Monstros Coloniais: perspectivas desde o ensino DA e COM arte

Projeto de extensão, composto por 05 oficinas, destinado para docentes e discentes do ensino superior. Os encontros serão síncronos, com duração máxima de até 120 minutos, contabilizando carga horária de atividades assíncronas, distribuídas entre leituras dirigidas, vídeos e produções poéticas. As problematizações organizam-se a partir da área do ensino de artes visuais, mais especificamente na formação de professores. 

Discutindo assuntos da contemporaneidade com a lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileira, assim como a diversidade cultural e a pluralidade de ideias no âmbito social e escolar, abordando a subjetividade humana através da ideia do que seria o monstro. Trazendo o fanzine como possibilidade para uma reflexão crítica  acerca das temáticas abordadas e utilizar desse dispositivo para a construção coletiva de um zine como produção poética da oficina.

O curso pretende jogar nas encruzilhadas da arte/educação e a insurgência de decolonialidades.

 

Horário: 19:00 as 21:00 (Segunda, quarta e sexta).

Carga horária: 20 horas.

 

06/09

Apresentação do projeto.

08/09

Monstros na Subjetividade - Psicológico, imaginário e cotidiano.

13/09

O corpo negro -  monstruosidades raciais e colonialismo social. 

15/09

Pandezine - oficina coletiva de produção de fanzine.  

17/09

Reflexões sobre a oficina com os participantes.

22/09

Publicação do Fanzine.

 

  • Fichas de inscrições

    • Inscrições Monstros Coloniais: perspectivas desde o ensino DA e COM arte de 30/08/2021 08:00:00 até 04/09/2021 23:59:59    [Consultar Inscrição]
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