Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil Ambiental para justiça climática: crianças de um território, infâncias de um planetaO Curso "Educação Infantil Ambiental para justiça climática: crianças de um território, infâncias de um planeta" tem como objetivo contribuir para a formação teórico-prática de professores/as da Educação Infantil comprometidos/as em intervir com as crianças em seus territórios para a justiça climática, produzindo novas formas de pensar e de agir em Educação Ambiental para a qualidade da vida na Terra.
Objetivos específicos:
Público: Profissionais que atuam em instituições de Educação Infantil, preferencialmente professoras/es da Educação Infantil das escolas públicas municipais
Carga-horária: Aperfeiçoamento Semipresencial (180 horas), sendo 140h a distância e 40h presenciais (nos municípios parceiros) Período de realização do curso: 28 de setembro de 2024 a 29 de março de 2025
Municípios parceiros: Região Norte: Cametá/ PA (50 vagas) e Mocajuba/PA (50 vagas); e Palmas/TO (100 vagas) Região Nordeste: Ilhéus/BA (100 vagas) e Natal/RN (100 vagas) Região Centro Oeste: Corumbá/MS (50 vagas) e Campo Grande/MS (50 vagas); e Brasília/DF (100 vagas) Região Sudeste: Rio de Janeiro/RJ (100 vagas) e Sorocaba/SP (100 vagas) Região Sul: Novo Hamburgo/RS (50 vagas) e Canela/RS (50 vagas); e Camboriú/SC (100 vagas)
Serão realizados 04 encontros presenciais (com datas a definir) nos municípios parceiros no período de execução do curso.
No AVA os conteúdos serão organizados em 4 módulos: Módulo I - Crianças da Natureza: concepções Módulo II – CorpoNatureza/CorpoTerritório Módulo III – Cuidar das crianças, cuidar dos territórios, dos seres viventes: rios, colinas, praias, praças, matas, pátios e terrenos vizinhos como lugares do brincar-pesquisar cotidiano. Módulo IV - As infâncias, as ecologias e a crise ambiental: onde vivem e brincam as crianças?
A metodologia prevê a articulação entre leituras e exposições teóricas, proximidade da/na/com a natureza, brincanças, expressões artísticas, cantos e imagens, trazendo temáticas que atravessam a realidade de emergência planetária e desafiam a produção de culturas e educações para o terceiro milênio na Educação Infantil. Essas temáticas referem-se ao colapso ambiental, à realidade do consumismo, às relações dos humanos com outras formas de vida e com a Terra, ao brincar, a valores a serem cultivados nos espaços educacionais, em especial, nos territórios escolares de forma dialógica com as crianças da Educação Infantil. Fazendo frente à linearidade dos modos hegemônicos de pensar e organizar a vida, somos desafiadas a inventar metodologias que sejam coerentes com a experimentação de pedagogias decoloniais/contracoloniais, biocêntricas/biofílicas, nativas, brincantes. No coletivo, agregando saberes populares e acadêmicos, orientar nossos pensares fazeres educativo-pedagógicos nestes tempos antropocênicos, pois através das redes de compartilhamentos podemos criar práticas, metodologias, brincanças que vão ao encontro de uma educação infantil ambiental.
Contato: educacaoinfantilambiental@gmail.com
Coordenação Geral do Curso: Narjara Mendes Garcia - Infâncias, Ambiente e Ludicidade/ ECOINFÂNCIAS - FURG Ângela Adriane Schimidt Bersch - Infâncias, Ambiente e Ludicidade/ ECOINFÂNCIAS - FURG Léa Tiriba - Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental/ GiTaKa - UNIRIO Hardalla Santos do Valle - Grupo de Estudos e Pesquisas das Infâncias GEPI/UFPel Indira Arruda Castellanos - Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental/ GiTaKa - UNIRIO Isis Flora Santos - Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental/ GiTaKa - UNIRIO
|