Projeto de Ensino: Problematizando os Impactos da Pandemia na Educação BásicaProjeto de Ensino: Problematizando os impactos da pandemia na Educação Básica
Professoras Organizadoras: Ana do Carmo Goulart Gonçalves Dinah Quesada Beck Eliane da Silveira Meirelles Leite Gisele Ruiz Silva Juliana Lapa Rizza Narjara Mendes Garcia
Resumo A oferta do projeto emerge, primeiramente, a partir do cenário de pandemia e isolamento social que estamos vivenciando. Nesse contexto, a instituição escolar, os/as professores/as e também os/as estudantes são impactados/as pelos efeitos dessa situação, tendo que problematizar e (re)pensar o processo educativo e a construção de estratégias para o provável retorno das aulas. Sendo assim, este projeto de ensino tem como objetivo debater as experiências e percepções dos/as estudantes do 3º e 4º ano do curso de Pedagogia com relação aos impactos da pandemia na Educação Básica, com foco na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contemplando também a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, serão realizados 4 (quatro) encontros síncronos e 4 (quatro) ações assíncronas no período compreendido entre os dias 02/09 e 29/10, contando com a utilização da Plataforma Moodle SEaD FURG para ampliação e complexificação do debate. Ao problematizar os impactos da pandemia no âmbito da Educação Básica, proposta do projeto, entende-se que os/as estudantes poderão construir percepções, posicionamentos e argumentações críticas sobre o cenário atual, bem como desenvolver a autoria da escrita ao registrar as concepções e as experiências que foram produzidas ao longo do curso.
Início: 02/09/2020 Término: 29/10/2020
Público-alvo: Estudantes do 3º e 4º ano do curso de Pedagogia – Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, sendo um total de 90 vagas ofertadas, divididas em dois grupos de 45 estudantes cada (Grupo 1 e Grupo 2).
Carga horária: 20h de atividades com os/as estudantes, distribuídos em encontros síncronos e assíncronos e 24h de preparação, avaliação e escrita do relatório, totalizando 44h. Os encontros por webconferência ocorrerão nas quarta-feiras (Grupo 1) e quintas-feiras (Grupo 2) das 17h30 às 19h.
Objetivos:
Metodologia
As estratégias metodológicas do projeto de ensino estão organizadas em quatro eixos temáticos a serem desenvolvidos para mobilizar a discussão com os/as estudantes.
EIXO TEMÁTICO 1: Impactos da pandemia na Educação Básica: discussões iniciais
EIXO TEMÁTICO 2: Profissão docente e a escola em tempos de pandemia
EIXO TEMÁTICO 3: Família, escola e saúde em tempos de pandemia
EIXO TEMÁTICO 4: Crianças e jovens em isolamento social
Cabe salientar que a metodologia utilizada para desenvolver as atividades atinentes ao projeto será o ensino on-line. Assim, ocorrerão encontros síncronos de no máximo uma hora e meia cada, em que a interação dos/as professores/as e dos/as estudantes será via ambiente virtual pela Plataforma MConf, sugerindo a conexão ao mesmo tempo. Também haverá ações assíncronas, que não pressupõe a interação ao mesmo tempo e que ocorrerão através de fóruns e outras atividades disponibilizadas na Plataforma Moodle SEaD FURG. As ferramentas adotadas para as interações acima mencionadas são: webconferência; leituras e discussões de textos, reportagens de revistas e jornais; trabalhos individuais e em grupos; fóruns; chat; questionário; entre outros, as quais ficarão disponíveis para os/as estudantes durante uma semana (sete dias), ou seja, até que aconteça a próxima interação síncrona.
|