Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil Ambiental para justiça climática: crianças de um território, infâncias de um planeta

O Curso "Educação Infantil Ambiental para justiça climática: crianças de um território, infâncias de um planeta" tem como objetivo contribuir para a formação teórico-prática de professores/as da Educação Infantil comprometidos/as em intervir com as crianças em seus territórios para a justiça climática, produzindo novas formas de pensar e de agir em Educação Ambiental para a qualidade da vida na Terra.

 

Objetivos específicos:

  • Mobilizar a criação de metodologias de trabalho cotidiano que conectem as crianças com o território/com a natureza, digam não ao consumismo e o desperdício; reinventem os caminhos de conhecimento, em defesa da integridade de todos os seres viventes, da educação antirracista e das injustiças socioambientais;
  • Oferecer instrumentos teóricos que possibilitem às/aos cursistas uma compreensão das origens e da situação atual do quadro sócio-ambiental planetário;
  • Difundir iniciativas sobre práticas sustentáveis atentas à situação de emergência planetária que contribuam para evitar e/ou reverter os efeitos de um modo de viver capitalista, urbano e industrial, organizado em torno da produção, do consumo e do descarte ininterruptos;
  • Refletir sobre o papel dos/as educadores/as neste contexto, convidando-os à ação, instigando-os à criação de estratégias de transformação da cultura antropocêntrica, individualista e consumista.

 

Público: Profissionais que atuam em instituições de Educação Infantil, preferencialmente professoras/es da Educação Infantil das escolas públicas municipais

 

Carga-horária: Aperfeiçoamento Semipresencial (180 horas), sendo 140h a distância e 40h presenciais (nos municípios parceiros)

Período de realização do curso: 28 de setembro de 2024 a 29 de março de 2025

 

Municípios parceiros:

Região Norte: Cametá/ PA (50 vagas) e Mocajuba/PA (50 vagas); e Palmas/TO (100 vagas)

Região Nordeste: Ilhéus/BA (100 vagas) e Natal/RN (100 vagas)

Região Centro Oeste: Corumbá/MS (50 vagas) e Campo Grande/MS (50 vagas); e Brasília/DF (100 vagas)

Região Sudeste: Rio de Janeiro/RJ (100 vagas) e Sorocaba/SP (100 vagas)

Região Sul: Novo Hamburgo/RS (50 vagas) e Canela/RS (50 vagas); e Camboriú/SC (100 vagas)

 

Serão realizados 04 encontros presenciais (com datas a definir) nos municípios parceiros no período de execução do curso.

 

No AVA os conteúdos serão organizados em 4 módulos:

Módulo I - Crianças da Natureza: concepções

Módulo II – CorpoNatureza/CorpoTerritório

Módulo III – Cuidar das crianças, cuidar dos territórios, dos seres viventes: rios, colinas, praias, praças, matas, pátios e terrenos vizinhos como lugares do brincar-pesquisar cotidiano.

Módulo IV - As infâncias, as ecologias e a crise ambiental: onde vivem e brincam as crianças?

 

A metodologia prevê a articulação entre leituras e  exposições teóricas, proximidade da/na/com a natureza, brincanças, expressões artísticas, cantos e imagens,  trazendo temáticas que atravessam a realidade de emergência planetária e desafiam a produção de culturas e educações para o terceiro milênio na Educação Infantil. Essas temáticas referem-se ao colapso ambiental, à realidade do consumismo, às relações dos humanos com outras formas de vida e com a Terra, ao brincar, a valores a serem cultivados nos espaços educacionais, em especial, nos territórios escolares de forma dialógica com as crianças da Educação Infantil. Fazendo frente à linearidade dos modos hegemônicos de pensar e organizar a vida, somos desafiadas a inventar metodologias que sejam coerentes com a experimentação de pedagogias decoloniais/contracoloniais, biocêntricas/biofílicas, nativas, brincantes. No coletivo, agregando saberes populares e acadêmicos, orientar nossos pensares fazeres educativo-pedagógicos nestes tempos antropocênicos, pois através das redes de compartilhamentos podemos criar práticas, metodologias, brincanças que vão ao encontro de uma educação infantil ambiental.

 

Contato: educacaoinfantilambiental@gmail.com

 

Coordenação Geral do Curso:

Narjara Mendes Garcia - Infâncias, Ambiente e Ludicidade/ ECOINFÂNCIAS - FURG

Ângela Adriane Schimidt Bersch - Infâncias, Ambiente e Ludicidade/ ECOINFÂNCIAS - FURG

Léa Tiriba - Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental/ GiTaKa - UNIRIO

Hardalla Santos do Valle - Grupo de Estudos e Pesquisas das Infâncias GEPI/UFPel

Indira Arruda Castellanos - Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental/ GiTaKa - UNIRIO

Isis Flora Santos - Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental/ GiTaKa - UNIRIO

 

  • Fichas de inscrições

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