História, Tempo e Identidade: Caminhos para uma Educação Histórico-Ambiental e Antirracista na Infância - Aula 0 - Inaugural (presencial)Temas: Apresentação do percurso; princípios da Educação Histórica, Ambiental e Antirracista; BNCC e Leis 10.639/2003 e 11.645/2008; dinâmica de escuta docente.Objetivos: alinhar expectativas; mapear contextos escolares; constituir comunidades de prática; pactuar produtos.Aula 1Tema: Criança como sujeito histórico; consciência histórica e narrativas.Objetivos: reconhecer a criança como produtora de sentido; distinguir níveis de consciência histórica; discutir usos da memória familiar.Atividades: roda de apresentação de memórias; análise de fotografias domésticas (traga 1 imagem); mapa de narrativas.Aula 2Tema: Conceitos estruturantes - tempo, memória, narrativa, fontes.Objetivos: identificar potencial pedagógico de fontes orais, visuais e materiais; planejar situações de investigação histórica com EI.Atividades: estações de fontes (objetos, imagens, relatos); mini ensaios de perguntas históricas; desenho de uma atividade piloto.Aula 3 Tema: Aprendizagem e cognição histórica; avaliação formativa.Objetivos: relacionar cognição histórica à avaliação por rubricas e portfólios; delinear sequência didática inicial.Atividades: construção de rubrica; esboço de sequência com feedback de pares.Curso de Extensão: História, Tempo e IdentidadeFormação Docente para uma Educação Histórica, Ambiental e Antirracista na Infância Estão abertas as inscrições para o curso de extensão História, Tempo e Identidade: Formação Docente para uma Educação Histórica, Ambiental e Antirracista na Infância, voltado à formação continuada de professoras(es) da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso propõe um espaço de reflexão, diálogo e prática sobre como articular Educação Histórica, Educação Ambiental Crítica e Educação Antirracista no cotidiano escolar, reconhecendo a criança como sujeito histórico, territorial e cultural. A proposta busca fortalecer práticas pedagógicas comprometidas com a valorização das identidades, saberes ancestrais e o cuidado com a vida e o meio ambiente. 📌 Estrutura do cursoO percurso formativo será organizado em 4 módulos temáticos:
As atividades incluem rodas de conversa, oficinas, expedições investigativas, análises de fontes, planejamento de sequências didáticas e produção de materiais autorais para aplicação nas escolas. 🗓️ Período
🎯 Público-alvoProfessoras(es) da rede de educação básica do município de Rio Grande, atuantes na educação infantil e anos iniciais e estudantes de licenciatura em Pedagogia EaD. 📍 LocalUniversidade Federal do Rio Grande – FURG (com encontros presenciais e apoio em ambiente virtual de aprendizagem). 📜 CertificaçãoOs participantes que cumprirem a carga horária mínima de 75% e apresentarem os produtos finais receberão certificado de extensão pela FURG.
|