FÓRUM DE EAD NA FURG: caminhos e perspectivas
O Fórum de EAD da FURG foi pensado como um espaço de interação entre os sujeitos atuantes e simpatizantes pela educação a distância, com o objetivo de dialogar sobre assuntos específicos que envolvem essa modalidade de ensino. O Fórum se configura como um instrumento avaliativo que auxiliará de forma democrática, crítica e colaborativa com a construção de uma política institucional de EaD na FURG. Sua temática foi pensada para refletirmos sobre os caminhos e perspectivas da EAD na FURG, considerando o contexto nacional e as demandas emergentes dessa modalidade. . Segundo o Regimento Interno da Secretaria de Educação a Distância - SEAD/FURG, o Fórum tem caráter consultivo e será composto pela gestão da SEaD e pela comunidade acadêmica atuante em EaD da FURG: docentes,técnicos-administrativos em educação, tutores, estudantes e também pelas Coordenações de Curso e Direções das Unidades Acadêmicas que atuam em EaD. A participação dos bolsistas da Universidade Aberta do Brasil - UAB é obrigatória (Resolução COEPEA/FURG Nº 63, de 5 de maio de 2023, Art. 22 e 23). O Fórum se reunirá anualmente com as seguintes atribuições: acompanhar a gestão e o planejamento da EAD na FURG, auxiliar na integração das ações institucionais de EAD, discutir e propor atividades para fortalecer a EAD na FURG e indicar representantes para compor as áreas da SEaD.
Nova Data: 30 e 31 de outubro de 2024 Local: Auditório SEaD, Campus Carreiros, Rio Grande-RS Para os inscritos dos Campi (SAP, SLS e SVP) e dos polos parceiros, será encaminhado o link para a participação online.
Inscrições no Sinsc: 02 de setembro a 21 de outubro de 2024
Sobre os Grupos de Trabalho...
GT 1: Institucionalização dos Cursos EAD na FURG Descrição: Este grupo temático tem como proposta promover um espaço para o debate de questões relacionadas aos contextos, especificidades, ampliação de ofertas de cursos de graduação e pós-graduação com e sem fomento na FURG, bem como a gestão dos cursos e o pertencimento institucional dos estudantes. Também pretendemos falar sobre a mobilização de parcerias com a SEAD para atividades de extensão e de pesquisa. Para tanto, sugerimos que vocês apreciem dois textos. O primeiro,“Retrospectiva histórica da educação a distância na FURG”, traz o panorama do cenário internacional no que diz respeito à EAD e suas diversas denominações durante gerações que são, resultantes do avanço das tecnologias, além de apresentar o cenário brasileiro e a posição e as condições da FURG nesse contexto. Já o segundo, “Gestão da EAD no Brasil: desafio ou oportunidade?”, aborda aspectos da gestão institucional dos cursos EAD caracterizada por estruturas logísticas e pedagógicas em um trabalho integrado com um planejamento participativo e um acompanhamento colaborativo, compartilhado e democrático. Participem conosco trazendo questões que contribuam para a institucionalização dos cursos EAD na FURG ! Esperamos vocês nesse debate! Denise Sena, Marisa Musa, Narjara Garcia. 1) Artigo: Retrospectiva histórica da educação a distância na FURG (pág. 19 a 35). Link: https://sead.furg.br/images/cadernos/pdf/educao-a-distncia-na-furg-ebook.pdf 2) Artigo: Gestão da EAD no Brasil: desafio ou oportunidade? Link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5556520
GT 2: Tecnologias e inovação na EAD Descrição: Neste grupo, vamos dialogar sobre como a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e seus recursos inovadores têm revolucionado a educação a distância (EAD) tornando-a mais acessível, flexível e personalizada. O uso da TIC na EAD traz diversos benefícios, incluindo acesso facilitado e adaptável à educação de acordo com as necessidades individuais dos discentes , além de propor maior interatividade e colaboração entre discentes, docentes e tutores sem falar na ampliação do acesso a recursos educacionais variados, como vídeos, podcasts, livros eletrônicos (ebooks) e artigos. Por outro lado, também vamos destacar que alguns desafios se apresentam nesse cenário de inovação, como a necessidade de habilidades digitais básicas, a necessidade de profissionais da educação estarem em constante formação sobre o uso das tecnologias digitais e o custo alto envolvido para implantação e/ou manutenção de infraestruturas de tecnologia, seja no contexto das instituições de ensino quanto no contexto do estudante. Para auxiliar nossas conversas durante o encontro, indicamos a vocês a leitura dos textos destacados que tratam sobre Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC nas práticas educacionais e sobre a triangulação entre educação a distância, qualidade e inovação. Levem seus questionamentos, anotem suas dúvidas e vamos juntos/as conversar sobre esse tema! Até o nosso encontro! Cristiane Quintana, Zélia Seibt, Joanalira Magalhães e Angélica Miranda 1) Artigo: “Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s nas práticas educacionais: um estudo a partir da ótica dos docentes de Ciências contábeis frente ao ensino remoto” Link: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24048 2) Artigo: “O que a Área de Educação Divulga sobre Qualidade e Inovação na Educação a Distância?” Link: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1683
GT 3: Educação a Distância nos cursos presenciais na FURG Descrição: Neste grupo, discutiremos sobre a inserção da EAD nas disciplinas dos cursos de graduação presenciais da FURG, envolvendo as questões pedagógicas e administrativas. A ideia é conversar sobre os objetivos que levam a essa escolha pelos cursos e de que forma podemos utilizar a EAD no ensino presencial, sem que ela seja um instrumento para remendar problemas antigos instaurados tanto de maneira estrutural quanto de recursos humanos. Logo, para subsidiar nossos diálogos, sugerimos a vocês a apreciação da Deliberação nº 111/2019 do COEPEA, que trata sobre a regulamentação da oferta de disciplinas na modalidade a distância nos cursos presenciais de graduação da FURG, e, também, a leitura do texto “A legislação e a implantação da EAD em cursos presenciais”, que nos apresenta as implicações da EAD no ensino presencial e a análise das Portarias que tratam dessa implementação, implantação destacando ainda elementos imprescindíveis para nos atentarmos à reformulação do projeto pedagógico dos cursos, o uso das TIC’s, a produção de material, a adoção de ambientes virtuais de aprendizagem, a tutoria entre outros. Participem, destaquem suas dúvidas e tragam suas compreensões e opiniões! Contamos com a presença de vocês! Rafaele Araújo, Daniele Jardim, Gisele Ruiz e Tiago Dziekaniak 1) Deliberação: N.111/2019 do COEPEA Link: https://conselhos.furg.br/arquivos/coepea-deliberacoes-pleno/2019/11119.pdf 2) Artigo: “A legislação e a implantação da EAD em cursos presenciais”
GT 4: Tutoria na educação a distância: movimentos e desafios Descrição: Neste grupo, vamos conversar sobre a tutoria e o quanto esse é um papel fundamental ao ser exercido por professores das respectivas àreas do conhecimento de cada curso/disciplina. É o/a tutor/tutora que realiza a mediação pedagógica nas ações que utilizam a modalidade a distância, via um ambiente virtual de aprendizagem. É ele/ela que faz a interlocução entre o docente responsável pela disciplina, os materiais pedagógicos digitais e a dinâmica das disciplinas com os discentes, contribuindo para o desenvolvimento efetivo das práticas educativas dos cursos EAD. Logo, convidamos você a realizar as leituras dos textos que embasarão nossas discussões: “A tutoria na EaD: reflexões acerca dos papéis e da mediação pedagógica dos tutores no processo de ensino e aprendizagem”, que discorre sobre a mediação pedagógica, o papel da tutoria no processo de ensino e aprendizagem, e “Tutoria no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma análise dos tutores presenciais e virtuais”, que aborda as principais atividades exercidas pela tutoria (presencial e virtual) no contexto da UAB e discute que a tutoria é uma atividade docente e que as condições de trabalho desses profissionais precisam melhorar. Venha contribuir conosco trazendo suas dúvidas e sugestões! Um forte abraço e até lá! Daniele Jardim, Narjara Garcia, Gisele Ruiz e Anahy Fazio 1) Artigo: A tutoria na EaD: reflexões acerca dos papéis e da mediação pedagógica dos tutores no processo de ensino e aprendizagem https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4935/2267 2) Artigo: Tutoria no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma análise dos tutores presenciais e virtuais https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8477
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