Seleção bolsista para Observatório das Juventudes do Sul GaúchoSeleciona-se bolsista EPEC Social para integrar a equipe do Observatório das Juventudes do Sul Gaúcho
O projeto é organizado pela parceria dos grupos DIPEM (coordenador Ricardo Gonçalves Severo) e ERER (coordenadora Cassiane Freitas Paixão). As atividades iniciam em agosto do corrente ano.
A carga horária é de 12 horas semanais, requerendo disponibilidade pela manhã, tarde e eventualmente à noite. O valor da bolsa é de R$ 700,00.
O process seletivo ocorrerá de 14/07 a 19/07 do corrente ano. Solicita-se o envio de: - Carta de apresentação e intenção (peso 5); - Histórico de notas (peso 3); - Currículo lattes (peso 2).
As informações e documentos devem ser enviadas para o e-mail observatoriojsg@gmail.com
Sobre os requisitos para participar da seleção:
A vaga destina-se para estudantes que pertencem a grupos destinarários da Resolução CONSUN/FURG nº 45/224, a saber:
I. Pessoa negra (preta ou parda) aquela que se autodeclarar como tal, observados os quesitos de cor,
Sobre o Observatório das Juventudes do Sul Gaúcho
O Observatório das Juventudes do Sul Gaúcho tem por objetivos a realização de ações de ensino, pesquisa e extensão voltados para as juventudes, considerando a intersecção com as temáticas educacionais, laborais, raciais, de gênero, culturais e ambientais. Vinculado à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Rio Grande do Sul, o Observatório atua na região sul do Estado, especificamente na Região Funcional de Planejamento 5, composta por 22 municípios. A partir do levantamento, monitoramento, sistematização e produção de informações sobre as condições da juventude na região, o Observatório visa consolidar-se como um centro de referência que oferece subsídios e propõe políticas públicas que contemplem esse público específico. Para tanto, são estabelecidas parcerias com a sociedade civil, o Estado e demais organizações e movimentos preocupados com essa temática. As atividades do Observatório serão conduzidas por equipes interdisciplinares, envolvendo docentes, técnicos administrativos em educação (TAEs) e discentes da FURG, além de colaborações com outras instituições. Este esforço conjunto pretende fomentar uma compreensão aprofundada das dinâmicas juvenis e promover ações que respondam de maneira efetiva às necessidades e desafios enfrentados pelos jovens na região. Para tanto o Observatório produzirá atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre a temática das juventudes e aspectos interseccionais.
Realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados junto às juventudes da região sul do Rio Grande do Sul e no Brasil.
Propor e acompanhar a execução de políticas públicas voltadas às juventudes da região; Realizar projetos de ensino, pesquisa e extensão sobre as juventudes; Estudar, propor e executar políticas de acesso e permanência de juventudes periféricas nos espaços universitários; Oportunizar a formação continuada de jovens pesquisadores(as) e analistas sociais; Integrar redes de pesquisa sobre juventudes no Brasil e América Latina.
|