Medita FURG - 1º Ciclo

 

A meditação é uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) reconhecida e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um recurso terapêutico que tem por objetivo estimular os mecanismos naturais para prevenção de doenças e promoção da saúde. Essa prática pode ampliar a capacidade de concentração e auxiliar na percepção sobre as sensações físicas e emocionais, desenvolvendo a autodisciplina no cuidado à saúde. Especialmente no cenário de pandemia em que estamos vivendo, com altos graus de ansiedade e estresse, esta ferramenta pode ser uma aliada à saúde física e mental.

Neste sentido, o Grupo de Estudos em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e Autoconhecimento (GEPICSA) está promovendo mais um ciclo do seu programa de meditação. Nossa proposta conta com encontros virtuais semanais para a prática de meditação guiada por instrutoras treinadas para quem tiver interesse em estar conosco.

Além disso, estudos científicos para melhor compreensão de suas ações, eficácia e qualidade têm sido altamente preconizados. Aproveitando a oportunidade e em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (GEPS PICS) realizaremos uma pesquisa com os estudantes de Enfermagem, para avaliar se a prática de meditação contribui para a diminuição do estresse e da ansiedade nesse contexto pandêmico. 

Como ocorrerá? 

Você deverá se inscrever no programa de meditação aqui no SINSC, responder a algumas questões para que a gente possa te conhecer melhor e pronto… estaremos juntos no programa. Posteriormente à homologação das inscrições, iremos organizar uma reunião para que possamos combinar nossos próximos passos.  Os encontros ocorrerão durante as terças-feiras, às 20h, pela plataforma Zoom Meetings, de 21 de setembro à 14 de dezembro de 2021.

Atenção, todos os dados de acesso e confirmação da inscrição serão enviados por email, preencha com cuidado o seu email no formulário. 

 

A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo,

de perceber que você não é o corpo e você não é a mente.

É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro

do nosso ser; e uma vez que você encontrou o seu centro,

você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas".

 

 

Osho

Banner NTI