Intelectualidade afrocentrada: estudos de pós graduandos/as negros/asAo longo dos últimos anos, mesmo com uma Resolução específica, destinada à estudantes negros, quilombolas e indígenas para ingresso na pós graduação da FURG (Resolução 04/2019), ainda podemos observar, com dados quantitativas o percentual de cerca de 70% de estudantes autodeclarados brancos na pós graduação. Surgem questionamentos sobre as políticas de ação afirmativa na pós graduação, pautando e discutindo principalmente a permanência desses grupos. Sendo assim, pensando na possibilidade de partilhar textos que pautem suas considerações como cientistas, o objetivo desse projeto é finalizarmos em 2024 com uma produção de livros. Com isso, visando estimular e auxiliar a produção de negros e negras na pós graduação, esse projeto de extensão tem como objetivo organizar a publicação de um livro, onde pesquisas de diferentes áreas de conhecimentos sao publicadas, contendo também a trajetoria educacional de cada pesquisador e pesquisadora.
Envio dos resumos expandidos até até dia 10/12/23 ( resumo expandido deve conter no mínimo 1000 e no máximo 1500 palavras, incluindo referências e notas)
Resultado dos resumos selecionados: até dia 10/01/23 Oficina sobre permanência negra na pós graduação (obrigatória para os autores/as selecionados/as): Fevereiro/2024 modalidade on line
Entrega do artigo completo até dia 30/03/23
|