e-COOAR: diálogos em tecnologias sociais

Evento e-COOAR: diálogos em Tecnologias Sociais

       O evento “e-COOAR: Diálogos em Tecnologias Sociais” ocorrerá de 23 a 25 de abril de 2025, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), reunindo agricultores, familiares, pesquisadores, estudantes e instituições para compartilhar experiências sobre tecnologia social, economia solidária e agricultura familiar.
      A programação contará com debates, rodas de conversa, oficinas, exposição artística e uma feira de produtores regionais, promovendo um espaço de troca de saberes e fortalecimento das redes de cooperação. As atividades iniciam no primeiro dia com a apresentação da plataforma tecnológica “e-COO: Cooperativismo de Plataforma para o fortalecimento da agricultura familiar”, além de debates sobre tecnologia social e economia solidária. No segundo dia sediaremos o “Encontro de Tecnologia Social da Região Sul” da ABEPETS, com rodas de conversa sobre experiências e iniciativas de tecnologias sociais na região Sul. O terceiro dia será dedicado à Oficina de aplicação da Matriz SWOT (FOFA), vinculada ao projeto “Plano de Desenvolvimento para o Arranjo Produtivo Cooperativo Local (APCL): Estratégias para a consolidação do Cooperativismo de Plataforma no contexto da Agricultura Familiar na região estuarina da Lagoa dos Patos”. O evento contará também com espaços para debates, exposição artística e feira de produtores regionais. De forma ampla, busca criar uma rede de aprendizado contínuo, fortalecendo as ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura entre os participantes.

 

As inscrições para o evento estão organizadas da seguinte forma: você pode se inscrever para o 1º e 2º dia juntos, ou apenas para o 3º dia separadamente. Fique atento(a) ao selecionar a opção que melhor se encaixa na sua participação!

 

Além disso, nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro e divertido para as crianças durante todo o evento!

Por isso, a Brinquedoteca, um projeto do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) – FURG, estará presente com um espaço especialmente preparado para garantir a diversão dos pequenos, enquanto você aproveita o evento com tranquilidade.

Para os pais que não têm onde deixar seus filhos, essa é uma excelente oportunidade para que as crianças se divirtam em um ambiente acolhedor e seguro.

Para uma melhor organização, disponibilizamos um formulário (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc_ZDVuOdaEBA8MG66tkqC0j7tDeK-QvRYvEtew9KYzPPYkPg/viewform) para que os responsáveis informem dados essenciais da criança, como idade, possíveis necessidades especiais e o turno de participação.

 

Para saber mais sobre a programação do evento, acesse o edital anexado.

 

PROGRAMAÇÃO

1º Dia: Lançamento da Plataforma e-COO

(Local: CIDEC Sul - FURG)

  • Credenciamento (10hs - 12hs)
  • Tarde (13h30 – 17h30)
  • Mesa de Abertura
    • Diretrizes institucionais da Universidade
    • Políticas públicas e Ministérios
    • Apresentação da Plataforma e-COO: Cooperativismo de Plataforma para o fortalecimento da agricultura familiar
    • Coffee Break (17h00 – 17h30)

 

  • Cultura e Exposição (durante os 3 dias)
  • Ressoar: Pesca artesanal, agricultura familiar e os desafios das mudanças climáticas 

 

  • Noite (17h30 – 19h30) 
  • Mesa: "Plantando Conexões – Tecnologia Social e Economia Solidária" 
    • Carolina Bagattolli (UFPR)
    • Ednalva Felix (UFSM)
    • Aline Mendonça (UFRGS)
    • Fundação Banco do Brasil
    • Mediação: Viviani Kwecko (FURG)
    • Participantes:
    • Debate aberto (50 min)

2º Dia: Encontro de Tecnologia Social da Região Sul - ABEPETS e Fundação Banco do Brasil

(Local: CIDEC Sul - FURG)

  • Manhã (09h - 12h)
  • Mesa 1: Experiências de Tecnologias Sociais em diálogo
    • Movimentos Sociais e Fundação Banco do Brasil

 

  •  Intervalo para almoço (12h – 13h30)

 

  • Tarde (13h30 - 17h30)
  • Mesa: Ações de Tecnologia Social: diálogo entre a Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (ABEPETS) e a Fundação Banco do Brasil
  • Coffee Break (15h30 - 16h)
  • Debate sobre estratégias e encaminhamentos da Tecnologia Social e Economia Solidária na Região Sul

 

 

3º Dia: Projeto "Plano de Desenvolvimento para o Arranjo Produtivo Cooperativo Local (APCL)"

(Local: Oceantech - FURG)

  • Manhã (08h30 - 12h)
  • Recepção com café da manhã (08h30 - 09h)
  • Abertura e apresentação do projeto APCL
  • Diagnóstico da Agricultura Familiar na região estuarina
  • Introdução à Matriz SWOT (FOFA) e dinâmica da oficina

 

  • Intervalo para almoço (12h – 13h30)

 

  • Tarde (13h30 - 17h30)
  • Oficina Matriz SWOT (FOFA)
  • Apresentação e consolidação dos resultados
  • Discussão coletiva e rodada de contribuições
  • Coffee Break (15h30 - 16h)
  • Encerramento institucional e envio do formulário de avaliação
Banner NTI