Quintas Urbanas e Culturais 2025

Quintas Urbanas e Culturais - 2025

Desde 2005, o evento Quintas Urbanas têm marcado a vida acadêmica e cultural de Rio Grande, reunindo geógrafos(as), pesquisadores de áreas afins, professores, estudantes e a comunidade em diálogos sobre a cidade, suas histórias e desafios. Em quase vinte anos de trajetória, mais de oitenta palestrantes regionais, nacionais e internacionais já passaram pelo evento, construindo um espaço de troca que atravessa fronteiras e conecta diferentes olhares sobre o urbano.

A partir da edição de 2024, o evento ganha um novo nome: “Quintas Urbanas e Culturais”. A mudança não é apenas simbólica: amplia o escopo das discussões, fortalecendo a presença da Geografia Cultural e assegurando a continuidade e a convergência de projetos que dialogam com a vida urbana em suas múltiplas dimensões: sociais, políticas, culturais, artísticas e ambientais.

O evento é uma iniciativa dos Cursos de Geografia da FURG e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo), promovido pelo Núcleo de Análises Urbanas e Culturais (NAUC), que ao longo desse período consolidou uma trajetória de reflexão crítica e de aproximação entre universidade e sociedade. Essa caminhada nos traz até a edição de 2025, que reafirma o compromisso de seguir debatendo as transformações urbanas em suas múltiplas dimensões, fortalecendo o diálogo coletivo e interdisciplinar.

O município do Rio Grande segue sendo o lugar de referência e ponto de partida dessas reflexões, valorizando sua história em movimento, marcado pelo encontro de diferentes correntes étnicas, sociais e culturais. Ao longo dos últimos anos, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, as Quintas se mantiveram vivas, ora em formato online, ora presencial, reafirmando seu caráter aberto, gratuito e coletivo.

No ano de 2025, o mês de outubro será marcado por cinco encontros das Quintas Urbanas e Culturais. Quem abre este ciclo no dia 02 de outubro é a mestra em História pela Universidade Federal do Rio Grande e professora da rede estadual, Janete Jarczeski, trazendo um instigante relato de práticas de sala de aula com o tema: “A aprendizagem histórica na perspectiva cultural”.

No dia 09 de outubro o Quintas irá até a comunidade escolar de São José do Norte, onde a equipe do NAUC junto com os outros Laboratórios da Geografia irá apresentar um estande intitulado “Decifrando a Geografia” que compõem a programação da II Flinorte, entre os dias 08 e 10 de outubro no Salão Paroquial no Centro de São José do Norte. Neste evento também ocorrerá o Cinema de Rua, com exibição ao ar livre do média-metragem “Lameirão”, resultado do projeto Vida, Voz e Cor dos Sujeitos da Pesca Artesanal da Lagoa dos Patos, desenvolvido também pelo NAUC.

Na sequência, no dia 16 de outubro teremos a presença do professor e escritor Dr. Alexandre Bandeira, que nos convida a refletir sobre “Geografias Invisíveis: espaço, poder e subjetividades na contemporaneidade\". Alexandre é egresso da primeira turma do PPGGeo da FURG. Esta edição traz ainda outra novidade: o primeiro Cine-Debate, no dia 23 de outubro com a exibição do filme Lameirão, dirigido e produzido pelos Mestres Fabrício Souza e Aline Mendes, que também estarão presentes para enriquecer o momento de diálogo.

 E para encerrar o ciclo de palestras, receberemos no dia 30 de outubro o Professor aposentado Dr. Solismar Fraga Martins, que compartilhará conosco sua trajetória acadêmica com a palestra “Histórias e Memórias: Trajetória de um Professor de Geografia Urbana”.

 O evento é coordenado pela professora Juliana Cristina Franz, e é uma iniciativa do grupo de pesquisa Núcleo de Análises Urbanas (NAUC/FURG). Com esse novo formato, o projeto reforça sua missão: promover o debate crítico e aberto sobre a cidade e o urbano, criando pontes entre universidade e sociedade. Toda a memória das edições passadas está disponível no site do grupo: www.nauc.furg.br.

  • Fichas de inscrições

    • Ouvinte - Quintas Urbanas e Culturais de 22/09/2025 19:00:00 até 30/10/2025 23:59:59    [Acessar]
Banner NTI