletroquímicos, etapas de fabricação, parâmetros de desempenho e exemplos de aplicação em diferentes matrizes. Na segunda abordagem, será explorada a capacidade adsortiva do biochar para remoção de contaminantes de soluções aquosas, com avaliação da eficiência por meio de técnicas apropriadas. Os participantes terão contato direto com metodologias experimentais, desde a preparação do material até a interpretação de resultados. Assim, destinada a estudantes, pesquisadores e profissionais, a atividade reforça o papel estratégico do uso de recursos renováveis e de baixo custo para enfrentar desafios reais, aliando sustentabilidade, inovação e aplicabilidade prática. Ao longo da oficina, serão discutidas as implicações dessas tecnologias para monitoramento ambiental, diagnóstico em saúde, controle de qualidade em processos industriais e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. A proposta ainda evidencia como a FURG, como universidade, pode atuar como um espaço privilegiado para transformar conhecimento científico em soluções efetivas, socialmente relevantes e alinhadas aos princípios da economia circular e da química verde. Dessa forma, a oficina dialoga diretamente com o tema do evento, “Da porta ao horizonte: Viver, aprender e pertencer à FURG”, ao integrar ciência, prática e pertencimento institucional, mostrando como o aprendizado construído dentro da universidade pode se projetar para além dos muros, impactando positivamente a sociedade e o meio ambiente.
Explorar e sentir: o corpo em movimento na 1ª Infância (Projeto de Extensão Movimenta - Furg)
Vagas disponíveis: 33
  • Esta oficina convida adultos (acadêmicos/as e professores/as) a mergulharem no universo lúdico das brincadeiras da primeira infância, explorando movimentos amplos do corpo com leveza, criatividade e presença. Mediante propostas inspiradas em brincadeiras infantis, os participantes serão estimulados a sentir, experimentar e redescobrir suas possibilidades corporais, promovendo bem-estar, expressão e conexão com o próprio corpo e com o grupo.
Oficinas Campus Carreiros - Dia 5/11/2025 (Quarta-feira - Noite)
Pertencer Furg: ferramentas de IA e a relação entre seu uso e a ética na EaD
Vagas disponíveis: 37
  • A oficina visa consolidar e ampliar os encontros pedagógicos desenvolvidos no âmbito do Projeto de Extensão “Pertencer Furg: integrando ações interpolos na Educação a Distância”, promovido pela SEaD/FURG, tendo como proposta promover o debate sobre as questões de ética na Educação a Distância (EaD) e explorar o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA). A oficina inclui momentos de experimentação, discussão em grupo e reflexão crítica sobre o papel da IA no cotidiano e no futuro do trabalho, da educação e da sociedade. Indicado para iniciantes e curiosos em tecnologia, com linguagem acessível e foco na interação. Além disso, busca fortalecer o sentimento de pertencimento dos estudantes com a FURG, promovendo um espaço de acolhimento, troca de experiências e construção coletiva do conhecimento.
Oficinas Campus Carreiros - Dia 6/11/2025 (Quinta-feira - Manhã)
Toque no Objeto, Por favor! Descrição de Obras para Acessibilidade Cultural
Vagas disponíveis: 33
  • Esta oficina aborda os fundamentos teóricos e práticos para a criação de descrições de obras de valor cultural, focado na acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD) visual. Parte-se da premissa de que a exploração tátil, embora fundamental, atinge seu pleno potencial quando acompanhada por uma descrição que revela detalhes, contextos e intenções. A oficina explora o equilíbrio entre os elementos objetivos e a subjetividade inerente ao ato de descrever, iniciando os participantes a construir narrativas que traduzem a experiência visual em sensorial. A metodologia inclui uma dinâmica colaborativa com réplicas táteis e um debate final sobre as percepções geradas, visando aprofundar a compreensão sobre a fruição artística e a inclusão cultural.
A coisa não tá preta, tá racista: linguagem e exclusão no cotidiano
Vagas disponíveis: 17
  • Inserida no contexto da 24ª Mostra da Produção Universitária (MPU), que tem como tema “Da porta ao horizonte: Viver, aprender e pertencer à FURG”, esta atividade propõe sensibilizar estudantes sobre o impacto do racismo linguístico e suas implicações na vida acadêmica e social. A partir da reflexão crítica sobre expressões cotidianas, será promovido um espaço de diálogo para compreender como a linguagem pode reforçar desigualdades ou, ao contrário, contribuir para a construção de práticas comunicativas mais justas e inclusivas. O encontro articula ciência, cultura e compromisso social, em sintonia com a missão da universidade pública de promover pertencimento, diversidade e transformação social.
Danças circulares: uma experiência com atitudes de cooperação e respeito
Vagas disponíveis: 15
  • Pautar estratégias para construção de uma educação que contemple as discussões da Lei 10.639 e da Lei 11.645, utilizando as danças circulares como possibilidade de resgatar valores humanos, incentivar atitudes de cooperação e respeito entre os participantes. As Danças Circulares representam um reencontro com as antigas manifestações expressivas e criativas de diferentes grupos sociais e culturais
Oficinas Campus Carreiros - Dia 6/11/2025 (Quinta-feira - Tarde)
Educação Física e Lutas: vivências pedagógicas através dos jogos de oposição
Vagas disponíveis: 29
  • A oficina propõe uma vivência prática de jogos de oposição como recurso pedagógico para o ensino das lutas na Educação Física. Inspirada em experiências extensionistas desenvolvidas na FURG, em especial no projeto “Cesp de portas abertas: vivências das práticas de lutas na FURG”, responsável por ministrar aulas de lutas a colégios que visitam as instalações da universidade, a proposta busca apresentar como esses jogos podem ser trabalhados em diferentes contextos, favorecendo aprendizagens corporais acessíveis, cooperativas e reflexivas. Além da prática, a oficina também se configura como um momento formativo para docentes e futuros profissionais de Educação Física e Pedagogia, com foco na correta introdução das lutas no ambiente escolar, de forma intencional e alinhada a objetivos pedagógicos.
jogos educativos e o ensino da história e cultura afro brasileira e indígena
Vagas disponíveis: 9
  • Propor jogos educativos com símbolos africanos e indígenas é pensar em estratégias de ensino aprendizagem para as discussões da Lei 10.639 e da Lei 11.645, proporcionando conhecimento às representações gráficas de diferentes povos, estratégias culturais e valorização do conhecimento ancestral.
Transparência da informação pública e privacidade de dados pessoais: conhecimentos básicos sobre a Lei de Acesso à Informação, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e Segurança da Informação
Vagas disponíveis: 33
  • Introduzir conceitos sobre transparência, privacidade de dados pessoais e segurança da informação de maneira articulada, conforme normativas vigentes, tais como a Lei de Acesso à Informação – LAI, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD e sua relação com a segurança da informação. Desse modo, propõe-se fomentar a cultura da transparência e a troca de saberes, por meio do entendimento da correlação da LAI e LGPD, visando que a comunidade universitária reconheça seus direitos tanto de acesso à informação quanto de proteção de seus dados pessoais, assim como a sua responsabilidade na segurança das informações produzidas e/ou custodiadas.
Sensoriamento Remoto: Análise de Uso e Ocupação do Solo com imagens Landsat-8
Vagas disponíveis: 17
  • A oficina visa introduzir os participantes ao uso do sensoriamento remoto aplicado à análise de uso e ocupação do solo por meio de imagens do satélite Landsat-8. Serão abordados os conceitos básicos de obtenção e processamento de imagens orbitais, além de técnicas de classificação de píxel para análises espaciais. Na abordagem prática, os participantes irão realizar a classificação supervisionada de imagens, explorando diferentes períodos temporais para identificar mudanças no uso e cobertura do solo.
Letramento em Inteligência Artificial Generativa (GenIA) como estratégia pedagógica na educação matemática
Vagas disponíveis: 20
  • Esta oficina propõe explorar o potencial da Inteligência Artificial Generativa (GenIA) na educação básica, por meio da apresentação e do uso do GuidePrompt-EDU. Esse é um guia prático e metodológico desenvolvido como parte da dissertação do autor desta proposta, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Computação (Mestrado em Engenharia de Computação) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e do Grupo de Pesquisa Informática na Educação (InfoEduc). O GuidePrompt-EDU foi pensado para a elaboração e utilização de prompts de GenIA com fins educacionais, oferecendo estratégias para a integração ética e eficaz dessas tecnologias nas práticas pedagógicas diárias dos educadores de Matemática.
zines: política e criatividade
Vagas disponíveis: 22
  • A oficina propõe uma introdução teórica e prática nos zines (também conhecidos como fanzines) como forma de expressão artística, literária, política e cultural. Essa sendo uma forma de criação acessível e barata. Serão apresentados brevemente a origem, a história e o papel político dos zines como ferramenta de resistência e comunicação alternativa. Em seguida, as/os participantes irão montar e criar seus próprios zines, com temática livre.
Gestão de Riscos na Prática: Experiência Aplicada na FURG
Vagas disponíveis: 24
  • A oficina se propõe a oferecer aos participantes uma oportunidade de conhecer, por meio de uma atividade prática em um cenário real, uma ferramenta de gestão organizacional. Será utilizada a metodologia de implantação do Sistema de Gestão de Riscos da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, de modo que os participantes possam experimentar e desenvolver aprendizado sobre essa importante ferramenta para o ambiente universitário e profissional.
Das cores do Pampa ao campo do saber: Como o Herbário HURG conecta os encantos e as potencialidades da flora riograndina com a comunidade?
Vagas disponíveis: 49
  • A oficina faz parte das ações do Programa do HURG (Herbário Universidade do Rio Grande), que atua no processo de registro da flora local e regional, como um patrimônio da biodiversidade, a serviço da preservação e da sustentabilidade, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. A presente atividade será realizada presencialmente nas dependências do Pavilhão 1, do Campus Carreiros da FURG e propõe experienciar na prática, o processo metodológico para reconhecimento de espécies da Flora Riograndina, como também as revelações das tinturas naturais e as conexões entre as cores e formas de algumas plantas nativas, por meio de atividades lúdicas e interativas, estimulando a criatividade do público-alvo na produção artística e cultural sobre o uso das mais variadas cores que a natureza pampeana nos proporciona. Com isso, buscamos também destacar a importância e o status de conservação de algumas das espécies nativas locais e as vias de acesso para a popularização do conhecimento de suas utilidades e importâncias por meio de troca de saberes.
"ENTRE AFETOS E CONFLITOS: PRÁTICAS ÉTICAS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICOSSOCIAL NA VARA DE FAMÍLIA"
Vagas disponíveis: 12
  • A oficina “Entre afetos e conflitos: práticas éticas na avaliação psicológica e psicossocial na Vara de Família” propõe um espaço de construção coletiva de saberes sobre a atuação da Psicologia no sistema de justiça, com foco nas demandas da Vara de Família, como guarda, convivência familiar, e outros tipos de disputas parentais, no âmbito jurídico. A atividade parte da compreensão de que os processos avaliativos realizados por psicólogas/os constituem práticas técnicas e éticas que impactam diretamente os itinerários subjetivos de crianças, adolescentes e suas famílias. Dessa forma, alinhada ao tema da 24ª Mostra de Produção Universitária — “Da porta ao horizonte: Viver, aprender e pertencer à FURG” — a oficina busca promover a articulação entre formação acadêmica, prática profissional e compromisso com os direitos humanos, fomentando processos educativos interdisciplinares e emancipatórios, que valorizem a escuta qualificada, os direitos humanos e o compromisso social da Psicologia. Além disso, partimos do reconhecimento de que a expansão da judicialização tem deslocado demandas sociais para o sistema de justiça, intensificando a interface entre Psicologia e Direito e exigindo qualificação ética da atuação profissional. A oficina reconhece que a área de Psicologia Jurídica, embora de grande relevância, é apresentada apenas em um ponto avançado do curso, contando com poucas oportunidades de estágio diretamente mediadas pela faculdade, reduzindo assim a exposição precoce ao campo formativo. Tal realidade pode contribuir para a dificuldade de identificação do discente com o curso, uma das causas mais frequentes para a evasão universitária. Nesse sentido, a oficina antecipa experiências formativas no cruzamento entre Psicologia Jurídica, Psicologia Social e o Direito, fortalecendo o pertencimento acadêmico e a adesão ao curso de Psicologia, ao aproximar teoria, prática e compromisso social. A presente proposta fundamenta-se na trajetória profissional e acadêmica da ministrante, cuja atuação como Perita Psicóloga no sistema de justiça, que, ao longo de oito anos, tem sido marcada pelo compromisso ético, técnico e social frente às complexas demandas da Vara de Família. Essa experiência foi significativamente enriquecida por sua formação como mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (PPGPsi/FURG), especialmente pela participação no Estágio de Prática Docente, realizado no ano de 2024 na disciplina “Avaliação Psicológica III” — componente curricular obrigatório do curso Aqui deve ser apresentada uma breve contribuição teórica. de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande/FURG — sob orientação do Prof. Dr. Lucas Neiva-Silva. No exercício da atividade docente, a mestranda assumiu a responsabilidade pela condução dos conteúdos referente Avaliação Psicossocial e à Perícia Psicológica, promovendo um aprofundamento crítico e metodológico dos processos avaliativos no âmbito jurídico, com especial atenção às suas implicações éticas, técnicas e processuais. Tal vivência fortaleceu a articulação entre teoria e prática, consolidando os fundamentos que sustentam o núcleo temático desta oficina.
Oficinas Campus Carreiros - Dia 6/11/2025 (Quinta-feira - Noite)
Arduino e Matemática: explorando conceitos matemáticos com experimentação prática e cultura maker
Vagas disponíveis: 4
  • A oficina apresentará o uso da plataforma microcontrolada Arduino como recurso pedagógico no ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Serão exploradas atividades práticas envolvendo sensores e atuadores de baixo custo para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos (números, medidas, funções, estatística e geometria), com ênfase em aprendizagem ativa, experimentação e cultura maker. O encontro terá caráter introdutório, combinando momentos de exposição, demonstração e prática guiada, de forma a evidenciar como o Arduino pode enriquecer a compreensão e aplicação da Matemática em sala de aula.
Oficinas Campus Carreiros - Dia 7/11/2025 (Sexta-feira - Manhã)
Técnica de Caracterização Microestrutural: Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV)
Vagas disponíveis: 19
Introdução, Histórico, Técnica de MEV, Equipamento de MEV, Preparo de amostras, Potencialidades da Técnica, Caracterização microestrutural: imagens de elétrons secundários, imagens de elétrons retroespalhados e imagens de raios X característicos (EDS).
Combatendo o assédio e a discriminação na FURG
Vagas disponíveis: 22
  • Apresentação dos fluxos das denúncias de assédio moral, assédio sexual e discriminação no Fala.BR, tratando de aspectos e conceitos relevantes para um efetivo registro e posterior tratamento das denúncias. A proposta busca ampliar o conhecimento da comunidade universitária, disseminando o comprometimento institucional no combate ao assédio, discriminação e outras formas de violência.
RADMITÔMETRO: UM JOGO SOBRE MITOS E VERDADES SOBRE RADIAÇÕES
Vagas disponíveis: 80
  • 1. Apresentar os conceitos fundamentais sobre radiações por meio de um jogo de cartas baseado em mitos e blefes acerca dos conteúdos. 2. Explorar as aplicações do jogo e seu potencial impacto didático em diferentes faixas etárias. 3. Utilizar esse método como ferramenta de divulgação científica, contribuindo para desmistificar conceitos equivocados sobre radiação, combater fake news e mitos comuns de forma divertida e lúdica, promovendo um ambiente colaborativo de discussão entre os participantes. 4. Avaliar, após a aplicação do jogo, se os participantes conseguem assimilar de maneira mais eficiente o conteúdo em uma dinâmica descontraída.
Oficinas Campus Carreiros - Dia 7/11/2025 (Sexta-feira - Tarde)
Mãos que abrem portas: vivências em Libras
Vagas disponíveis: 19
  • A oficina tem como proposta oferecer uma prática em Libras, além de esclarecer o trabalho que os intérpretes vêm realizando dentro da instituição. Em sintonia com o tema da MPU deste ano, “Da Porta ao Horizonte: viver, aprender e pertencer à FURG”, nosso grupo elaborou o projeto “Mãos que abrem portas: vivências em Libras”. Assim como uma porta só pode ser aberta quando é empurrada com as mãos, nós, intérpretes, utilizamos as mãos para mediar a participação das pessoas surdas nos espaços acadêmicos por meio da língua de sinais, possibilitando o acesso ao conhecimento e promovendo a integração da comunidade acadêmica com alunos e professores surdos da FURG.
Colocando seus Projetos em Prática: Viabilizando Projetos com Análise Econômica
Vagas disponíveis: 25
  • A oficina tem como objetivo apresentar, de forma acessível, os conceitos básicos para a análise de viabilidade econômica de projetos, explorando desde fundamentos teóricos até a aplicação prática. A atividade será dividida em duas etapas, sendo a primeira uma introdução teórica com apoio de slides, abordando conceitos e exemplos e a segunda uma dinâmica em forma de gamificação, que permitirá que os participantes testem os conhecimentos aprendidos da primeira parte de uma forma interativa e descontraída.
Poesia para falar de poesia
Vagas disponíveis: 24
  • Ementa: apresentação, trabalhar o que é poesia, trabalhar a arte da poesia, ler alguns textos poéticos e não-poéticos, trabalhar com fotos e figuras como tema para criação de poesia; trabalhar a leitura do ambiente e a metapoesia.
Banner NTI