Pensamento Computacional e a Programação nas Aulas de Matemática

Esse curso tem o objetivo de auxiliar professores e futuros professores de matemática que desejam aprender os primeiros passos de programação para utilizar em suas aulas, permitindo relacionar a programação com conteúdos do ensino básico. Para realizar o curso, não é necessário conhecer previamente noções de programação. Serão utilizadas as linguagens C++ e programação em blocos por meio do aplicativo Tinkercad. Este material constitui um primeiro passo para aqueles que desejam conhecer e futuramente criar projetos com Robótica Educacional.

O curso ocorrerá de forma online, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da FURG e está dividido em 5 tópicos/módulos obrigatórios para a certificação. 

A carga horária do Curso está dividida da seguinte forma:

Introdução ao Pensamento Computacional (4h)
Apresentação do Tinkercad (4h)
Estudando Função Afim com o C++ (12h)
Estudando Frações e Proporções com Programação em Blocos (10h)
Estudando Números Negativos com Programação em Blocos e Linguagem C++ (10h)

Este curso faz parte das atividades do Projeto de Extensão Explorando o Pensamento Computacional no Ensino de Matemática (EPCEM).

 

Coordenação geral do Curso:

Fabíola Aiub Sperotto  (fabiolasperotto@furg.br)

Cinthya Maria Schneider Meneghetti (cinthyaschneider@furg.br)

  • Fichas de inscrições

    • Participante de 26/02/2025 08:00:00 até 17/03/2025 23:59:59
Banner NTI