História, Tempo e Identidade: Caminhos para uma Educação Histórico-Ambiental e Antirracista na Infância - Aula 0 - Inaugural (presencial)Temas: Apresentação do percurso; princípios da Educação Histórica, Ambiental e Antirracista; BNCC e Leis 10.639/2003 e 11.645/2008; dinâmica de escuta docente.Objetivos: alinhar expectativas; mapear contextos escolares; constituir comunidades de prática; pactuar produtos.Aula 1Tema: Criança como sujeito histórico; consciência histórica e narrativas.Objetivos: reconhecer a criança como produtora de sentido; distinguir níveis de consciência histórica; discutir usos da memória familiar.Atividades: roda de apresentação de memórias; análise de fotografias domésticas (traga 1 imagem); mapa de narrativas.Aula 2Tema: Conceitos estruturantes - tempo, memória, narrativa, fontes.Objetivos: identificar potencial pedagógico de fontes orais, visuais e materiais; planejar situações de investigação histórica com EI.Atividades: estações de fontes (objetos, imagens, relatos); mini ensaios de perguntas históricas; desenho de uma atividade piloto.Aula 3 Tema: Aprendizagem e cognição histórica; avaliação formativa.Objetivos: relacionar cognição histórica à avaliação por rubricas e portfólios; delinear sequência didática inicial.Atividades: construção de rubrica; esboço de sequência com feedback de pares.
Inscrições para Estudantes e professores -
Inscrições para Estudantes e professores do Curso de Pedagogia EaD da FURG de 21/08/2025 00:00:00 até 11/09/2025 23:59:59
Tentativa de acesso inválida
|