VI Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática -RS

Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio Grande do Sul


O VI FPEMat-RS visa debater modelos e políticas, bem como construir coletivamente propostas situadas nos diversos contextos de formação inicial de professores que ensinam Matemática. A sexta edição do Fórum busca a articulação e o entrelace dos diferentes contextos de formação, tais como cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Educação do Campo, Educação Indígena, dentre outros. O Fórum é direcionado principalmente a pesquisadores e professores que ensinam Matemática em todos os contextos sociais e etapas escolares, tais como formadores de professores, estudantes em formação e aos demais cidadãos com interesse em contribuir com o debate.

O evento foi organizado em Grupos de Discussão (GD), de acordo com as questões gerais e específicas elencadas para o VII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática, a ser realizado em setembro na UFRJ. Em um primeiro momento, nas reuniões por GD, serão debatidas temáticas específicas conforme proposta do Fórum Nacional. Nestas reuniões os coordenadores de cada grupo desencadearão a discussão a partir de levantamento prévio de pesquisas atuais sobre a temática do GD. Na sequência, em plenária, serão apresentados e discutidos os resultados parciais dos GD e debatidas questões gerais alinhadas ao tema do evento. Ao final do evento será construído um documento com as propostas do grupo de professores e pesquisadores do RS de forma a contribuir e subsidiar as discussões do Fórum Nacional.


Local de realização - UFN - Universidade Franciscana, Santa Maria.

 

INSCRIÇÕES

 

Sem custo para os sócios da SBEM. Anexar na inscrição comprovante de pagamento da anuidade 2020 disponível no site da SBEM Nacional.

Quem ainda não é sócio ou não está com a anuidade 2020 em dia acessar o site da SBEM Nacional e realizar o cadastro e pagamento da anuidade.

 

 

PROGRAMAÇÃO


8h30min - Abertura – sensibilização

9h - Palestra de abertura: A formação de professores que ensinam Matemática na Educação Básica no RS – Profa. Vanilde Bisognin (UFN)

10h15 – Coffee break

10h45min – Reunião dos GDs buscando responder:

  • Que Licenciaturas queremos? Quais pilares devem sustentar a formação inicial de professoras e professores que ensinam matemática na educação básica?
  • De que maneira os cursos de graduação que formam professores que ensinam matemática abordam a matemática escolar?

GD1 anos iniciais do Ensino FundamentalA profissionalização na formação inicial do professor que ensina Matemática nos anos iniciais Coordenação: João Alberto Silva (FURG) e Antônio Maurício Medeiros Alves (UFPel)

GD1 Ensino Fundamental e Ensino MédioA profissionalização na formação inicial do professor que ensina Matemática nos anos finais e Ensino Médio.Coordenação:  Ieda Maria Giongo (Universidade do Vale do Taquari) e Denise Knorst da Silva (Universidade Federal da Fronteira Sul)

GD2 Matemática escolar e matemática acadêmica na formação inicial Coordenação: Jussara Fonseca (Instituto Federal Farroupilha, Campus Alegrete) e Simone Pozebon (UFRGS)

GD3A prática como componente curricular – Coordenação: Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes (UFSM) e Isabel Koltermann Battisti (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul)

GD4 Estágio supervisionado e os desafios da iniciação à docência – Coordenação: Gabriel de Oliveira Soares (UFN) e  Marta Pozzobon (UNIPAMPA)

GD5Perfil profissional e acadêmico de formadores de professores: Coordenação: Elisabete Búrigo (UFRGS) e Patrícia Perlin (Instituto Federal Farroupilha)

13h – Intervalo para almoço

14h – Plenária para apresentação das sínteses dos trabalhos dos GD para levar ao encontro nacional – coordenação Leivas

16h – Coffee break

16h30min – Perspectivas para a formação de professores que ensinam Matemática no RS – palestrante: prof. Cátia Nhering

18h – Encerramento


ORGANIZAÇÃO


DIRETORIA SBEM - Rio Grande do Sul

  • Fichas de inscrições

Banner NTI