Encontros LOCCO

Palestra pública a ser realizada no dia 20 de outubro de 2017, Prédio 04, sala 415.
Palestrante: Daniel Minossi Nunes
Titulação: Mestre em Antropologia (área de concentração em Arqueologia).
Instituição: Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História - PUCRS.
Título: Nos bares, cafés e restaurantes de Porto Alegre: reflexões sobre louças comerciais, masculinidade hegemônica e nacionalismo.

Resumo:
Durante a primeira metade do século XX, Porto Alegre/RS experimenta um intenso processo de modernização. A expansão industrial, as grandes reformas urbanísticas, a verticalização da paisagem urbana, os passeio públicos iluminados, as pessoas elegantemente vestidas freqüentando cafés, cinemas e teatros, os veículos automotores transitando em ruas pavimentadas, o embelezamento da cidade - com suas praças, parques e jardins -, além da higiene das ruas e dos corpos, criam um efeito de deslumbre, de brilho e de triunfo do mundo moderno. Por outro lado, a modernização da cidade coexiste com espaços degradados e abandonados que evidenciam a faceta decadente e destrutiva da modernidade. Sendo assim, a partir do estudo da louçaria comercial exumada de um depósito de lixo formado em meados do século XX nas imediações do centro da capital gaúcha, pretendo realçar a importância dos objetos na construção das subjetividades humanas. Em outras palavras, enfatizarei especialmente a participação das xicrinhas para café na construção e manutenção de uma masculinidade hegemônica notadamente inserida em uma ordem urbana e moderna. Além disso, argumentarei que, na primeira metade do novecentos, a preferência em consumir café em xicrinhas configura-se como um hábito tipicamente nacional, enfraquecendo, assim, a lógica de uma "modernidade brasileira" nascida da pura transferência ou cópia de hábitos europeus.

  • Fichas de inscrições

    • Palestra pública: Nos bares, cafés e restaurantes de Porto Alegre: reflexões sobre louças comerciais, masculinidade hegemônica e nacionalismo. de 09/10/2017 08:00:00 até 20/10/2017 18:00:00    [Consultar Inscrição]
Banner NTI