Mês da Consciência Negra no SiB: respeito não tem cor

Programação
 

De 22 a 30 novembro: - Exposição de livros de autores(as) negros(as).
Locais: Bibliotecas do SiB

De 22 a 30 novembro: - Exposição virtual com as obras de arte de artistas negros da cidade do Rio Grande / curadoria de Anderson Macauli Farias (discente de Artes Visuais/FURG e estagiário do SiB).
Local: SiB Biblioteca Central (unidade Campus Carreiros)

Dia 22 de novembro, às 15h - Roda de conversa literária virtual, do conto: "Negrinha! Negrinha! Negrinha!, de Ana Maria Gonçalves" / mediadoras: Laís Braga (FURG/SiB) e Samanta Fonseca (FURG/SiB).
Local: Plataforma Microsoft® Teams.
Obs. O conto e o link de acesso serão disponibilizados aos inscritos, na medida em que as inscrições forem sendo homologadas.

Dia 23 de novembro, às 20h - Palestra "Um corpo negro como parâmetro: a margem se desloca ao centro" / Sara Nascente Silva (discente de Pós Graduação em Letras/FURG) e Mauren Pavão Przybylski (investigadora do Laboratório Nacional de Materiales Orales  - LANMO, da Universidade Autónoma do México, Campus Morelia e embaixadora da Rede Iberoamericana de Estudos sobre Materiais Orais no Brasil).
Local: Youtube do SiB - https://www.youtube.com/watch?v=yBrbsARAoV4

 

Contraargumentar a existência do cânone contemplando a escrita negra-feminina diaspórica-étnica-marginal é uma tarefa precisamente crucial para todas as corporeidades que ousem integrar à ele. Efetuando o giro decolonial, a roda de conversa transgride a historicidade canônica não-neutra, efetuando o insurrecionar a partir de seu própria morada: Um corpo negro. Porque a “inserção  de  negros  e  negras  no  campo  da  pesquisa  científica  e  da  produção do conhecimento, não mais como objetos de estudo, mas como sujeitos que possuem e produzem conhecimento, faz parte da história de lutas sociais em prol do direito à educação e ao conhecimento, assim como da luta pela superação do racismo.”(GOMES, 2010, p. 493)

Administrado pela mestranda em Letras, Sara Silva e pela doutora Mauren Pavão Przybylski, a interação pretende formular conjuntamente com a escrita de Lubiana Prates, abraçar o negro enquanto sujeito de escrita e porta-voz a partir de suas (escre)vivências pela poesia contemporânea, o direito à literatura e às artes, a literatura como forma identitária em uma sociedade que é ainda contornada e orientada por valores brancos, pautar o negar à negação enquanto negritude, a autorrepresentação e recorrer às memórias individuais e às memórias coletivas para o feitio literário.
E, principalmente, eternizar: “o retrato deste corpo, meu corpo negro, atual no mundo.” (PRATES, 2018, p. 11)

 

Dia 25 de novembro, às 14h - Oficina de turbante  / ministrante: Gabriele Costa (discente de Pós Graduação em Educação/FURG).
Local: Sala 6105 (Pavilhão 6, do campus Rio Grande, unidade Carreiros)

 

Para participação no evento "Mês da consciência negra no SiB: respeito não tem cor", realizar a inscrição por atividade.

 

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o e-mail sib.direcao@furg.br

 

  • Fichas de inscrições

    • Oficina de turbante  / ministrante: Gabriele Costa (discente de Pós Graduação em Educação/FURG). de 21/11/2022 00:00:00 até 25/11/2022 00:00:00    [Consultar Inscrição]
    • Palestra "Um corpo negro como parâmetro: a margem se desloca ao centro" / Sara Nascente Silva (discente de Pós Graduação em Letras/FURG) e Mauren Pavão Przybylski (investigadora do Laboratório Nacional de Materiales Orales  - LANMO, da Universidade Autónoma do México, Campus Morelia e embaixadora da Rede Iberoamericana de Estudos sobre Materiais Orais no Brasil). de 16/11/2022 00:00:00 até 23/11/2022 23:59:59    [Consultar Inscrição]
    • Roda de conversa literária virtual, do conto: "Negrinha! Negrinha! Negrinha!, de Ana Maria Gonçalves" / mediadoras: Laís Braga (FURG/SiB) e Samanta Fonseca (FURG/SiB) de 16/11/2022 08:00:00 até 22/11/2022 23:59:59    [Consultar Inscrição]
Banner NTI