Videocurso 2 Educação para a Sexualidade: temas contemporâneos em discussão

O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) tem se dedicado a estudar e pesquisar temáticas relacionadas à educação para a sexualidade nos diversos espaços educativos. Dentre suas ações de ensino, pesquisa e extensão, desde o ano de 2015, o Gese tem ofertado para a comunidade o Videocurso 1 Educação para a Sexualidade: dos currículos escolares aos espaços educativos.

Devido ao sucesso do mesmo e por se tratar de um curso de formação inicial e continuada on-line, gratuito e preocupado com a acessibilidade que possibilita outros espaços e tempos rompendo com as barreiras geográficas, bem como, a partir da demanda pela discussão de outros temas emergentes na sociedade, fez-se necessário o desenvolvimento do Videocurso 2 Educação para a Sexualidade: temas contemporâneos em discussão.

O Videocurso 2 tem como objetivo debater temas contemporâneos em educação procurando ampliar as discussões e aprofundamento teórico sobre questões relacionadas as infâncias, juventudes, famílias, masculinidades, feminismos, saúde, modificações corporais, abuso sexual, diferenças, religião e ciência.

 

O Vídeocurso 2 está organizado em onze (11) videoaulas que tratam de temáticas presentes no cotidiano escolar, tais como:

 

Videoaula 1 - Educação para as sexualidades e gênero: entrelaçando ludicidade e as expressões de crianças pequenas

Autoras: Cláudia Maria Ribeiro, Carolina Faria Alvarenga e Juliana Graziella Martins Guimarães

Resumo: Nesta videoaula, problematizaremos os conceitos de infâncias, sexualidades e gênero com ênfase nas expressões das crianças pequenas.

Videoaula 2 - Juventudes contemporâneas: Vivências, experimentações e possibilidades

Autora: Juliana Ribeiro de Vargas

Resumo: A presente videoaula tem como objetivo analisar o tema “juventudes contemporâneas” relacionando-o, principalmente, com a educação escolar. Para tanto, valemo-nos dos Estudos sobre Juventude e ainda, dos discursos legais, utilizados como demarcadores de políticas sociais/educacionais para esta população. Através da apresentação de "cenas", situações encontradas em escolas de Educação Básica, buscou-se visibilizar a constituição de expressividades das culturas juvenis contemporâneas, contribuindo para um maior conhecimento de dimensões de suas vidas e para o fomento de práticas pedagógicas próximas ao cotidiano juvenil                            

Videoaula 3 - Pensando o abuso sexual: modalidades, legislação, nomenclaturas, rede de proteção e aspectos educacionais

Autoras: Juliana Lapa Rizza, Suzana da Conceição de Barros, Ana Luiza Chaffe Costa e Lucia Votto

Resumo: Nesta videoaula discutiremos o abuso sexual em suas diferentes modalidades, enquanto um problema de âmbito social, moral, jurídico e de saúde pública. Assim, para problematizarmos acerca dessa violência que crianças e adolescentes sofrem, de forma intra e/ou extrafamiliar, apresentamos algumas discussões: diferença entre exploração sexual e abuso sexual; artifícios utilizados pelos/as abusadores/as; indicadores comportamentais e físicos que sujeitos que sofreram abuso podem apresentar; legislação que normatiza, bem como, respalda a acusação; onde e como proceder à denúncia; rede de proteção que deve se instaurar mediante a queixa e, por fim, abordaremos como discutir o abuso nos diferentes espaços educativos.

Videoaula 4 - Feminismo(s) e suas potencialidades nos espaços educativos

Autoras: Caroline Amaral Amaral, Cristina Monteggia Varela, Dárcia Amaro Ávila e Natalia de Quadros Oliveira

Resumo: Nesta videoaula, abordaremos a temática dos feminismos e suas potencialidades nos espaços educativos como um início de conversa e de abertura para a reflexão dessas questões na atualidade. Assim, apresentamos uma definição a qual alguns acontecimentos interpelaram a constituição histórica do feminismo enquanto um movimento organizado de luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. Propomos, a partir desta trajetória trilhada pelo movimento feminista, algumas possibilidades de abordagem da temática nos espaços educativos, a fim de contribuir com uma sociedade plural e igualitária.

Videoaula 5 - Pedagogias de produção das masculinidades no ambiente escolar

Autor: Fernando Seffner

Resumo: Há muitos modos de ser menino ou menina, com diferentes atributos, características e projetos de vida. Há muitos modos de produzir-se enquanto homem. A vida em sociedade é atravessada por diferentes pedagogias de produção das masculinidades. O ambiente escolar é um importante local para aprender sobre as possibilidades de ser menino, experimentando modos de socialização no espaço público, na transição de criança a jovem ou adulto jovem. Estes são os tópicos que vamos estudar nessa videoaula.

Videoaula 6 - Gênero e ciência: uma discussão potente para a educação

Autoras: Joanalira Corpes Magalhães e Fabiani Figueiredo Caseira

Resumo: Esta videoaula tem como proposta discutir sobre Gênero e Ciência e os movimentos contemporâneos que têm possibilitado pensar essa temática no campo educacional. Apresentamos de forma breve algumas mulheres cientistas e o campo teórico da crítica feminista a ciência; abordamos alguns movimentos a favor da igualdade de gênero no campo da ciência; e problematizamos as potencialidades dessa discussão nos diferentes espaços educativos.

Videoaula 7 - Família ou famílias? Elementos históricos e contemporâneos

Autoras: Deise Longaray, Luciana Kornatzki e Paula Regina Costa Ribeiro

Resumo: Nesta videoaula, iremos abordar, brevemente, elementos históricos sobre a constituição das famílias, explorando alguns dos processos de transformação e reconfiguração até os dias atuais, em que compreendemos família em suas diversas possibilidades de arranjos. Para pensarmos o conceito de famílias na contemporaneidade, apresentaremos alguns aspectos jurídicos e lutas que têm sido travadas. Por fim, apontamos algumas possibilidades para a inserção desse debate nos espaços educativos.

Videoaula 08 - A diferença

Autoras: Elenita Pinheiro de Queiroz Silva, Ítalo Nelli Borges, Sandro Prado Santos, Simone Cléa dos Santos Miyoshi e Vagner Matias do Prado

Resumo: A videoaula terá como objetivo contribuir com as reflexões das questões de corpo, gênero e sexualidade no horizonte da discussão da diferença essencialista ou como uma matriz de criação de identidade. Apresentaremos situações sexistas, racistas, homofóbicas e transfóbicas para apontar a noção da diferença como relacional, contingente e variável; desestabilizar processos normativos de fabricação desumanizadora e marginalizadora do outro; problematizar representações de sujeitos engessados numa identidade ‘intrinsecamente diferente’ sem devir.

Videoaula 09 - Sexualidade, religião e educação escolar

Autoras: Fátima Lúcia Dezopa Parreira, Minisa Nogueira Napolitano, Marcus Vinicius Borrezi, Magno Rodrigues Borges e Lourdes Maria Campos Corrêa

Resumo: Nesta videoaula, vamos dialogar sobre as relações entre sexualidade, religião e educação escolar, a fim de pensarmos o modo como a religião e a escola operam com as noções de sexualidade e de gênero no processo de constituição dos sujeitos.

Videoaula 10 - Práticas corporais contemporâneas: marcas, significados, arte, auto-expressão...

Autoras: Elenita Pinheiro, Fabiana Loréa Paganini Stein, Paula Regina Costa Ribeiro e Raquel Pereira Quadrado

Resumo: Nesta videoaula vamos discutir algumas práticas corporais que vêm marcando os corpos e produzindo subjetividades. Marcas corporais que são resultantes dos diversos modos como as pessoas colocam seu corpo como superfície para o registro de suas experiências, lembranças e sensações. Marcas que produzem significados e servem para associar, identificar, classificar, posicionar e que estão relacionadas à história de vida, a desejos, a práticas religiosas, a transgressões, à arte, à autoexpressão, entre outras possibilidades. Abordaremos que a escola tem no corpo o seu principal elemento de atuação, ela se depara, acolhe ou rejeita corpos carregados de marcas.

Videoaula 11 - Gênero, Sexualidade, Saúde e Bem-estar

Autora: Teresa Vilaça

Resumo: Esta videoaula busca discutir a construção dos gêneros e das identidades de gênero como uma lente de análise para a problematização da promoção da saúde sexual na visão holística da Organização Mundial de Saúde.

 

Para certificação de 40 h é necessário:

 

•    ter no mínimo 75% de participação nos fóruns do videocurso (participação mínima em 3 fóruns);

•   assistir onze (11) videoaulas;

•   elaborar um artefato cultural;

• participar de pelo menos uma das webconferências (abertura ou encerramento).

 

O Videocurso acontecerá de 11 de outubro a 17 de janeiro de 2018.

 

Polo 1: Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Número de vagas: 70 - Somente para quem realizou o Videocurso 1 Educação para a sexualidade: dos currículos escolares aos espaços educativos

Vagas: 20 para profissionais da educação de escolas públicas, 20 para graduandos/as de universidades públicas, 20 para pós-graduandos/as de universidades públicas e 10 para profissionais da educação e graduandos/as surdos/as.

 

Polo 2: Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Número de vagas: 60 - Somente para quem realizou o Videocurso 1 Educação para a sexualidade: dos currículos escolares aos espaços educativos

Vagas: 20 para profissionais da educação de escolas públicas, 20 para graduandos/as de universidades públicas com interesse em atuar na educação formal e 20 para outros/as profissionais que atuem em projetos da rede pública de atenção a crianças, jovens e adolescentes.

 

 

 

  • Fichas de inscrições

    • Polo 1: Universidade Federal do Rio Grande - FURG de 01/09/2017 08:00:00 até 20/09/2017 23:59:59    [Consultar Inscrição]
    • Polo 2: Universidade Federal de Uberlândia - UFU de 01/09/2017 08:00:00 até 20/09/2017 23:59:59    [Consultar Inscrição]
Banner NTI