I Colóquio de Pesquisa em Educação e In/exclusão - Políticas Educacionais neoconservadoras e suas implicações para a inclusão escolar

Apresentação:

 

O I Colóquio de Pesquisa em Educação e In/exclusão - Políticas Educacionais neoconservadoras e suas implicações para a inclusão escolar pretende constituir-se como um espaço de diálogo e problematização acerca dos processos de in/exclusão que têm se configurado no presente. 

 

O evento é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/Exclusão - GEIX/CNPq, o qual foi criado em 2012, na Universidade Federal do Rio Grande, sendo coordenado pelas professoras Kamila Lockmann (FURG) e Rejane Ramos Klein (UFRGS). 

 

O GEIX  tem caráter interinstitucional sendo composto por pesquisadores e pesquisadoras de diferentes universidades, do Brasil e do exterior, que se reúnem para discutir e estudar os processos de in/exclusão. Apoiados na perspectiva pós-estruturalista, especialmente no pensamento foucaultiano, o grupo problematiza as articulações entre inclusão, neoliberalismo e os processos de (des)democratização em curso no Brasil contemporâneo.

 

Em comemoração aos seus 10 anos de existência, o GEIX convida a comunidade acadêmica para estar conosco nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2022, para que juntos possamos refletir acerca do avanço das políticas neoconservadoras no atual contexto brasileiro e suas implicações para o campo da inclusão escolar. 

 

O evento dirige-se a professores da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação, assim como para pesquisadores de diferentes universidades.  O Colóquio está organizado com palestras,  mesas redondas e roda de conversa que ocorrerão de forma remota,  contando com a participação de pesquisadores e pesquisadoras de grande reconhecimento nacional sobre o tema.

 

Entendemos que uma forma de comemorar os 10 anos de existência do GEIX é promover espaços de luta e resistência aos retrocessos que temos assistido no campo da educação inclusiva. Existir é também re/existir! Então venha re/existir conosco!

 

Programação



25/10/22

26/10/22

27/10/22

19h: Mesa de abertura

 

In/Exclusão, guerras e precarização

 

Prof. Dr. Alfredo Veiga-Neto - UFRGS

Prof. Dr. Alexandre Filordi de Carvalho - UNIFESP/ UFLA

19h - Mesa Redonda


Políticas de inclusão no atual contexto neoconservador: implicações para escola 

 

Prof. Dra. Raquel Fröhlich - UDESC

Prof. Dr. Washington Cesar Shoiti Nozu - UFGD

19h: Mesa de Encerramento


Inclusão escolar: entre o imperativo neoliberal e a potência revolucionária dos corpos deficientes na escola. 

 

Profa. Dra. Eliana da Costa Pereira de Menezes - UFSM

Profa. Dra. Graciele Marjana Kraemer - UFRGS



Convidados/as:

 

Prof. Dr. Alfredo Veiga-Neto - UFRGS

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduado em História Natural (1967) e em Música (1963) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; mestre em Genética (1975) e doutor em Educação (1996) pela mesma Universidade. Foi professor visitante na Universidade de Barcelona. Foi Vice-Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), por duas vezes. É pesquisador integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão - GEPI/CNPQ/Unisinos.  Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, estudos foucaultianos, crítica pós-estruturalista e interdisciplinaridade.

 

Prof. Dr. Alexandre Filordi de Carvalho - UNIFESP/ UFLA

Professor Associado III no Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).Pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP, na linha de Educação: Desigualdade, Diferença e Inclusão e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil-UFLA). Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP); doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Psicologia da Educação; mestre em Educação também pela UNICAMP. Realizou pós-doutorado em Educação pela Universidad Complutense de Madrid (2017-2018) e na Universidade Estadual de Campinas (2013) na área de Filosofia da Educação. Coordena o Grupo de Investigação e Invenção em Teorias Transversais para a Educação (GRIITTE/CNPq). Integra a Red Iberoamericana Foucault (RIF); a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO).

 

Prof. Dra. Raquel Fröhlich - UDESC

Professora efetiva do Departamento de Pedagogia no Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, na Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Doutora em Educação (2018) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Educação (2010) pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Graduada em Pedagogia - Habilitação em Educação Especial (1999) pela UNISC. Pesquisadora integrante do Observatório de Políticas Curriculares e Educação Inclusiva (OPEN/UDESC/CNPq) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq). É membro da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologia em Educação (RIIATE). Desenvolve trabalhos relacionados aos seguintes temas: educação especial, inclusão escolar, políticas públicas educacionais, governamentalidade, norma/normalidade/normalização. Tem experiência como professora de Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica.

 

Prof. Dr. Washington Cesar Shoiti Nozu - UFGD

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos (Mestrado) da UFGD. Doutor e Mestre em Educação pela UFGD. Especialista em Filosofia e Direitos Humanos pela AVM Faculdade Integrada. Especialista em Educação, Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sob supervisão da Profª. Drª. Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD), do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Educação e Educação Especial (UFMS) e da Rede Educação Especial do Campo (UEPA). Compõe a Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Desenvolve estudos e pesquisas em Educação e em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Políticas e Gestão da Educação Especial para Inclusão Escolar, Interfaces Educação Especial e Educação do Campo, Direito à Educação, Educação e/em Direitos Humanos.

 

Profa. Dra. Eliana da Costa Pereira de Menezes - UFSM

Professora Associada II do Departamento de Educação Especial/EDE da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2011); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2005); graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2001). Líder do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura/DEC/UFSM e pesquisadora do GEPI - Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão/UNISINOS, os quais integram a Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE). Atuou na rede pública de ensino do município de Santa Maria/RS e em instituições específicas de educação especial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de inclusão escolar; educação especial; práticas de in/exclusão; norma/normalidade/normalização; diferença e alteridade na escola.

 

Profa. Dra. Graciele Marjana Kraemer - UFRGS

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Linha de Pesquisa: Estudos Culturais em Educação, e do Departamento de Estudos Especializados (DEE/UFRGS). Graduada em Educação Especial: Deficientes da Audiocomunicação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2007). Mestre em Educação (2011) e Doutora em Educação (2017), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estudos de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Unisinos (2017-2019). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI) Unisinos e é pesquisadora membro da International Research Network on Inclusion, Learning and Technology in Education (RIIATE) e membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos-GIPES (CNPq/UFRGS). Trabalha com os seguintes temas: Inclusão Escolar; Políticas Educacionais Inclusivas; Políticas e Práticas na Educação de Surdos.

 

Inscrições:

 

As inscrições ocorrerão entre os dias 10 e 30 de setembro de 2022 pelo SINSC.

 

É muito importante que seus dados sejam preenchidos corretamente, pois as informações disponibilidades no momento da inscrição serão utilizadas para a comunicação com os participantes.

 

Após a realização da inscrição, você receberá o link para assistir as palestras e mesas redondas. O evento acontecerá de forma remota pelo Google Meet. 

 

As vagas são limitadas! 

 

Equipe:

 

Coordenação geral:

Kamila Lockmann - FURG

Rejane Ramos Klein - UFRGS

 

Comissão organizadora:

Ana Farvlaine Oliveira Marques

Anderson Luiz Gonzalez

Andressa Nunes Martins

Letícia Farias Caetano

Verônica Mendes Borges Barbosa

 

Contato do Evento: geix.furg@gmail.com

  • Fichas de inscrições

Banner NTI