História, Tempo e Identidade: Caminhos para uma Educação Histórico-Ambiental e Antirracista na Infância - Aula 0 - Inaugural (presencial)Temas: Apresentação do percurso; princípios da Educação Histórica, Ambiental e Antirracista; BNCC e Leis 10.639/2003 e 11.645/2008; dinâmica de escuta docente.Objetivos: alinhar expectativas; mapear contextos escolares; constituir comunidades de prática; pactuar produtos.Aula 1Tema: Criança como sujeito histórico; consciência histórica e narrativas.Objetivos: reconhecer a criança como produtora de sentido; distinguir níveis de consciência histórica; discutir usos da memória familiar.Atividades: roda de apresentação de memórias; análise de fotografias domésticas (traga 1 imagem); mapa de narrativas.Aula 2Tema: Conceitos estruturantes - tempo, memória, narrativa, fontes.Objetivos: identificar potencial pedagógico de fontes orais, visuais e materiais; planejar situações de investigação histórica com EI.Atividades: estações de fontes (objetos, imagens, relatos); mini ensaios de perguntas históricas; desenho de uma atividade piloto.Aula 3 Tema: Aprendizagem e cognição histórica; avaliação formativa.Objetivos: relacionar cognição histórica à avaliação por rubricas e portfólios; delinear sequência didática inicial.Atividades: construção de rubrica; esboço de sequência com feedback de pares.

Curso de Extensão: História, Tempo e Identidade

Formação Docente para uma Educação Histórica, Ambiental e Antirracista na Infância

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão História, Tempo e Identidade: Formação Docente para uma Educação Histórica, Ambiental e Antirracista na Infância, voltado à formação continuada de professoras(es) da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

O curso propõe um espaço de reflexão, diálogo e prática sobre como articular Educação Histórica, Educação Ambiental Crítica e Educação Antirracista no cotidiano escolar, reconhecendo a criança como sujeito histórico, territorial e cultural. A proposta busca fortalecer práticas pedagógicas comprometidas com a valorização das identidades, saberes ancestrais e o cuidado com a vida e o meio ambiente.

📌 Estrutura do curso

O percurso formativo será organizado em 4 módulos temáticos:

  1. Fundamentos da Educação Histórica na Infância

  2. Educação Ambiental Crítica e Território

  3. Educação Antirracista e Saberes Ancestrais

  4. Práticas Pedagógicas Integradas

As atividades incluem rodas de conversa, oficinas, expedições investigativas, análises de fontes, planejamento de sequências didáticas e produção de materiais autorais para aplicação nas escolas.

🗓️ Período

  • Inscrições: 21/08 a 11/09

  • Início das aulas: 02/10 e encerramento em 18/12

  • Carga horária total: 240h (encontros semanais remotos; atividades no AVA + atividades orientadas, 2 encontros presenciais e uma mostra de produções)

🎯 Público-alvo

Professoras(es) da rede de educação básica do município de Rio Grande, atuantes na educação infantil e anos iniciais e estudantes de licenciatura em Pedagogia EaD.

📍 Local

Universidade Federal do Rio Grande – FURG (com encontros presenciais e apoio em ambiente virtual de aprendizagem).

📜 Certificação

Os participantes que cumprirem a carga horária mínima de 75% e apresentarem os produtos finais receberão certificado de extensão pela FURG.

  • Fichas de inscrições

  • Inscrições para Estudantes e professores
    • Inscrições para Estudantes e professores do Curso de Pedagogia EaD da FURG de 21/08/2025 00:00:00 até 11/09/2025 23:59:59    [Inscrever-se]      [Consultar Inscrição]
    • Inscrições para professores da Rede municipal de Educação atuantes na Educação infantil e anos iniciais de 21/08/2025 08:00:00 até 30/09/2025 23:59:59    [Inscrever-se]      [Consultar Inscrição]
Banner NTI