Formulário de Inscrição

17ª MPU Oficinas

Inscrição para ouvintes das oficinas de 13/09/2018 00:00:00 até 26/09/2018 23:59:59

Dados Pessoais
Nome (Cfm. registro na Receita Federal) *
Documentos
Estrangeiro? *
CPF
Passaporte
Contatos
E-Mail *
Telefone 1 *
Celular
Residencial/Comercial
Telefone 2
Celular
Residencial/Comercial
01/10 - Tarde
ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL: CONSUMA TALOS, FOLHAS, SEMENTES E CASCAS (EQA laboratório de tecnologia de alimentos - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 16
Explanação sobre a realidade brasileira de desperdício de alimentos da pós–colheita até a casa do consumidor
O aproveitamento integral dos alimentos será realizado através da elaboração de receitas alternativas.
Ministrante: Evellin Balbinot Alfaro
Racismo: causas e consequências, a importância de discutir sobre esse tema no âmbito universitário (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 14

Diálogo sobre o racismo e suas consequências na vida de quem sofre com o preconceito, enfatizando a importância discutir esse tema no âmbito universitário.
Ministrante: Madaliza dos Santos Nascente

Técnicas de cultivo de plantas halófitas (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 33

Introduz o conceito de plantas halófitas e sua ocorrência, formas de aquisição de sementes e parentais, germinação de sementes e propagação vegetativa com prática, parâmetros físico-químicos importantes no cultivo, incluindo a nutrição mineral das plantas, os tipos de cultivos, sistemas de produção e a estrutura envolvida no processo produtivo.
Ministrante: Kennia Brum Doncato

Como se comportar em Processos Seletivos (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 19

Dentro da graduação há a demanda por estágios e com a conclusão do curso a necessidade de se engajar em processos seletivos para entrar no mercado de trabalho, com isso o grupo PET Psicologia  pretende proporcionar um espaço para abordar questões ligadas a entrevista de emprego e seleção de estágios. Tem em seu escopo abordar situações e estratégias que podem auxiliar os/as candidatos/as em processos de seleção, também buscando a reflexão e discussão  dos critérios de escolha de locais em que se procura a vaga, levando-se em conta que as empresas, através de sua visão e valores, demonstram o perfil de profissional que desejam.
Ministrante: Diênifer Kaus

Organizações Quânticas (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 26
- O que é física quântica?
 
- Como isso se relaciona com minha realidade?
 
- Evolução das organizações
 
- A importância de ser um observador
 
- Novas organizações
 
- Exemplos de organizações bem sucedidas
 
- Reflexões e diálogos
 
Ministrante: Rita Carolina Alamino Borges da Costa
Fotografia Básica (Sala 17 - Prédio das Artes - lab. fotografia)
Vagas disponíveis: 11

Funções da câmera (funcionamento, ISSO, balanço de brancos, abertura, velocidade de obturação, etc.), técnicas fotográficas, prática, análise dos resultados.

Ministrante: Laura Theodosio Fonseca

É DE COMER? CONHECENDO AS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (Laboratório de Ensino 4 - Prédio da Botânica - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 29

A humanidade vem criando estruturas alimentares que se adaptam de acordo com suas preferências e necessidades. Controlada por ações capitalistas, como reflexo de um sistema neoliberal, o incentivo às práticas rápidas, fáceis e lucrativas, com o aumento de atividades industriais, urbanas e agropecuárias, têm se tornado cada vez mais distantes dos processos ecológicos que condizem com o nosso papel, como espécie. Esse afastamento traz consigo um descaso exponencial que cada vez mais tende a se mostrar fator preponderante no impacto, perturbação e desmatamento de regiões naturais, em nível nacional e internacional. Sendo assim, ressalta-se a importância de discutir e compreender como, onde e o porquê de buscar uma alimentação saudável, respeitando todo o meio em que vivemos, e fortalecendo as interações positivas, em população e comunidade, como ato político e revolucionário. Entender e respeitar a natureza bem como cada alimento, fomenta praticas de agroecologia, alimentação não convencional, diversificada e alternativa e, sobretudo, autonomia e soberania alimentar. Por isso, conhecer as plantas alimentícias não convencionais (PANC) torna-se, cada vez mais, imprescindível na atualidade.
Ministrante: Giovanna Silva

 

Engenharia do Patrimônio Cultural Edificado: estudos de caso (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 27
Conceitos relativos ao patrimônio cultural edificado, às políticas de preservação (inventário e tombamento) e às teorias de restauro. O restauro como campo de trabalho para os profissionais de engeharia e arquitetura.
Estudos de casos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina: etapas do projeto de restauro, estudo dos materiais construtivos e revestimentos da obra a ser preservada.
Ministrante: Rita Gnutzmann Veiga
Higiene de mãos: um ato necessário (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 38

Conceitos sobre higiene de mãos. Realização da dinâmica. Levantamento da compreensão dos participantes.

Ministrante: Caroline Machado

Oficina Online - Moodle Introdutório para Alunos (http://www.moodle.sead.furg.br/course/view.php?id=6364)
Vagas disponíveis: 298

Introdução do MOODLE. Descrição e Demonstração do ambiente de trabalho (Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA, Perfil, Mensagens, Estrutura de Disciplinas no AVA). Apresentação dos principais recursos do MOODLE, tais como: página de texto/web, link a um arquivo/site, visualizar um diretório e rótulo. Apresentação das principais atividades do MOODLE, tais como:  questionário, tarefas e wikis e etc. Pesquisa de opinião ao final sobre o conteúdo abordado durante o curso.
Ministrante: Max Marcell Oliveira da Silva

Oficina de criação e manutenção de currículo Lattes (Campus de São Lourenço do Sul)
Vagas disponíveis: 27

Histórico da Plataforma Lattes. Construção e administração de currículos na Plataforma Lattes, horário de realização: 15:00 às 18:00.

Perspectivas e procedimentos metodológicos na História da Educação: pensando possibilidades de pesquisa a partir dos acervos do Hisales (UFEPel) e do Arquivo Geral (FURG) (Arquivo Geral - Sala de Capacitação - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 13
A História da Educação e a pesquisa documental;
Perspectivas teórico-metodológicas das pesquisas históricas;
Acervos escolares e universitários e preservação de acervos documentais.
Ministrantes: Caroline Braga Michel ,  Alessandra Amaral da Silveira e Tatiane Vedoin Viero
Oficina de Papel Artesanal Reciclado (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 0

Confeccionando papéis artesanais com sementes, pétalas e pigmentos naturais, refletiremos sobre a importância da reciclagem referenciando o trabalho dos papiros de Diva Elena Buss, artista precursora nesta técnica no Brasil que tem a natureza como fonte de inspiração.

Ministrante: Laís dos Santos

AS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS E SEUS DIÁLOGOS COM OS POVOS TRADICIONAIS NO UNIVERSO ACADÊMICO (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 30

Há milhares de anos, os povos tradicionais fazem uso de plantas em seus cotidianos para alimentação, curas e tratamentos de saúde. Com o passar dos tempos, esses saberes ficaram muito distante da população, por acreditarem que precisavam de uma alimentação rápida e eficiente em suas necessidades. Uma alimentação que integre plantas medicinais que servem tanto para tratamentos de saúde como para a alimentação, foi tema central de uma tese desenvolvida por muitos anos pelos autores Kinupp e Lorenzi. Após alguns cursos sobre plantas alimentícias, criamos um espaço em Porto alegre, na qual passamos a cultivarmos uma horta específica com as PANCs. socializar partes dessas ações como  inciativas necessárias a toda a população brasileira na contramão do consumismo acelerado de corantes e produtos químicos que integram a alimentação da população pode ser uma das ações a ser desenvolvida na MPU na FURG no ano de 2018.

Ministrante: Adílio Almeida de Souza

Contador de Histórias: o elo entre a criança e o livro (Biblioteca do CAIC - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 16

A contação de histórias, por expandir a leitura de mundo, é uma importante ferramenta de auxílio ao desenvolvimento, bem como para despertar a curiosidade e suscitar a imaginação. Em vista disso, a presente oficina propõe-se a pensar essas questões coletivamente para que o ato de contar histórias se faça cada vez mais presente nas famílias, nas escolas, bibliotecas e demais instituições, já que resulta em benefícios inegáveis às crianças e culmina na formação de futuros leitores. Diante disso, tornar-se um contador de histórias é se tornar um agente transformador de realidades, pois o aquele que conta transforma-se a si mesmo bem como a seu ouvinte, e a partir dessas pequenas metamorfoses, tornamo-nos capazes de modificar contextos e transformar o real.

Ministrante: Alessandra Friedrish Kravczuk

01/10 - Noite
Oficina de Ikebana (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 21

A arte da Ikebana Sanguetsu é uma reverência à sublime beleza da natureza. É um elogio a natureza. A Ikebana Sanguetsu não é apenas o estudo da arte pela arte. Transcende este limite, conduzindo a algo a mais profundo, tornando-se assim, um caminho que leva ao aprimoramento espiritual do ser humano. Através da oficina os participantes são capazes de valorizar o auto-conhecimento, a auto-estima e o auto-aprimoramento trabalhando a importância dos pensamentos positivos e a percepção de que a realidade invisível do pensamento é a mais importante e essencial na constituição do ser humano.

Ministrante: Dulce Helena Mendonça dos Santos

A utilização da técnica do clown como ferramenta na área da saúde (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 33
Fornecer, por meio de exposição teórica e atividades práticas, a comunidade acadêmica subsídios sobre a formação dos palhaços de hospital que constituem o Programa de Extensão Recrutas da Alegria.
Proporcionar o contato dos participantes da oficina com atividades lúdicas relacionadas à arte do clown.
Possibilitar o reconhecimento dos "Recrutas da Alegria" na comunidade local.
Desenvolver a reflexão sobre o cuidado humanizado em saúde sob a perspectiva dos palhaços de hospital. 
Ministrantes: Estevão Melo Arantes, Marina Delponte, Thiago Lopes Silva, Letícia dos Santos Rodrigues,  Franciele Gomes Soares e Maielle Rodrigues da Silva.
 
Construção da identidade docente e de redes de aprendizagem (Polo da EaD FURG Cachoeira do Sul)
Vagas disponíveis: 47

Estudo da construção da identidade docente de Licenciados, compreendendo as memórias e experiências sobre o processo de ensinar e aprender que constituem o ser professor.  Estabelecer um olhar sobre as redes de aprendizagem, as conexões e as interações na educação na contemporaneidade.

Ministrantes: Narjara Mendes Garcia e Denise Sena Pinho

 

Oficina de levantamento topográfico planimétrico expedito (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 25

Documentos básicos/normativos do levantamento topográfico no Brasil. Medidas lineares e angulares. Cálculo de coordenadas. Cálculo de áreas. Cálculo de escalas. Representação gráfica: croqui e planta.
Ministrante: GUSTAVO HARDER GONCALVES

Oficina de contação de histórias e mediação de leitura (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 0

EMENTA: incentivar a leitura e a criação de histórias é de extrema importância desde os primeiros anos de escolaridade. Pedro Bandeira, autor que mais vende livros juvenis no Brasil, afirma que quando a criança não gosta de ler é porque não foi introduzida de forma correta no universo da leitura. Sendo assim, é preciso que cultivemos o hábito da leitura por toda a nossa vida. Infelizmente, a responsabilidade por motivar o gosto pela leitura recai, principalmente, sobre a escola e, por isso, torna-se um desafio para os professores que têm dificuldade em agregar a contação de histórias à sua prática diária, como aponta Regina Zilberman. Assim, a presente oficina visa replicar algumas atividades desenvolvidas dentro do projeto de extensão “Oficina de contação: a formação de leitores”, da FURG. A oficina possibilitará a reflexão e a discussão sobre leitura e formação de leitor, além da formação sobre contação de histórias. Ademais, serão propostas atividades que relembrem ao público participante o quanto o mundo da leitura e da criação de histórias pode ser prazeroso e divertido.

Ministrante: Cristina Neres Ferreria

Elaborando uma revisão de literatura de abordagem sistemática (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 5

Proporcionar aos participantes melhor conhecimento sobre a elaboração de uma revisão de literatura de abordagem sistemática.

Ministrantes: Tyele Goulart Peres e Jessica rodrigues gomes

 

 

O preenchimento e a importância do currículo Lattes no espaço profissional e acadêmico (Arquivo Geral - Sala de Capacitação - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 0
Público-alvo: acadêmicos da graduação
 
O currículo Lattes é de extrema relevância na vida acadêmica, principalmente para os acadêmicos que pretendem focar a participação e continuação dos estudos voltados para a pesquisa. Para tanto, se abordará na oficina a importância do Currículo no meio acadêmico; apresentação da plataforma Lattes, busca de currículos e preenchimento; e atualização do currículo Lattes.
Ministrante: Tatiane Vedoin Viero
Construção da identidade docente e de redes de aprendizagem (Polo Ead Esteio)
Vagas disponíveis: 46

Estudo da construção da identidade docente de Licenciados, compreendendo as memórias e experiências sobre o processo de ensinar e aprender que constituem o ser professor.  Estabelecer um olhar sobre as redes de aprendizagem, as conexões e as interações na educação na contemporaneidade.

Ministrantes: Narjara Mendes Garcia e Denise Sena Pinho 

Construção da identidade docente e de redes de aprendizagem (Polo Ead Novo Hamburgo)
Vagas disponíveis: 49

Estudo da construção da identidade docente de Licenciados, compreendendo as memórias e experiências sobre o processo de ensinar e aprender que constituem o ser professor.  Estabelecer um olhar sobre as redes de aprendizagem, as conexões e as interações na educação na contemporaneidade.

Ministrantes: Narjara Mendes Garcia e Denise Sena Pinho

 

Construção da identidade docente e de redes de aprendizagem (Polo Ead Sapiranga)
Vagas disponíveis: 46

Estudo da construção da identidade docente de Licenciados, compreendendo as memórias e experiências sobre o processo de ensinar e aprender que constituem o ser professor.  Estabelecer um olhar sobre as redes de aprendizagem, as conexões e as interações na educação na contemporaneidade.

Ministrantes: Narjara Mendes Garcia e Denise Sena Pinho

 

Construção da identidade docente e de redes de aprendizagem (Polo Ead São Francisco de Paula)
Vagas disponíveis: 50

Estudo da construção da identidade docente de Licenciados, compreendendo as memórias e experiências sobre o processo de ensinar e aprender que constituem o ser professor.  Estabelecer um olhar sobre as redes de aprendizagem, as conexões e as interações na educação na contemporaneidade.

Ministrantes: Narjara Mendes Garcia e Denise Sena Pinho

 

02/10 - Manhã
Uso do smartphone para a aquisição de dados para experimentos de Física (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 27

O ensino de física tem sido, ao longo dos anos, ministrado de forma tradicional e distante da realidade dos alunos, indo de encontro às novas exigências postas por uma sociedade da informação e da tecnologia. Com intuito de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com a prática, a realização de experimentos torna-se uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizado, contribuindo significativamente para a melhoria do ensino de física. Durante a oficina serão apresentados experimentos didáticos em que tablets e smartphones serão utilizados como instrumentos de detecção, coleta, armazenamento e apresentação de dados. A montagem e execução dos experimentos explora características desses aparelhos que os tornam particularmente atraentes em atividades práticas escolares: sensores variados e de fácil acesso, portabilidade, e atraente entre os jovens. Serão abordados temas como cinemática, dinâmica, eletromagnetismo, óptica e ondas sonoras. As atividades incluirão discussões sobre conceitos e princípios físicos relacionados ao fenômeno estudado, que se tornaram possíveis no curto intervalo de tempo devido à facilidade com que os experimentos são montados e executados.
Ministrante: Raul Lima Portela Bispo

Primeiros socorros em queimaduras: como proceder? (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 0

O que são queimaduras. Principais agentes causadores. Classificação das queimaduras: lesão de 1º 2º e 3º graus. Primeiro socorros para todos os tipos de queimaduras, sendo este o foco da oficina e prevenção

Ministrante: Anderson Porto Pestana

Educação especial: da legislação vigente a prática pedagógica na educação básica (Teatro do CAIC - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 13

A legislação vigente para adaptação curricular. Nomenclaturas. A organização dentro da Secretaria Municipal de Educação de Rio Grande (SMED). Estruturação da adaptação curricular no cotidiano da sala de aula. Análise de estudos de caso com produção de planejamento adaptado.

Ministrante: Cristina Fuentes Hamerski

Transformando a sala de aula - A tecnologia de Realidade Aumentada a serviço da interação professor-estudante (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 24
Conceito e aplicações da realidade aumentada na sala de aula;
 
Princípios básicos da abordagem POE (PREDIZER, OBSERVAR e EXPLICAR;
 
Vantagens e desvantagens do uso do aplicativo Plickers na sala de aula.
 
Ministrante: Willian da Rubira da Silva
Trançando caminhos (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 28
- Um pouco da história das tranças;
- Maneiras de trabalhar os cabelos afros, representatividades e empoderamento; 
- Execução de alguns penteados;
MInistrante: Nodaika Silveira dos Santos
02/10 - Tarde
Aplicativos Google para construção coletiva na Educação a Distância(Plataforma Moodle)
Vagas disponíveis: 296

Conhecer aplicativos gratuitos que possibilitam a construção coletiva em nuvem, facilitando a interação do estudante da Educação a Distância

Comunicação para todos: Oficina de Fanzine (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 29

Fanzine é uma produção feita através de colagens, gravuras, desenhos e escritos, que tem o intuito de informar de forma descontraída e artística sobre algum tema relevante para um grupo ou comunidade. Comunicação para todos: oficina de fanzine, tem como objetivo propiciar um conhecimento prático e teórico acerca do método comunicacional denominado fanzine. Serão abordados temas como a relevância do método e as suas possíveis aplicações e, tratados também assuntos relacionados à comunicação comunitária, educomunicação e educação popular, de forma a relacionar o método dos fanzines com estes conceitos. A produção dos fanzines será guiada e explicada pela ministrante, respeitando a liberdade criativa de todos os participantes.
Ministrante: Bibiana de Moraes Dias

Cine debates sobre mineração no contexto dos conflitos ambientais no Brasil e na metade sul do RS
Vagas disponíveis: 34

Exposição de documentários. Debates sobre a questão da mineração no contexto dos conflitos ambientais no Brasil e na metade sul do RS e dinâmica sobre metodologia de reconhecimento de conflito ambiental.

Ministrantes: Pierri Araújo Porciúncula,Samuel Ferreira e Sérgio Botton Barcellos (DIPEM - FURG)

Newton Soares (Movimento pela Soberania Popular na Mineração - MAM)

 

 

Como podemos desenvolver a criatividade de nossos alunos? (Polo da EaD Cachoeira do Sul)
Vagas disponíveis: 49

Estudo da natureza, conceito e concepções de criatividade assim como dos fatores que facilitam o seu desenvolvimento.

Ministrante: PAULO GOMES DE SOUSA FILHO

Como podemos desenvolver a criatividade de nossos alunos? (Polo EaD São Francisco de Paula)
Vagas disponíveis: 50

Estudo da natureza, conceito e concepções de criatividade assim como dos fatores que facilitam o seu desenvolvimento.

Ministrante: PAULO GOMES DE SOUSA FILHO

Como podemos desenvolver a criatividade de nossos alunos? (Polo da EaD Sapiranga)
Vagas disponíveis: 49

Estudo da natureza, conceito e concepções de criatividade assim como dos fatores que facilitam o seu desenvolvimento.

Ministrante: Paulo Gomes de Sousa-Filho

Como podemos desenvolver a criatividade de nossos alunos? (Polo Ead Novo Hamburgo)
Vagas disponíveis: 50

Estudo da natureza, conceito e concepções de criatividade assim como dos fatores que facilitam o seu desenvolvimento.

Ministrante: Paulo Gomes de Sousa-Filho

Linguagens e vivências de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana (Polo Ead Cachoeira do Sul)
Vagas disponíveis: 49

Há diversas maneiras de identificar os praticantes de algumas denominações religiosas, seja por seus adereços, vestuários, cortes de cabelo e afins. Com os praticantes das religiões de Matriz Africana, um destes signos são os colares de contas, peças em fios com peças de vidro, cristal ou plástico colorido, ou sementes, que tem diversos usos e significados. São uma forma de linguagem que demarca “filiação” espiritual, tempo de casa ou nação. Como forma de identificar diferentes linguagens que comunicarmo-nos e contarmos nossas histórias, propomos uma Oficina de duas horas, em forma de Sarau poético, contação de histórias – lendas, mitologias, etc. -, musicalidade e várias formas de linguagens (escrita, cantada, mídias), de conteúdo afrocentrado. Durante o exercício, os alunos poderão fiar seus colares de contas, conforme sua criatividade e identificação com o conteúdo trabalhado   

Ministrante: Priscila Vieira Bastos e Patrícia da Silva Pereira

 

Linguagens e vivências de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana (Polo Ead São Francisco de Paula)
Vagas disponíveis: 50

Há diversas maneiras de identificar os praticantes de algumas denominações religiosas, seja por seus adereços, vestuários, cortes de cabelo e afins. Com os praticantes das religiões de Matriz Africana, um destes signos são os colares de contas, peças em fios com peças de vidro, cristal ou plástico colorido, ou sementes, que tem diversos usos e significados. São uma forma de linguagem que demarca “filiação” espiritual, tempo de casa ou nação. Como forma de identificar diferentes linguagens que comunicarmo-nos e contarmos nossas histórias, propomos uma Oficina de duas horas, em forma de Sarau poético, contação de histórias – lendas, mitologias, etc. -, musicalidade e várias formas de linguagens (escrita, cantada, mídias), de conteúdo afrocentrado. Durante o exercício, os alunos poderão fiar seus colares de contas, conforme sua criatividade e identificação com o conteúdo trabalhado   

Ministrante: Priscila Vieira Bastos e Patrícia da Silva Pereira

 

Linguagens e vivências de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana (Polo Ead Novo Hamburgo)
Vagas disponíveis: 50

Há diversas maneiras de identificar os praticantes de algumas denominações religiosas, seja por seus adereços, vestuários, cortes de cabelo e afins. Com os praticantes das religiões de Matriz Africana, um destes signos são os colares de contas, peças em fios com peças de vidro, cristal ou plástico colorido, ou sementes, que tem diversos usos e significados. São uma forma de linguagem que demarca “filiação” espiritual, tempo de casa ou nação. Como forma de identificar diferentes linguagens que comunicarmo-nos e contarmos nossas histórias, propomos uma Oficina de duas horas, em forma de Sarau poético, contação de histórias – lendas, mitologias, etc. -, musicalidade e várias formas de linguagens (escrita, cantada, mídias), de conteúdo afrocentrado. Durante o exercício, os alunos poderão fiar seus colares de contas, conforme sua criatividade e identificação com o conteúdo trabalhado   

Ministrante: Priscila Vieira Bastos e Patrícia da Silva Pereira

 

Linguagens e vivências de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana (Polo Ead Sapiranga)
Vagas disponíveis: 48

Há diversas maneiras de identificar os praticantes de algumas denominações religiosas, seja por seus adereços, vestuários, cortes de cabelo e afins. Com os praticantes das religiões de Matriz Africana, um destes signos são os colares de contas, peças em fios com peças de vidro, cristal ou plástico colorido, ou sementes, que tem diversos usos e significados. São uma forma de linguagem que demarca “filiação” espiritual, tempo de casa ou nação. Como forma de identificar diferentes linguagens que comunicarmo-nos e contarmos nossas histórias, propomos uma Oficina de duas horas, em forma de Sarau poético, contação de histórias – lendas, mitologias, etc. -, musicalidade e várias formas de linguagens (escrita, cantada, mídias), de conteúdo afrocentrado. Durante o exercício, os alunos poderão fiar seus colares de contas, conforme sua criatividade e identificação com o conteúdo trabalhado   

Ministrante: Priscila Vieira Bastos e Patrícia da Silva Pereira

 

Linguagens e vivências de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana (Polo Ead Esteio)
Vagas disponíveis: 50

Há diversas maneiras de identificar os praticantes de algumas denominações religiosas, seja por seus adereços, vestuários, cortes de cabelo e afins. Com os praticantes das religiões de Matriz Africana, um destes signos são os colares de contas, peças em fios com peças de vidro, cristal ou plástico colorido, ou sementes, que tem diversos usos e significados. São uma forma de linguagem que demarca “filiação” espiritual, tempo de casa ou nação. Como forma de identificar diferentes linguagens que comunicarmo-nos e contarmos nossas histórias, propomos uma Oficina de duas horas, em forma de Sarau poético, contação de histórias – lendas, mitologias, etc. -, musicalidade e várias formas de linguagens (escrita, cantada, mídias), de conteúdo afrocentrado. Durante o exercício, os alunos poderão fiar seus colares de contas, conforme sua criatividade e identificação com o conteúdo trabalhado.

Ministrante: Priscila Vieira Bastos e Patrícia da Silva Pereira.

Geografias feministas: dialogando com as perspectivas socioespaciais (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 24

A oficina propõe reflexões sobre a ciência geográfica a partir dos estudos feministas. Deste modo, partindo de uma análise das principais autoras que contribuíram para a consagração do feminismo na ciência geográfica, levando em consideração a importância dos movimentos feministas, e suas influências. Percebendo a Geografia na sua totalidade, como algo não fragmentado, mas pertencente a um todo, a fim de proporcionar aos alunos uma visão geral sobre a origem das geografias feministas possibilitando estes a realizar reflexões sobre o espaço geográfico e as relações sócio-político-espaciais que nele ocorrem.

Ministrante: Caroline Tapia Bueno

Por trás da maldição da múmia: O caso da tumba de Tutankhamon na Egiptologia. (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 23

A oficina tratará sobre a descoberta da tumba do faraó Tutankhamon, abordando alguns dos aspectos que possibilitaram a criação da mundialmente conhecida "maldição da múmia". Serão apresentados detalhes da descoberta e alguns registros da época do achado.

Ministrante: Luise de Oliveira Rodrigues

A arte de escrever versos - o fazer poético (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 34

Apresentação, trabalhar o que é poesia, trabalhar a arte da poesia, ler alguns textos poéticos e não-poéticos, trabalhar com fotos e figuras como tema para criação de poesia.

Ministrante: Cláudia Beatriz Pio Borges

Light Painting (Sala 17 - Prédio das Artes - lab fotografia)
Vagas disponíveis: 3

Apresentação da técnica de Lightpainting com exemplos e breve revisão histórica, prática fotografando e análise dos resultados.
Ministrantes: Barbara da Silva

Patrimônio Genético Marinho: regime jurídico e conservação da biodiversidade (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 17

Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar (Regime Jurídico da Área), Acordo de 1994, Convenção sobre Diversidade Biológica, Aspectos gerais da Biodiversidade Marinha, Potencial econômico, Impactos, Gestão e Conservação.
Ministrante:  Ana Carolina Silva Nobre

Conhecendo a surdocegueira (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 33

O que é surdocegueira? Divulgação da surdocegueira como deficiência única, mostrando conceitos, classificações da deficiência e as formas de comunicação utilizadas pelas pessoas com surdocegueira. Noções básicas das diferentes modalidades de comunicação, assim como diferentes experimentos sensoriais de forma prática aos participantes.
Ministrantes: Thaís Philipsen Grützmann

Trabalhando estruturas aditivas e multiplicativas com o jogo do troca (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 39
- Teoria dos campos conceituais;
- Estruturas aditivas e multiplicativas;
- Situações, Invariantes e representações;
- Frações;
- Jogos de fixação;
- Jogo do troca.
Ministrante: Lúcia Renata dos Santos Silveira
Oficina de modelismos recicláveis (Laboratório de sistemas termo-fluídicos (anexo do prédio 2 Campus Carreiros))
Vagas disponíveis: 37

Introdução ao tema “modelismos recicláveis”; apresentação de técnicas de modelismos com papéis, papelão e isopor; apresentação de um modelo a ser construído; técnicas de dobras e cortes para o tipo de trabalho; colagem de cada item; acabamento final.
Ministrante: Karina Melo Rodrigues

Oficina de formação em extensão universitária (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 28
Oficina de formação em extensão universitária para estudantes, técnicos e docentes da FURG. Com os seguintes tópicos:
-Política de extensão universitária da FURG
-SISPROJ
-Fluxo das ações de extensão da FURG
Ministrante: Otávio Pontes Corrêa
Desmaio, Crise Convulsiva e Acidente Vascular Encefálico: como proceder? (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 0

O que são emergências neurológicas. Serão abordadas três principais emergências neurológicas: desmaio/síncope, crise convulsiva e acidente vascular encefálico (AVE). Como reconhecer cada caso em suas especificidades e como realizar os primeiros socorros frente aos três assuntos expostos.

Ministrante: Daiane Borges Recuero

PERSONALIDADES DO EMPONDERAMENTO FEMININO: CONFECÇÃO DE CAMISETAS (Campus Santa Vitória do Palmar)
Vagas disponíveis: 40

Considerando a importância da discussão e visibilidade de figuras emblemáticas femininas, a oficina informa a importância do emponderamento feminino trazendo a história de nomes influentes na luta pela igualdade de gênero através de uma atividade lúdica.

Ministrante: Fernanda Bueno de Sousa

Sementes Crioulas, patrimônio genético e cultural do Rio Grande (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 37

Reconhecimento e estruturas produtivas de base familiar na produção de sementes crioulas em Rio Grande

Ministrante: Cledenir Vergara Mendonça

Benzedeiras e Benzedeiros: guardiões de saberes populares em comunidades tradicionais e urbanas(Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 29
A benzedura como Referência Cultural dos municípios do Rio Grande e São José do Norte. Práticas tradicionais de preservação e manutenção da saúde do corpo e do espírito. 
A benzedura como o "Saber Fazer" tradicional, através da oralidade.
Ministrante: Marcelo Moraes Studinski
Efeitos da pressão gasosa mostrada por meio de um experimento químico (Laboratório de Fisico - Química - EQA - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 11

Química das soluções. Lei de Henry. Solubilidade de gases em líquidos. Equação de Clapeyron dos gases ideais.

Ministrante: Álvaro Luis da Rocha Figueira

Confecção de Mapas digitais (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 31

Com a rápida evolução das tecnologias e a necessidade de se orientar em relação ao espaço vivido, houve um grande avanço no campo das geotecnologias, sendo assim a presente oficina visa utilizar desses novos meios para instigar os participantes à aplicação das noções cartográficas e possibilitar a inclusão digital, por meio de receptores de sinal GPS e computador.
Ministrante: Elisandra Hernandes da Fonseca

Noções iniciais para elaboração de laudos técnicos de engenharia para usucapião de imóveis (Laboratório do Prédio da Expressão Gráfica - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 25

A oficina proposta objetiva o desenvolvimento de atividades práticas de levantamento aplicadas à elaboração de laudos técnicos (NBR 13752/1996) de Engenharia Civil e Arquitetura, em especial os referentes à instrumentalização de processos de usucapião.
Ministrante: Adriana Thais Mendes Kich

Produção textual (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 20

Mecanismos de textualidade.
Ministrante: Eliana da Silva Tavares

JOGOS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: Análise e construção (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 24

Análise de jogos didáticos de alfabetização explicitando os pressupostos teórico-metodológicos. Construção de jogos de alfabetização.
Ministrante: Gabriela Medeiros Nogueira

Como podemos desenvolver a criatividade de nossos alunos? (Polo da EaD FURG Esteio)
Vagas disponíveis: 49

Estudo da natureza, conceito e concepções de criatividade assim como dos fatores que facilitam o seu desenvolvimento.

Ministrante: PAULO GOMES DE SOUSA FILHO

Escrita acadêmica (Plataforma Moodle)
Vagas disponíveis: 290

Criar oportunidade de exercício da escrita acadêmica para apresentação de artigos nas Semanas Acadêmicas dos Polos

02/10 - Noite
Noções Básicas de como Criar Questionários Quanti e Quali com uso da Internet e Editores de Texto (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 12
Noções de pesquisa qualitativa, noções de pesquisa quantitativa, como elaborar um questionário, dicas de perguntas, questões a serem evitadas, apresentação do questionário “Google Docs”, apresentação do “LibreOffice Write”, exercício prático para que os participantes possam treinar os conhecimentos obtidos na oficina.
Ministrante: Kauã Caetano da Rosa
 
PRODUÇÃO TEXTUAL: A ESCRITA ACADÊMICA (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 0
NOÇÕES FUNDAMENTAIS SOBRE ESTRUTURA E CONTEÚDO: COESÃO, COERÊNCIA, CLAREZA, INFORMATIVIDADE, 
PARÁFRASE, CITAÇÃO TEXTUAL E SÍNTESE. ESCRITA ACADÊMICA: RESENHA, RESUMO, FICHAMENTOS E ARTIGOS.
Ministrante: Bianca Ramires Acosta dos Santos
O Celular na aula de Línguas Adicionais (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 39

Tecnologias na educação; metodologias ativas; instrução pelos colegas (Araújo & Mazur, 2013); os chamados 'nativos digitais' (Jenskins, 2009); gamificação no ensino de línguas adicionais (Leffa, 2006; Fardo, 2013; Alves, 2014); ferramentas disponíveis para gamificar atividades - Voki, ELO, Kahoot (Leffa, 2006; Lassen, 2017); avaliação e autoavaliação simultânea online pelos alunos e professores - Mentimenter;

Ministrante: BRUNA RODRIGUES GOULARTE DE BASTOS

Excel Básico - SVP (Sala 1202 - Campus de Santa Vitória do Palmar)
Vagas disponíveis: 38

Introdução às planilhas eletrônicas e ao MS Excel. Preenchimento e edição de células de uma planilha Excel. Uso de fórmulas e criação de gráficos. Classificação, filtragem e alteração de dados. Utilização da Ajuda do Excel no aprendizado autônomo.
Ministrante: Ricardo Aguirre Leal

Oficina de Comunicação Não-Violenta (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 12

Comunicação Não-Violenta (CNV) é uma abordagem de comunicação para solução de conflitos de forma pacífica.
Ministrante: Catherine Leone Alves de Goes

HABILIDADES SOCIAIS E VIVÊNCIAS ACADÊMICAS (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 20
-O que são habilidades sociais
-Importância de habilidades sociais na adaptação à universidade
-Tipos de comunicação verbal e suas implicações nas relações interpessoais.
-Comunicação assertiva, não assertiva e agressiva
-Comunicação não verbal
Ministrante: Andréia de Souza Ribeiro
O ESTUDO DAS MASCULINIDADES E CORPOREIDADES COMO UM CAMPO DE PESQUISA NA GEOGRAFIA (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 28

Análise da relação corpo/espaço a partir das relações de gênero como fator social que acarreta transformações sócio-espaciais.
Ministrante: Diego Miranda Nunes

APOIO A FLUÊNCIA DIGITAL (Polo Ead Esteio)
Vagas disponíveis: 50

O projeto propõe oferecer reforço no processo ensino-aprendizagem dentro da área da Informática Básica contribuindo com a aquisição ou aprimoramento desta competência para um melhor desempenho dos graduandos.

Educação étnico racial através dos turbantes: como proposta de formação para docentes (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 28

Esta oficina tem como objetivo trabalhar a formação de educadores para com a lei 10639/03 através da educação étnico racial através da indumentária do turbante. O turbante por ser um adorno transversal na cultura de muitas etnias, no Brasil é um dos símbolos da cultura afro-brasileira que se destaca por seus significados. Através de uma apresentação e o ensinamento das amarrações  será feita a oficina. Este trabalho é reconhecido no município de Rio Grande em vários espaços.

Ministrante: Gabriele Costa

03/10 - Manhã
Aprendendo a utilizar o Word: básico (Laboratório de Informática da SEaD - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 5

Ferramentas básicas de edição de texto (fontes, margens, espaçamento, notas de rodapé, tabelas, imagens, etc). Referências bibliográficas e citações. Horários: 09:00-12:00.

Ministrante: José Endrew Vieira Maio

O uso das ervas medicinais no cotidiano: Um diálogo com os saberes tradicionais (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 1

Esta oficina tem como proposta central promover um espaço de diálogo acerca do uso das ervas medicinais em nosso cotidiano. Ou seja, como e onde são encontradas, de que formas podem ser utilizadas em nosso cotidiano. Através de uma experiência sensorial, em que entraremos em contato com os aromas e as texturas de sementes e folhas, buscaremos refletir sobre as possibilidades de incluí-las em nossa alimentação, cuidados de higiene e beleza. A proposta é que possamos estabelecer um diálogo de saberes, de modo que, cada participante possa fazer suas contribuições, argumentando e apresentando os usos que possivelmente já faça, ou mesmo contando sobre práticas desenvolvidas em suas famílias e contextos. A proposta é que possamos pensar em modos alternativos de nos relacionarmos com o ambiente e o nosso próprio corpo. A exemplo disto, podemos citar uma dor de estômago, ou indigestão, que pode ser sanada com o uso de um chá, sem necessariamente recorrer ao uso de fármacos. Isso não deve ser entendido como uma negação da importância dos fármacos, mas como uma proposta alternativa ao uso dos mesmos. O papel das oficineiras será de apresentar exemplares presentes em nossa região e mediar o diálogo.
Ministrante: Raizza da Costa Lopes

REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR E DESOBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS: SALVAR UMA VIDA PODE ESTAR EM SUAS MÃOS (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 0

Conhecimentos sobre Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) e Parada cardiorrespiratória (PCR). Conhecimento acerca dos primeiros socorros para PCR e OVACE.

Ministrante: Ivan Fortes Vasconcelos Campanher Paiva

Educação Popular, Extensão e construção do conhecimento: um diálogo necessário (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 5
Educação Popular como concepção e suas possibilidades metodológicas, epistemológicas e ontológicas;
Extensão Universitária como base para a produção do conhecimento;
Compreensões sobre a diversidade dos modos de "fazer ciência";
O projeto de ação d@ educador(a) popular na extensão: situações limites emergentes da prática.
Ministrante: Lisiane Costa Claro
03/10 - Tarde
PROPOSTA DE PAZ DE DAISAKU IKEDA: RUMO A ERA DOS DIREITOS HUMANOS, CONSTRUINDO UM MOVIMENTO POPULAR (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 23

A concepção de cidadania global enraizada na filosofia de respeito à dignidade inerente à vida é uma convicção de que ninguém, de qualquer país ou de qual grupo que pertença seja discriminado ou tenha seus interesses sacrificados em benefício de outros. Está no apelo que as Nações Unidas faz à comunidade internacional para que se construa um mundo onde “ninguém fique para trás”.Nesse sentido, Daisaku Ikeda,  pacifista, filósofo, poeta laureado, escritor japonês e líder budista envia anualmente uma proposta de paz à Organização das Nações Unidas (ONU). 
Ministrante: Luciano Alexandrino dos Santos Junior

A CONSERVAÇÃO PREVENTIVA EM ACERVOS CULTURAIS E SEUS AGENTES DE DEGRADAÇÃO (Arquivo Geral - Sala de Capacitação - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 0

Noções básicas de procedimentos, métodos e equipamentos de conservação preventiva de acervos de diferentes naturezas em países de clima tropical. Agentes de degradação. Monitoramento e controle ambiental. Noções de segurança patrimonial. Equipamentos e princípios de segurança adequados.
Ministrante: Ângela Marina Macalossi

A "Jurupinga" como patrimônio cultural e histórico ( Ilha dos Marinheiros (Saída Campus Carreiros))
Vagas disponíveis: -2

A oficina trata da história do fabrico da jurupiga e da retomada deste "saber-fazer" como uma prática secular, que após longo período de abandono da produção da bebida, teve nas últimas décadas o inicio de sua retomada. Memórias familiares e açorianas são trazidas, na medida em que a produção da jurupiga constituiu-se e ainda hoje se afirma como um elemento de afirmação da identidade dos moradores da Ilha dos Marinheiros, da cidade do Rio Grande/RS. Junto às memórias dos ilhéus, a oficina posiciona a fabricação da bebida como patrimônio cultural local. Além disso, espaços como o galpão de produção e venda bem como os parreirais são utilizados para a realização da oficina, além do ritual da degustação do tradicional vinho/licor.
Ministrante: Produtores locais

Educação Inclusiva e Tecnologias Assistivas (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 3

Fundamentos da educação Inclusiva.  Novas metodologias de Ensino e Aprendizagem. O papel do professor no Ensino Inclusivo: o educador está preparado para atuar na escola inclusiva. Respeito às diferenças: o preconceito sofrido pelos portadores de necessidades especiais. Tecnologia Assistiva: o conceito e o objetivo.   Como se classificam as Tecnologias Assistivas?
Ministrante: Cleni Lopes da Silva

De perto ninguém é normal (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 12

Saúde mental. Conceitos de normalidade, patologia e cura. Indústria farmacêutica e Reforma Psiquiátrica. Direitos Humanos.
Ministrante: Bruna Annenberg dos Santos Silva

Sub(in)vertendo com a Capoeira (Sala de Ginástica do Centro Esportivo - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 37

A oficina "sub(in)vertendo com a prática da Capoeira" tem como princípio pensar as potencialidades corporais a partir de algumas movimentações éticas, estéticas e políticas, que fundamentam a prática da Capoeiragem.
Ministrante: Paulo Moises Gautério Gonçalves

 

Introdução ao Geoprocessamento: da teoria à prática (Laboratório de Geoprocessamento - Pavilhão 6 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 0

Princípios de dados geoespaciais processados em ambiente computacional, destacando os Sistemas de Informações Geográficas (SIG’s) e sua manipulação fundamental no software livre Qgis.
Ministrante: Rodrigo Gavinescki, João Batista Ferreira Neto e Bruna Gautério

Escrita criativa: sentimentos e percepções ( Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 28

Pratica de escrita criativa por meio de atividades propostas pela ministrante.
Ministrante: Ana Valéria Goulart dos Santos

CVTs das Agrobiodiversidades Bailique - Rio Grande (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 38
1) O Projeto do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) da Agrobiodiversidade do Bailique - Rio Grande;
2) O Arquipélago do Bailique e suas comunidades ;
3) Protocolos comunitários;
4) Curso Técnico em Alimentos da Agrobiodiversidade;
5) O açaí como foco do CVT – O Bailique e estratégia de desenvolvimento local: 
Certificação Forest Stewardship Council (FSC) do Açaí do Bailique;
Capacitação sobre a Pedagogia de Alternância ;
Desenvolvimento de superalimentos adicionados de polpa do açaí e de sensor de pH com açaí com aplicação na indústria alimentícia;
Desenvolvimento de isolante termo acústico com as sementes do açaí;
Entreposto e Casa do açaí;
6) Projeto e Construção de Laboratório Flutuante.
Ministrante: Luiza Morais
Noções Básicas de Ferramentas e Indicadores para Avaliar um Projeto ou Trabalho (Laboratório C3 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 27
Índices estatístico, auditoria, brainstorm, histograma, diagrama de Pareto (curva ABC), fluxograma, tabela de dados, diagrama causa e efeito, método 5W2H, organograma, matriz de responsabilidade, matriz SWOT, escala de probabilidade e impacto, tabelas de funções, avaliação de proposta, fluxo de caixa, análise de cenários e sensibilidade.
Ministrante: Rafaela Iovanovichi Machado
 
 
ACIDENTES DOMÉSTICOS INFANTIS: PREVENÇÃO E PRIMEIROS SOCORROS (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 20

O que são acidentes, quais os mais comuns na infância e os locais em que eles ocorrem. As formas de prevenção de alguns acidentes, tais como: Obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE), quedas, intoxicação, choque elétrico e afogamento. Adicionalmente serão abordados os primeiros socorros em Parada Cardiorrespiratória (PCR) e OVACE.

Ministrante: Daciclei Lopes da Fonseca

APLICABILIDADE DE PLANTAS BIOATIVAS COMO RECURSO MEDICINAL (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 26
- Histórico, conceito, importância de plantas medicinais. 
-  Política Nacional de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos.
- Situação atual do uso e cultivo no Brasil. 
-Técnicas de manejo de plantas medicinais: do plantio à colheita e armazenamento.
-Prática de elaboração de produtos à base de plantas medicinais: preparo de aromatizadores, infusões e tinturas.
Ministrante: Gabriele Espinel Ávila
Fermentação natural: do "zero" ao pão assado (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 30

Partindo da atuação e material da – entre outras coisas – jornalista Neide Rigo e da onda de autonomia alimentar intrinsicamente ligada ao ativismo político que se opõe à normatização pasteurizadora por parte da indústria nos dias de hoje, a oficina propõe fornecer ao público interessado noções básicas sobre o fermento natural, demonstrando que tal ação política e alimentar é facilmente tangível.
Ministrante:  Lucas Lins Costa

Formatação de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT (Campus São Lourenço do Sul - Laboratório de geotecnologia)
Vagas disponíveis: 32

ABNT NBR 14724:2011 (formato; espaçamento; paginação; elementos obrigatórios; seções; formatação de citações e referências; exemplos de apêndice e anexo); ABNT NBR 6028:2003 (indicações breves sobre resumos); ABNT NBR 6027:2013 (indicações breves sobre sumário);  ABNT NBR 6024 (orientações sobre seções de documentos).

Ministrante: Natalia Bermudez Godinho

O cultivo de plantas medicinais e seus benefícios (Pavilhão 4 - Campus Carreiros)
Vagas disponíveis: 25

A presente oficina tem como intuito apresentar as técnicas de cultivo de plantas medicinais no Centro de Agroecologia – ARCA/FURG e os seus benefícios para a saúde.
Ministrante: Camila Oliveira Baptista

CONSCIENTIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: PRESERVAÇÃO AO MEIO AMBIENTAL (Campus Santa Vitória do Palmar)
Vagas disponíveis: 36

A oficina proposta procura desenvolver nos alunos o pensamento crítico quantos os hábitos de consumos. Uma vez que, esses hábitos sendo costumes, não são questionados com frequência sobre sua consequência posterior, seja ela no próprio corpo, mente, outro individuo ou no espaço comum. O meio ambiente como força vital à sobrevivência humana sofre as consequências de inúmeros desses atos costumeiros, necessitando de maior atenção quanto a sua preservação. Portanto apresenta-se a abordagem desse pensamento crítico e métodos de aplicabilidade do mesmo.
Ministrante: Júlia Eduarda Gouveia Rabelo de Abreu

Banner NTI