Arte TerapiaO projeto “Ateliê das Emoções: promovendo a Arteterapia” tem por objetivo principal formar e sensibilizar os participantes sobre a importância da arteterapia como um instrumento de expressão das emoções, exercendo assim um papel preventivo em saúde mental. O Projeto de Extensão Ateliê das Emoções, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande/FURG, Campus São Lourenço do Sul, iniciou as suas atividades em 2018. Desde então realiza ações voltadas à prevenção em saúde mental, através de práticas artesanais, para os estudantes do Campus de São Lourenço do Sul e a comunidade lourenciana. Ele se constitui em um espaço de interação grupal e tem como dispositivo para o diálogo a confecção de um artesanato. Tal projeto visa a promoção de um espaço de convivências e reflexões sobre os assuntos que surgirem como demanda espontânea, a partir das práticas artesanais em tecidos, ou outras matérias primas, e de customização de roupas. O Ateliê das Emoções, através desse edital, promoverá um encontro voltado à Arteterapia, com duração de oito horas, com o total de 30 vagas. Desse número, 10 vagas serão destinadas para as pessoas que participarão do Projeto Estruturação do Movimento Ceramista em São Lourenço do Sul e duas vagas serão destinadas aos usuários dos serviços de saúde mental de São Lourenço do Sul, os CAPS, pois são instituições parceiras do Projeto Ateliê das Emoções desde o ano de 2018. Para o encontro de formação e sensibilização do Ateliê das Emoções também terão prioridade os estudantes e os professores das escolas públicas e universidades públicas ou privadas, da cidade, que tenham estudantes selecionados pelo Programa Universidade para Todos – Prouni. A relevância do projeto em questão reside em sensibilizar os participantes, através do contato com técnicas de arteterapia, para realizarem práticas voltadas ao fazer com as mãos, para criações artísticas, sejam quais foram as técnicas. Essas vivências colocam as pessoas em contato com o seu “eu”, possibilitando maior conhecimento de si, de suas potencialidades e de seus limites, podendo ser uma fonte de prevenção em saúde mental.
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