Extremos do Sul é um evento do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A sua 5ª edição irá acontecer no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), entre os dias 14, 15 e 16 de outubro, o tema do evento será: Educação Física e Espaços de Atuação: Interlocuções e diálogos com os discursos Escolar, da Saúde, da Recreação/Lazer e do Treinamento.
Modalidade - Comunicação Oral
1. Para o formato de comunicação oral, cada participante poderá enviar no máximo 02 (dois) trabalhos como autor(a) e/ou co-autor(a);
2. Serão aceitos manuscritos em português, inglês e espanhol;
3. Todos os trabalhos de comunicação oral devem ser enviados por meio do SINSC, sendo necessário enviar 2 (dois) arquivos. O primeiro deve estar gravado em formato Microsoft Word, sem nenhuma identificação de autoria, em nenhum dos espaços do trabalho. O segundo também deve estar gravado em formato Microsoft Word, contendo as informações obrigatórias do título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), instituição, país, e-mail(s) do(s) autor(es);
4. Sua estrutura é a convencional, que traz os seguintes itens: Introdução, Decisões Metodológicas, Análise e Discussão/ Conclusão;
5. Os trabalhos devem ser digitados em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 14 para título e tamanho 12 para o corpo do texto, espaçamento entre linhas 1,5, sem espaçamento entre os parágrafos e com deslocamento de 1,25 cm na primeira linha (com exceção das citações com mais de 3 linhas), folha A4, margem superior de 4cm e margens inferior, direita e esquerda de 2,5 cm. Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes das ilustrações, figuras e tabelas, devem ser em tamanho 11. A extensão máxima para os trabalhos (incluindo, título , resumos , palavras chaves , corpo do trabalho, tabelas e figuras, referências ) é de 5.000 palavras;
6. Utilizar itálico somente para palavras estrangeiras;
7. Título, resumo e palavras-chave devem estar em português, inglês e espanhol;
8. Sugere-se como modo de apresentação do trabalho a seguinte ordem: a) Título informativo e conciso em português (ou na língua em que o artigo será submetido): caixa alta e centralizado (sem negrito); b) Resumo em português (ou na língua em que o artigo será submetido) com no máximo 150 palavras. Deve ser inserido com um enter logo abaixo do título; c) Palavras-chave: em português (ou na língua em que o artigo será submetido), quatro termos separados por ponto e vírgula e inseridos imediatamente abaixo do resumo; d) Elementos textuais (corpo do texto, seguindo a estrutura correspondente para cada seção escolhida). Observação: nos subtítulos das seções devem ser digitados em caixa alta e alinhados à esquerda e não utilizar negrito para nenhuma forma de destaque ao longo do texto, inclusive nos subtítulos; e) Título em Inglês (centralizado, sem negrito e apenas iniciais em caixa alta); f) Abstract: em itálico e contendo no máximo 150 palavras; g) Keywords: quatro termos separados por ponto e vírgula; h) Título em Espanhol (centralizado, sem negrito e apenas iniciais em caixa alta); i) Resumen: em itálico e contendo no máximo 150 palavras; j) Palabras clave: quatro termos separados por ponto e vírgula; k) Referências (conforme normas da NBR 6023/2003);
9. As notas contidas no trabalho devem ser indicadas com algarismos arábicos e de forma sequencial imediatamente depois da frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente. Observação: não inserir Referências Bibliográficas completas nas notas, apenas como referência nos mesmos moldes do texto. Devem constar nas Referências ao final do trabalho;
10. Agradecimentos poderão ser mencionados sob a forma de nota de rodapé;
11. É obrigatório informar no trabalho, sob a forma de nota de rodapé (no título do trabalho, na primeira página), todo e qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando agência de fomento, edital e número do processo. Caso a realização do trabalho não conte com nenhum apoio financeiro, acrescentar a seguinte informação no manuscrito (como nota de rodapé na primeira página). O presente trabalho não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização;
12. Para formatação e inscrição do trabalho, deve-se utilizar o TEMPLATE (modelo).
Modalidade - Pôsteres (Resumos Expandidos)
1. Os trabalhos inscritos para o formato de Pôsteres deverão ser resultados de pesquisa científica ou experiência ou prática de ensino-aprendizagem;
2. O material a ser apresentado sob a forma de resumo de até três páginas (caracterizado como resumo expandido), contendo os seguintes elementos: Título; nomes dos autores (titulação, instituição e endereço eletrônico - como nota de fim de texto); palavras-chave (no máximo três); introdução/justificativa/base teórica; objetivos; metodologia; análise e discussão; conclusões; referências; fonte de financiamento;
3. O manuscrito do resumo pode ser escrito em português, inglês ou espanhol e deverá conter exclusivamente texto;
4. Os nomes dos autores devem vir completos;
5. Os manuscritos para o resumo devem ser digitados em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 14 para título e tamanho 12 para corpo do texto, espaçamento simples (1,0), sem espaçamento entre os parágrafos e com deslocamento de 1,25 cm na primeira linha, folha A4, margem superior de 4 cm e margens inferior, direita e esquerda de 2,5 cm;
6. As referências bibliográficas e citações no texto deverão estar de acordo com a NBR 6023/2003;
7. Não deve conter no resumo: tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos (esses dados podem ser colocados no pôster digital que servirá de referência para a apresentação, se for o caso);
8. Não serão aceitos: resumos com mais de 6 (seis) autores (contando o orientador); resumos com a simples descrição de projeto, intenção de trabalho; trabalho com resultados preliminares; resumo de revisão bibliográfica; trabalho que não se caracterize como pesquisa científica ou experiência ou prática de ensino-aprendizagem; resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa; resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero;
9. Para formatação e inscrição do trabalho, deve-se utilizar o TEMPLATE (modelo);
10. Para a apresentção é necessário a construção de um pôster e/ou banner, contendo 100 cm X 80 cm, que será apresentado e exposto durante o evento.
Horário |
14/10 (Quarta-feira) |
15/10 (Quinta-feira) |
16/10 – (Sexta-feira) |
Manhã (09h30) |
|
Conferência 2: Interlocuções e diálogos com a Saúde Prof. MSc. Alpheu Ferreira do Amaral Junior (NASF - Sapucaia do Sul/RS) Profª MSc. Priscila Postali Cruz (NASF - Rio Grande/RS)) |
Oficinas (09h30 - 12h30) HIIT: Mitos e verdades do treinamento intermitente em alta intensidade - Prof. Victor Coswig Vivênciando o esporte educacional - Profs. Leontine Lima & Patricia Louzada Lutas no espaço escolar - Prof. Arisson Gonçalves |
Tarde (14h) |
Credenciamento
|
Oficinas (14h - 17h) Danças circulares - Profª. Gisele Freitas Treinamento Funcional: da reabilitação a performance - Prof. Gustavo Dias dos Santos Psicomotricidade relacional na educação infantil e anos iniciais - Profs. Angela Bersch & Andreia Juliano Apresentação de Pôsteres (17h30 - 18h30) |
Atividades dos GTT’s
|
Noite (19h) |
Atividade Cultural Conferência de Abertura: Interlocuções e diálogos da Recreação/Lazer Prof. Dr. Ednaldo Pereira Filho (UNISINOS) Prof. Dr. Luiz Fernando Camargo Veronez (UFPel)
|
Atividade Cultural Conferência 3:Interlocuções e diálogos com a Escola Prof. Dr.ª Valdelaine da Rosa Mendes (UFPel) Prof. Dr. Rogério Costa Wurdig (UFPel)
|
Atividade Cultural Conferência de Encerramento: Interlocuções e diálogos do Treinamento Prof. Dr. Fabricio Boscolo Del Veccio (UFPel) Prof. MSc. Edison Alfredo de Araujo Marchand (Centro de Atividade Física Personalizada) |
As inscrições do evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo endereço do SINSC que é o sistema de inscrição da FURG (www.sinsc.furg.br)
O evento está organizado em três modalidades:
Ouvintes: Inscrições entre os dias 25/05/2015 e 15/10/2015;
Apresentação de Trabalhos - Comunicação Oral: Inscrições entre os dias 01/06/2015 até 17/08/2015;
Apresentação de Trabalhos - Pôsteres: Inscrições entre os dias 01/06/2015 até 17/08/2015;
As Normas para o envio de trabalhos estão disponíveis no página do evento: V EXTREMOS DO SUL ou em http://www.sinsc.furg.br/site/vextremosdosul/
Maiores informações e/ou dúvidas em: vextremosdosul@gmail.com
Programação de Apresentações de Trabalho – Pôster
Dia: 15/10/2015
Horário: 17h30 – 18h30
Local: Asa Norte CIDEC-Sul
Trabalho |
GTT |
Contribuições dos estudos da Educação Física para construção de projetos interdisciplinares Daniele Monteiro Behrend; Daniel Ferreira Kosinski; Gabriela da Silva Pinto; Paulo Moisés G. Gonçalves
|
Escola |
FORMAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CATEGORIAS DE BASE DO SC SÃO PAULO (RS) E ACADÉMICA DE COIMBRA (PORTUGAL) Robson de Lima; Gustavo da Silva Freitas
|
Escola |
MAPEAMENTO DOS CAMPOS DE ATUAÇÃO DOS PROFESSORES/PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/RS Ana Laura Eckhardt de Lima; Jaira Picanço Duarte; Priscila Fontes Gularte; Rinelly Pazinato Dutra; Leila Cristiane Pinto Finoqueto
|
Escola |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: relato de uma experiência para estudo Andreia Juliano; Ângela Adriane Schmidt Bersch
|
Escola |
ATUAÇÃO PROFISSIONAL: EDUCADOR FÍSICO NO CRAS Natalia Silveira Antunes
|
Saúde |
O PROJETO GINÁSTICA PARA COMUNIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) Debora Cristina Dias Pinto; Roberto Scaglioni dos Santos; Gustavo da Silva Freitas
|
Saúde |
musculação para terceira idade: experiências e aprendizados Bárbara Coelho Nunes; Lucas Cardozo Bagatini; Denise Maria Maciel Leão; Mirella Pinto Valério
|
Saúde |
ESTUDO DOS EFEITOS DE DOZE SEMANAS DE TREINAMENTO AERÓBICO NA CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA MODERADA João Bersch da Cruz; Juliana Costa Mattos; Claudio Tafarel m. da Silva; Melina Hauk; Felipe da Silva Paulitsch; Priscila Aikawa
|
Treinamento |
FORMAÇÃO DE TREINADORES DE FUTEBOL PROFISSIONAL: RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E OUTROS TIPOS DE FORMAÇÃO Lucas Costa Linck; Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer
|
Treinamento |
MUSEU VIRTUAL DO ESPORTE DE RIO GRANDE Maicon Peres de Moraes; Méri Rosane Santos da Silva
|
Recreação/Lazer |
AS ATIVIDADES DE LAZER DESENVOLVIDAS PELOS ESTUDANTES RESIDENTES DAS CEUS DA FURG Lucas Pedroso Xavier; Maicon Peres de Moraes
|
Recreação/Lazer |
CORSÁRIOS RUGBY CLUBE: MEMÓRIAS DA FUNDAÇÃO DE UMA EQUIPE DE RUGBY DE RIO GRANDE (RS) Frederico Boff Tagliani; Méri Rosane Santos da Silva
|
Recreação/Lazer |
VIVÊNCIAS NO NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DA TERCEIRA IDADE: DIALOGANDO AS PERCEPÇÕES DA PRÁTICA Juliana Rodrigues Boettge; Gisele Rodrigues Boettge; Carolina Parulla Marques
|
Recreação/Lazer |
NA ONDA DO BODYBOARD DO CASSINO Fabiana Canuso Laurino; Méri Rosane Santos da Silva
|
Recreação/Lazer |
QUITÉRIA: MEMÓRIAS DE ANTIGAS PRÁTICAS Joelma Saraiva Domingues; Méri Rosane Santos da Silva
|
Recreação/Lazer |
Programação de Apresentações de Trabalho - Comunicação Oral
Dia 16/10/2015 – Sala 1 (CIDEC-Sul)
|
||
Horário |
Trabalho |
GTT |
14:00-14:15 |
OS CORPOS GORDOS EM UMA SOCIEDADE DE CONSUMIDORES: MOVIMENTO E SEGMENTO NOS BLOGS PLUS SIZE Carla Rosane Mattos Gautério; Méri Rosane Santos da Silva |
Escola |
14:15-14:30 |
cenas urbanas: modos pelos quais skatistas e escola vêm relacionando-se na contemporaneidade Juliana Cotting Teixeira; Méri Rosane Santos da Silva |
Escola |
14:30-14:45
|
Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de educação física – FURG Ângela Adriane Schmidt Bersch; Andreia Juliano |
Escola |
14:45-15:00 |
SOBRE PROPOSIÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE MODOS DE VIDA ATRAVÉS DO ESPORTE Pedro Bersch da Cruz; Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer |
Escola |
15:00-15:30 |
Debate |
|
15:30-15:45 |
FORMAÇÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO FÍSICA E A AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA DO ENSINO MÉDIO GAÚCHO Susana Schneid Scherer |
Escola |
15:45-16:00 |
Concepções de coordenadores do Programa Mais Educação em funcionamento na cidade do Rio Grande – RS sobre o Serviço Social e a Educação Física Bibiana Gonçalves Leite; Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer |
Escola |
16:00-16:15 |
FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Jonathan Terra Corrêa; Gionara Tauchen |
Escola |
16:15-16:30
|
AS POLÍTICAS DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XXI Susana Schneid Scherer |
Escola |
16:30-17:00 |
Debate |
|
Programação de Apresentações de Trabalho - Comunicação Oral
Dia 16/10/2015 – Sala 2 (CIDEC-Sul)
|
||
Horário |
Trabalho |
GTT |
14:00-14:15 |
INFRA-ESTRUTURA ESCOLAR: PODE INTERFERIR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA? Peterson Furtado Figueira; Antônio Luiz Silveira Pereira; Rodrigo Lemos Soares |
Escola |
14:15-14:30 |
Análise de duas formas distintas de competição ESCOLAR Michel Verber; Antonio Evanhoé P. de Souza Sobrinho; Luis Fernando Framil Fernandes |
Escola |
14:30-14:45
|
Punhobol: de uma prática desconhecida à popularização em escolas de Rio Grande/RS Leonardo Costa da Cunha |
Escola |
14:45-15:00 |
O JOGO COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO Marluce Raquel Decian; Elizara Carolina Marin |
Escola |
15:00-15:30 |
Debate |
|
15:30-15:45 |
VIDEOGAME NA ESCOLA: A UTILIZAÇÃO DO VIDEOGAME XBOX E O SENSOR DE MOVIMENTOS KINECT COMO RECURSO DIDÁTICO E ESTÍMULO AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Cristiano Santos de Ávila |
Escola |
15:45-16:00 |
DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS COM AUTISMO E DEFICIÊNCIA VISUAL Gabriel Gomes da Silva |
Escola |
16:00-16:15 |
MAPEAMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/RS: UM DIAGNÓSTICO DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTOS Andréia Joselene Nogueira Flores Bastos; Berenice de Mattos Medina; Leila Cristiane Pinto Finoqueto |
Escola |
16:15-16:45 |
Debate |
Escola |
Programação de Apresentações de Trabalho - Comunicação Oral
Dia 16/10/2015 – Sala Estuários (CIDEC-Sul)
|
||
Horário |
Trabalho |
GTT |
14:00-14:15 |
A CONTRIBUIÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO NA RECUPERAÇÃO TERAPÊUTICA DE DEPENDENTES QUÍMICOS Bianka Piva da Silva; Ângela Adriane Schmidt Bersch |
Saúde |
14:15-14:30 |
ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO: ENTRELAÇAMENTOS A PARTIR DA ÓTICA BIOECOLÓGICA Caroline Parulla Marques |
Saúde |
14:30-14:45
|
ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO: O QUE OS IDOSOS DO NUTI-FURG DIZEM? Juliana Rodrigues Boettge |
Saúde |
14:45-15:00 |
MEDICINA EXTREMA: PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS Monica Tiyoko Morioka Hashimoto |
Saúde |
15:00-15:15 |
O ESPORTE UNIVERSITÁRIO NA UFPEL: UMA VISÃO A PARTIR DO OLHAR DE ALUNOS-ATLETAS, PROFESSORES-TÉCNICOS E GESTORES Thais Farias Pereira; Rose Méri Santos da Silva |
Treinamento |
15:15-16:00 |
Debate
|
|
Programação de Apresentações de Trabalho - Comunicação Oral
Dia 16/10/2015 – Sala Lagoas (CIDEC-Sul)
|
||
Horário |
Trabalho |
GTT |
14:00-14:15 |
MEMÓRIAS DO FUTEBOL COMUNITÁRIO: O CASO DO E.C. ESPERANÇA DO POVO NOVO Christian Ferreira Mackedanz; Luiz Carlos Rigo |
Recreação/Lazer |
14:15-14:30 |
VIVENDO O CIRCO TRADICIONAL: NOMADISMO, FASCÍNIO E INCERTEZAS Camila da Silva Ribeiro; Luiz Carlos Rigo |
Recreação/Lazer |
14:45-15:00 |
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MEGAEVENTOS FUTEBOLISTICOS: UMA METANÁLISE QUALITATIVA ACERCA DO QUE FOI PUBLICADO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ENTRE 2010 E 2014 Jones Correia Mendes |
Recreação/Lazer |
15:00-15:15 |
PRODUÇÕES ESTÉTICAS DA CAPOEIRA: REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA MERCADORIZADA Daiane Grillo Martins; Raquel da Silveira |
Recreação/Lazer |
15:15-16:00 |
Debate
|
|
Desenvolvido e mantido pelo
Núcleo de Tecnologia da Informação