I SEMINÁRIO AEQUITAS - METODOLOGIA E TEORIA DO DIREITO

 

O I Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia do Direito é um evento marcado para os dias 23, 24, 25 e 26 de agosto de 2021, tendo como assuntos principais o método de pesquisa Zettelkasten e softwares de pesquisa, metodologia das Ciências Jurídicas, a metodologia da e na teoria do direito e no raciocínio jurídico. O evento é aberto a todos os públicos, totalmente gratuito, e será realizado de forma online, através do Google Meet e transmissão pelo YouTube. Contamos com a participação de pesquisadores de diversas Universidades do Brasil e do exterior para discutir as técnicas de pesquisa em direito a partir da incorporação de softwares, a importância da metodologia, as metodologias das teorias do direito e do raciocínio jurídico. 

 

Através dos painéis, esperamos: a) trazer discussões que têm acontecido em ambientes informais para a academia, em uma tentativa de jogar luz nas possíveis insuficiências da formação metodológica do acadêmico em direito, tendo como objetivo específico jogar luz sobre a tomada de notas e gerenciamento de conhecimento/knowledge management, como forma de mapear e discutir soluções que levem em conta os reais desafios enfrentados na pesquisa e o estado da arte da tecnologia à sua disposição; b) comparar diferentes perspectivas contemporâneas sobre o papel da teoria do direito e suas diferentes metodologias; c) procurar esclarecer e evidenciar as implicações metodológicas de diferentes concepções da teoria do direito e quais seriam os comprometimentos teóricos envolvidos em cada uma; e d) procurar determinar o escopo da teoria do raciocínio jurídico, discutir em quais sentidos o raciocínio jurídico se difere do raciocínio em outros contextos e quais seriam os principais problemas e questões contemporâneas com as quais o teórico interessado neste assunto se engaja.

 

Ao contrário da lógica “palestra e ouvintes passivos”, o formato do Seminário busca explorar uma forma de conversa dinâmica entre os painelistas. Para tanto, cada painel consistirá em uma fala de abertura de cada convidado(a), seguido de rodadas de questões entre os(as) painelistas, e a intervenção organizada dos participantes inscritos na sala online.

 

Painel I

Tomando notas de pesquisa

O painel pretende abordar um método específico de tomar notas de pesquisa que ganhou popularidade recentemente, a partir da publicação do livro How to Take Smart Notes, do filósofo da educação Sönke Ahrens (2017) e que aborda o chamado método ou sistema Zettelkasten, ou “caixa de fichas”, popularizado pelo sociólogo alemão Niklas Luhmann. Tal sistema tem demonstrado ser bastante efetivo ao/a pesquisador. O painel tem, assim, o objetivo de discutir sobre esta metodologia de trabalho acadêmico e suas relações com os vários softwares desenvolvidos nos últimos dois anos para essa finalidade.

Com Andrea Faggion e Horacio Neiva.

 

Painel II

Introdução à Metodologia das Ciências Jurídicas

Este painel se divide em dois momentos: o primeiro tem como proposta apresentar um panorama geral das Ciências Jurídicas e como elas se estruturaram; em complemento, o segundo busca focar no aspecto metodológico de uma das Ciências Jurídicas, a saber, a dogmática. 

Com Rafael Giorgio Dalla Barba, William Galle Dietrich e João Henrique Luttmer.

 

Painel III

As metodologias da teoria do direito

Neste painel, os convidados conversarão sobre maneiras de se fazer teoria do direito que divergem do que, com algum grau de imprecisão, poderíamos chamar de “abordagem standard” na teoria analítica do direito contemporânea, isto é, a teoria do direito fundada na análise conceitual. A professora Luciana Reis pretende falar sobre a abordagem interpretativista (mais especificamente, dworkiniana) de se fazer teoria do direito, Valdenor Monteiro Brito Junior procurará expor sobre o naturalismo metodológico aplicado à teoria do direito (que tem na "teoria naturalizada do direito" de Brian Leiter sua maior expoente), ao passo que o professor Guilherme de Almeida oferecerá sua perspectiva sobre a abordagem da filosofia experimental aplicada à filosofia do direito.

Com Luciana Silva Reis, Guilherme de Almeida e Valdenor Monteiro Brito Junior.

 

Painel IV

Metodologia do raciocínio jurídico

Os painelistas têm como intenção conversar sobre o raciocínio jurídico a partir de um enfoque metodológico. O objetivo é procurar estabelecer o que é o raciocínio jurídico e em que sentido ele se diferencia, se algum, de outros tipos de raciocínios, quais as principais questões enfrentadas pelo teórico do raciocínio jurídico e, por fim, qual seria a abordagem mais filosoficamente apropriada para esta investigação. 

Com Cláudio Michelon, Daniel Oitaven Pearce e Fabio Perin Shecaira.

 

Mais informações pelo nosso website https://aequitas.furg.br/, ou pelo Instagram @aequitasfurg. Se preferir, faça contato por e-mail: aequitasfurg@gmail.com.

  • Fichas de inscrições

  • Ouvintes
    • Painel I | Tomando notas de pesquisa | 23/08, às 18h30 de 15/07/2021 00:00:00 até 20/08/2021 23:59:59    [Inscrever-se]      [Consultar Inscrição]
    • Painel II | Introdução à Metodologia das Ciências Jurídicas | 24/08, às 18h30 de 15/07/2021 00:00:00 até 20/08/2021 23:59:59    [Inscrever-se]      [Consultar Inscrição]
    • Painel III | As metodologias da teoria do direito | 25/08, às 18h30 de 15/07/2021 00:00:00 até 20/08/2021 23:59:59    [Inscrever-se]      [Consultar Inscrição]
    • Painel IV | Metodologia do raciocínio jurídico | 26/08, às 9h de 15/07/2021 00:00:00 até 20/08/2021 23:59:59    [Inscrever-se]      [Consultar Inscrição]
Banner NTI