Seleção Bolsista PIBIC/CNPq - Projeto Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática: o fazer docente em uma Cultura DigitalEste projeto de pesquisa tem como objetivo investigar como são operadas as tecnologias digitais pelos professores de Matemática no Ensino Superior e na Educação Básica. Para sustentar teoricamente esta investigação nos apoiamos na Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela.
A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses na perspectiva de Maturana e Varela por considerar os pesquisadores como observadores implicados na ação. Para tanto, utilizaremos instrumentos, técnicas e procedimentos para a construção e armazenamento de registros: fóruns no Moodle, questionários, o conversar e a observação.
Para organizar e articular os registros gerados na investigação, faremos uso de métodos de análise qualitativa como a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011) e o Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005, 2012) para estabelecer, por meio do linguajear, o explicar científico que está numa objetividade entre parênteses. Posteriormente, as convergências das experiências e dos saberes gerados, nesse processo de pesquisa, darão subsídios para a compreensão de emergências, sob o ponto de vista epistemológico, do ensinar matemática em uma cultura digital no Ensino Superior e na Educação Básica.
O candidato interessado em concorrer à bolsa do projeto deverá apresentar uma carta de intenções, na qual exponha os motivos que o levam a desejar integrar a equipe do referido projeto.
|