7º Fórum de Assuntos Estudantis - Cuidar, Permanecer e Transformar: Diálogos sobre a PNAES na FURG
O 7º Fórum de Assuntos Estudantis “Cuidar, permanecer, transformar: diálogos sobre a PNAES na FURG” é um espaço coletivo de reflexão e construção sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O evento propõe um encontro entre estudantes, servidores e gestores para compartilhar experiências, desafios e estratégias de cuidado e permanência estudantil. A dinâmica do fórum será organizada em momentos de escuta, diálogo e proposição, distribuídos ao longo de dois dias. Na abertura, será feita uma contextualização sobre a política de assistência estudantil e seus impactos no cotidiano universitário aproximando do cenário vivido pela FURG. Em seguida, os participantes serão convidados a integrar grupos temáticos, nas quais poderão dialogar sobre os diferentes eixos de atuação da PRAE, a partir dos programas compreendidos pelo PNAES, e propor caminhos para o fortalecimento dessas ações. O encerramento contará com uma plenária integradora, onde as ideias e propostas coletadas serão compartilhadas e sistematizadas. O Fórum busca inspirar uma cultura de cuidado coletivo e corresponsabilidade, reafirmando o compromisso da FURG com uma universidade pública, democrática e inclusiva.
Grupos temáticos, nas quais os participantes poderão dialogar:
1) GT Cuidar e Permanecer: Ações Afirmativas e Assistência Estudantil Programa de Assistência Estudantil (PAE), Espaço de diálogo sobre as políticas de ações afirmativas e de assistência estudantil que garantem o acesso, a permanência e o êxito de estudantes na universidade pública. O grupo propõe refletir sobre as práticas institucionais voltadas ao cuidado, à equidade e à justiça social, reconhecendo as diversidades étnico-raciais, de gênero, territoriais e socioeconômicas presentes na comunidade acadêmica. Busca-se construir coletivamente estratégias que fortaleçam o compromisso da FURG com uma educação inclusiva e transformadora. 2) GT Viver na Universidade Programa de Assistência Estudantil (PAE), Programa de Alimentação Saudável na Educação Superior (Pases), Programa Estudantil de Moradia (PEM), Programa de Apoio ao Transporte do Estudante (PATE). Propõe discutir o cotidiano universitário em sua dimensão ampliada: moradia, alimentação, transporte, convivência e pertencimento. O grupo busca compreender como o viver na universidade envolve experiências formativas, comunitárias e culturais que impactam diretamente o bem-estar estudantil. 3) GT Cuidar e Incluir: Acessibilidade na FURG Programa incluir de Acessibilidade na Educação (incluir) Focado na inclusão de estudantes com deficiência, este grupo tem como objetivo dialogar sobre barreiras atitudinais, comunicacionais e estruturais, construindo propostas que ampliem o acesso, a permanência e a participação plena de todas as pessoas na vida universitária. 4) GT Caminhos Internacionais: Acesso e Permanência Programa de Assistência Estudantil (PAE), Programa Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes). Voltado à escuta e ao diálogo com estudantes internacionais, o grupo busca compreender os desafios e potencialidades das trajetórias acadêmicas interculturais, promovendo ações de acolhimento, integração e cuidado no contexto da mobilidade e da diversidade cultural. 5) GT Parentalidades e Caminhos de Permanência na FURG Programa de permanência parental na Educação (PROPEPE) Espaço de diálogo sobre as vivências de estudantes que exercem a maternidade e a paternidade durante a formação acadêmica. O grupo propõe refletir sobre políticas e práticas institucionais que apoiem o equilíbrio entre o cuidado familiar e a permanência na universidade. 6) GT Acolher, Escutar e Cuidar: Saúde Mental na FURG Programa de Atenção à Saúde Mental dos Estudantes (PAS) Destinado à reflexão sobre o cuidado em saúde mental e as redes de apoio na comunidade universitária. O grupo pretende promover a troca de experiências e a proposição de estratégias que reforcem a escuta sensível, o acolhimento e a corresponsabilidade institucional pelo bem viver estudantil.
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