Participação em Projeto de Pesquisa Agroecologia/FURG - Monitoramento do COVID-19 nas Comunidades Indígenas

MONITORAMENTO DE IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS INDÍGENAS NO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE

 

Este projeto busca proporcionar maior interação comunidade tradicional e discente ou acadêmico para construir um Boletim Técnico a fim de informar a sociedade Riograndina sobre os impactos da Pandemia de COVID-19 nos territórios tradicionais indígenas do município; proporcionando acesso aos dados da Secretaria de Saúde e documentos da Sesai. Os monitores auxiliarão na construção de um boletim de impacto e na distribuição de alternativas pertinentes no contingenciamento de casos. Busca-se o sucesso na orientação das atividades com as limitações de acesso aos territórios tradicionais para preservação dos mesmos. Os relatores do boletim promoverão o auxílio e orientação para a leitura dos boletins nas comunidades tradicionais oferecendo oficinas de Saneamento Indígena construindo o desenvolvimento pedagógico dos evolvidos através de atividades remotas que ele mesmo articulará com o concurso dos docentes da FURG e profissionais de saúde do município. Ao programar a diversidade de discursos de sanitarização, em boletim técnico, proporcionar-se-á o exercício da cidadânia e direitos humanos fundamentais das comunidades tradicionais indígenas do município de Rio Grande.
O projeto de ensino intitulado "MONITORAMENTO DE IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE" tem como meta trabalhar as respostas culturais frente à pandemia, sejam elas de cunho material ou imaterial, através de atividades tipo levantamento de dados para amplificar caracteres de identidade cultural do sujeito coletivo do campo nas regiões de ação direta da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Existem, nesse sentido, inúmeras metodologias que fomentam e reforçam a segurança da diversidade cultural das comunidades tradicionais indígenas no enfrentamento do novo COVID-19. Mesmo tendo, na maioria delas, o observatório sócio-cultural a sua base, o boletim técnico é a ferramenta base para o monitoramento da pandemia de COVID-19 nos territórios tradicionais no município de Rio Grande, RS.
Nas diferentes localidades do interior dos municípios de Rio Grande destacam-se a de Domingos Petroline, Horto Municipal do Cassino e Palma que são as mais antigas respectivamente. A diversidade, portanto, de saberes e fazeres encontra-se ameaçada frente ao processo pandêmico predominantemente entre o componente cultural indígena que está concentrado nas proximidades da BR-116 e nos vales dos rios Canguçu e Camaquã, neste projeto estão inseridos para ensino os Tekoás Yvy'ã Poty (Bonito, Camaquã), Pará Rokê (Domingos Petroline) e Tekoá YyRembé (localidade da Palma, Rio Grande).

  • Fichas de inscrições

    • Inscrições no SisProj 1262 de 17/08/2020 08:00:00 até 30/09/2020 23:59:59    [Consultar Inscrição]
Banner NTI