FÓRUM DE EAD NA FURG: caminhos e perspectivas

Atenção!

 

Devido o alagamento em vários pontos da cidade em virtude do aumento do nível da Lagoa dos Patos e arroios, a suspensão do transporte público nas áreas rurais em Rio Grande, aos últimos intempéries em algumas cidades dos polos de apoio UAB e demais Campi FURG que também foram afetados com os últimos temporais, chuvas e enchentes, a comissão organizadora do Fórum de EAD na FURG: caminhos e perspectivas informa que o mesmo foi transferido para 2024/1.

 

 A nova data será divulgada oportunamente aos participantes já inscritos com ampla divulgação pelo Sinsc e redes sociais da SEAD e FURG.  As inscrições serão retomadas mediante a confirmação da nova data!

 

Agradecemos a compreensão e nos colocamos à disposição para o que se fizer necessário!

 

O Fórum de EAD da FURG foi pensado como um espaço de interação entre os sujeitos atuantes e simpatizantes pela educação a distância, com o objetivo de dialogar sobre assuntos específicos que envolvem essa modalidade de ensino. O Fórum se configura como um instrumento avaliativo que auxiliará de forma democrática, crítica e colaborativa com a construção de uma política institucional de EaD na FURG. Sua temática foi pensada para refletirmos sobre os caminhos e perspectivas da EAD na FURG, considerando o contexto nacional e as demandas emergentes dessa modalidade. .

Segundo o Regimento Interno da Secretaria de Educação a Distância - SEAD/FURG, o Fórum tem caráter consultivo e será composto pela gestão da SEaD e pela comunidade acadêmica atuante em EaD da FURG: docentes,técnicos-administrativos em educação, tutores, estudantes e também pelas Coordenações de Curso e Direções das Unidades Acadêmicas que atuam em EaD. A participação dos bolsistas da Universidade Aberta do Brasil - UAB é obrigatória (Resolução COEPEA/FURG Nº 63, de 5 de maio de 2023, Art. 22 e 23).

O Fórum se reunirá anualmente com as seguintes atribuições: acompanhar a gestão e o planejamento da EAD na FURG, auxiliar na integração das ações institucionais de EAD, discutir e propor atividades para fortalecer a EAD na FURG e indicar representantes para compor as áreas da SEaD.

 

Datas: 28 e 29/9/2023 2024/1

Local: Auditório SEaD, Campus Carreiros, Rio Grande-RS

Para os inscritos dos Campi (SAP, SLS e SVP) e dos polos parceiros, será encaminhado o link para a participação online.

 

Inscrições no Sinsc: de 21/8 a 21/9 serão retomadas oportunamente mediante nova data

 

 

PROGRAMAÇÃO FÓRUM DE EAD NA FURG: caminhos e perspectivas

 Será atualizada oportunamente!

28 DE SETEMBRO - QUINTA

18h30min - Abertura (presencial e YouTube)

19h - Mesa de Discussão: “Memórias, movimentos e perspectivas na EAD” (presencial e YouTube)

Profa. Dra. Narjara Garcia “Perspectivas da EAD na FURG

Prof. Dr. Luis Otoni “A inteligência artificial na educação a distância

Mediadora: Débora Laurino

29 DE SETEMBRO - SEXTA

08h30min - 10h GT 1: Educação a Distância nos cursos presenciais na FURG (presencial e virtual para os campi fora da sede e polos UAB parceiros)

Moderadoras e mediador: Rafaele Araujo, Daniele Jardim, Gisele Ruiz e Tiago Dziekaniak

10h15min - 11h45min GT 2: Tecnologias e Inovação na EAD

(presencial e virtual para os campi fora da sede e polos UAB parceiros)

Moderadoras: Cristiane Quintana, Zélia Seibt, Joanalira Magalhães e Angélica Miranda

14h - 15h30 GT3: Institucionalização dos Cursos EAD na FURG 

(presencial e virtual para os campi fora da sede e polos UAB parceiros)

Moderadoras: Marisa Musa, Narjara Garcia e Denise Sena

15h45min - 17h15min GT4: Possibilidades de arquiteturas pedagógicas para EAD (presencial e virtual para os campi fora da sede e polos UAB parceiros)

Moderadoras e moderador: Débora Laurino, Daniel Silveira e Ana Carolina Moura (Unipampa/ Dom Pedrito)

17h30 - 19h GT 5: Tutoria na educação a distância: movimentos e desafios

(presencial e virtual para os campi fora da sede e polos UAB parceiros)

Moderadoras: Daniele Jardim, Narjara Garcia, Gisele Ruiz e Anahy Fazio

19h - Café com conversa

19h20min - 21h Plenária Final do “FÓRUM DE EAD NA FURG: caminhos e perspectivas” (presencial e You Tube)

-       até 10 min para cada GT apresentar o seu registro.

-       até 30 min de discussão final para o Relatório Técnico do Fórum.

Mediadora: Zélia Seibt do Couto

 

Sobre os Grupos de Trabalho...

 

GT 1: Educação a Distância nos cursos presenciais na FURG

Descrição: Neste grupo, discutiremos sobre a inserção da EAD nas disciplinas dos cursos de graduação presenciais da FURG, envolvendo as questões pedagógicas e administrativas. A ideia é conversar sobre os objetivos que levam a essa escolha pelos cursos e de que forma podemos utilizar a EAD no ensino presencial, sem que ela seja um instrumento para remendar problemas antigos instaurados tanto de maneira estrutural quanto de recursos humanos. Logo, para subsidiar nossos diálogos, sugerimos a vocês a apreciação da Deliberação nº 111/2019 do COEPEA, que trata sobre a regulamentação da oferta de disciplinas na modalidade a distância nos cursos presenciais de graduação da FURG, e, também, a leitura do texto “A legislação e a implantação da EAD em cursos presenciais”, que nos apresenta as implicações da EAD no ensino presencial e a análise das Portarias que tratam dessa implementação, implantação  destacando ainda elementos imprescindíveis para nos atentarmos à reformulação do projeto pedagógico dos cursos, o uso das TIC’s, a produção de material, a adoção de ambientes virtuais de aprendizagem, a tutoria entre outros.

Participem, destaquem suas dúvidas e tragam suas compreensões e opiniões!

Contamos com a presença de vocês!

Rafaele Araújo, Daniele Jardim, Gisele Ruiz e Tiago Dziekaniak

  • Deliberação: N.111/2019 do COEPEA

Link: https://conselhos.furg.br/arquivos/coepea-deliberacoes-pleno/2019/11119.pdf

 

GT 2: Tecnologias e inovação na EAD

Descrição: Neste grupo, vamos dialogar sobre como a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e seus recursos inovadores têm revolucionado a educação a distância (EAD) tornando-a mais acessível, flexível e personalizada. O uso da TIC na EAD traz diversos benefícios, incluindo acesso facilitado e adaptável à educação de acordo com as necessidades individuais dos discentes , além de propor maior interatividade e colaboração entre discentes, docentes e tutores sem falar na ampliação do acesso a recursos educacionais variados, como vídeos, podcasts, livros eletrônicos (ebooks) e artigos. Por outro lado, também vamos destacar que alguns desafios se apresentam nesse cenário de inovação, como a necessidade de habilidades digitais básicas, a necessidade de profissionais da educação estarem em constante formação sobre o uso das tecnologias digitais  e o custo alto envolvido para implantação e/ou manutenção de infraestruturas de tecnologia, seja no contexto das instituições de ensino quanto no contexto do estudante. Para auxiliar nossas conversas durante o encontro, indicamos a vocês a leitura dos textos destacados que tratam sobre Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC nas práticas educacionais e sobre a triangulação entre educação a distância, qualidade e inovação.

Levem seus questionamentos, anotem suas dúvidas e vamos juntos/as conversar sobre esse tema!

Até o nosso encontro!

Cristiane Quintana, Zélia Seibt, Joanalira Magalhães e Angélica Miranda

  • Artigo: “Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s nas práticas educacionais: um estudo a partir da ótica dos docentes de Ciências contábeis frente ao ensino remoto”

Link: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24048 

  • Artigo: “O que a Área de Educação Divulga sobre Qualidade e Inovação na Educação a Distância?”

Link: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1683

 

GT 3: Institucionalização dos Cursos EAD na FURG

Descrição: Este grupo temático tem como proposta promover um espaço  para o debate de questões relacionadas aos contextos, especificidades, ampliação de ofertas de cursos de graduação e pós-graduação com e sem fomento na FURG, bem como a gestão dos cursos e o pertencimento institucional dos estudantes. Também pretendemos falar sobre a mobilização de parcerias com a SEAD para atividades de extensão e de pesquisa. Para tanto, sugerimos que vocês apreciem dois textos. O primeiro,“Retrospectiva histórica da educação a distância na FURG”,  traz o panorama do cenário internacional no que diz respeito à EAD e  suas diversas denominações durante gerações que são, resultantes do avanço das tecnologias, além de apresentar o cenário brasileiro e a posição e as condições da FURG nesse contexto. Já o segundo, “Gestão da EAD no Brasil: desafio ou oportunidade?”, aborda aspectos da gestão institucional dos cursos EAD caracterizada por estruturas logísticas e pedagógicas em um trabalho integrado com um planejamento participativo e um acompanhamento colaborativo, compartilhado e democrático.

Participem conosco trazendo questões que contribuam para a institucionalização dos cursos EAD na FURG !

Esperamos vocês nesse debate!

Denise Sena, Marisa Musa, Narjara Garcia.

  • Artigo: Retrospectiva histórica da educação a distância na FURG (pág. 19 a 35).

Link: https://sead.furg.br/images/cadernos/pdf/educao-a-distncia-na-furg-ebook.pdf

  • Artigo: Gestão da EAD no Brasil: desafio ou oportunidade?

Link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5556520

 

GT 4: Possibilidades de arquiteturas pedagógicas para EAD

Descrição: Neste grupo conversaremos sobre formas, maneiras e desenhos para pensar e fazer a Educação a Distância na FURG. Nossa intenção não é apresentar arquiteturas pedagógicas fixas e rígidas, mas sim, colaborativamente, questionar, conhecer e compreender nossas intencionalidades educativas e evidenciar as tecnologias digitais que conhecemos para, assim, arquitetarmos, imaginarmos e inventarmos formas de fazer EAD. Então, para dar início ao conversar, pedimos que vocês assistam previamente ao vídeo e leiam o texto, ambos indicados a seguir. O vídeo é um recorte de uma aula da professora Ana Moura (UNIPAMPA) sobre aspectos a serem considerados quando pensamos em nosso fazer profissional, em nossas disciplinas, em nossa atuação educativa..., e o texto traz a compreensão de três colegas da UFRGS sobre arquiteturas pedagógicas. Ambos darão subsídios para nossa conversa.

Tragam seus entendimentos, questionamentos, dúvidas e opiniões!

Aguardamos vocês!

Ana Carolina Moura, Daniel Silveira e Débora Laurino

  • Vídeo: Componentes da arquitetura pedagógica no ensino mediado pelas tecnologias digitais

Link: https://www.youtube.com/watch?v=2iFilC6ocV8

  • Texto: Arquiteturas pedagógicas para educação a distância.

Link:  http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3/Arquiteturas_Pedagogicas.pdf

 

 

GT 5: Tutoria na educação a distância: movimentos e desafios

Descrição: Neste grupo, vamos conversar sobre a tutoria e o quanto esse é um papel fundamental ao ser exercido por professores das respectivas àreas do conhecimento de cada curso/disciplina. É o/a tutor/tutora que realiza a mediação pedagógica nas ações que utilizam a modalidade a distância, via um ambiente virtual de aprendizagem. É ele/ela que  faz a interlocução entre o docente responsável pela disciplina, os materiais pedagógicos digitais e  a dinâmica das disciplinas com os discentes, contribuindo para o desenvolvimento efetivo das práticas educativas dos cursos EAD. Logo, convidamos você a realizar as leituras dos textos que embasarão nossas discussões: “A tutoria na EaD: reflexões acerca dos papéis e da mediação pedagógica dos tutores no processo de ensino e aprendizagem”, que discorre sobre a mediação pedagógica, o papel da tutoria no processo de ensino e aprendizagem, e “Tutoria no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma análise dos tutores presenciais e virtuais”, que aborda as principais atividades exercidas pela tutoria (presencial e virtual) no contexto da UAB e discute que a tutoria é uma atividade docente e que as condições de trabalho desses profissionais precisam melhorar.

Venha contribuir conosco trazendo suas dúvidas e sugestões!

Um forte abraço e até lá!

Daniele Jardim, Narjara Garcia, Gisele Ruiz e Anahy Fazio

  • Artigo: A tutoria na EaD: reflexões acerca dos papéis e da mediação pedagógica dos tutores no processo de ensino e aprendizagem

https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4935/2267

  • Artigo: Tutoria no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma análise dos tutores presenciais e virtuais

https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8477

 

  • Fichas de inscrições

Banner NTI