55 anos do AI-5: CONSTRUINDO A MEMÓRIA DA RESISTÊNCIA À DITADURA CIVIL-MILITAR (1964/1985) Semana de debatesDo esforço coletivo de docentes e estudantes da FURG resulta o evento CONSTRUINDO A MEMÓRIA DA RESISTÊNCIA À DITADURA CIVIL-MILITAR (1964/1985): semana de debates, organizado como ato de memória em torno do Ato Institucional número 5 (o AI-5), promulgado pelo General Artur da Costa e Silva em 13 de dezembro de 1968 e do qual seguiu-se período de intensificação da violência repressiva do Estado ditatorial sobre a sociedade brasileira.,
De caráter interdisciplinar, o evento compõe-se de uma série de mesas de debate e de uma leitura dramática, que ocorrerão ao longo da semana em que transcorrem 55 anos do decreto, do dia 11 ao dia 15 de dezembro, de forma itinerante por auditórios de diversos cursos do Campus Carreiros que estiveram envolvidos na organização. Contando com a participação de convidados de outras instituições do país, bem como de professores e alunos da casa, o evento transcorrerá sempre às 17h.
PROGRAMAÇÃO
55 anos do AI-5: CONSTRUINDO A MEMÓRIA DA RESISTÊNCIA À DITADURA CIVIL-MILITAR (1964/1985)
Dia 11/12: HIstória Prof Cleverton Luis Freitas de Oliveira (professor do município de Canoas, doutor em História/UFRGS)
Dia 12/12: Arqueologia Prof Andrés Zarankin (UFMG)
Dia 13/12: Direito Prof Carlos Artur Gallo Cabrera (PPG Ciência Política/UFPel)
Dia 14/12: Psicologia Prof Alfredo Martin Gentini (Psicólogo/Dr. em Ciências da Educação)
Dia 15/12: Letras (Salão de Festas da Aprofurg, 17h)
Luís Henrique Almeida, Cléberson Milão, Alethea Cristina de Moraes, Lidiane Castanheira Machado, Nadiele dos Santos Fernandes, Jordana da Fonseca Silva, estudantes do curso de Letras/FURG. Contamos com a presença da comunidade universitária e dos cidadãos rio-grandinos que se interessem por memória, verdade e justiça. .
#DitaduraNunca Mais
|