Apresentação


O Diretório Acadêmico de Artes Visuais da FURG convida a todos/as a participarem da Semana Acadêmica das Artes Visuais: A Arte Transforma, que vai acontecer entre os dias 3 a 7 de Novembro - 2015 no Prédio das Artes, Campus Carreiros.

Há séculos, manifestações artísticas são utilizadas consciente e inconscientemente para, também, retratar e descrever a história. Na Semana Acadêmica das Artes Visuais deste ano de 2015, para além de analisarmos e experimentarmos na prática, é também fundamental problematizarmos profundamente o papel da arte em nosso cotidiano, neste momento histórico, e o poder de transformação que a mesma pode carregar contra o sistema opressor. É preciso perceber que, ao longo desses últimos cento e cinquenta anos, os movimentos e indivíduos combativos que estão na luta por uma sociedade livre da exploração e da opressão sobre a classe popular, não aprofundam tática e estrategicamente e não dão a atenção devida aos movimentos artísticos do seu tempo, e muitas vezes os mesmos são vacilantes na leitura do papel que a arte pode ter na transformação da sociedade.

A Arte Transforma vai ao sentido do porque estamos fazendo semana acadêmica? Do que serve, para que(m) serve a arte? Analisarmos e entendermos juntos/as a arte como meio de transformação e emancipação, tanto individual como coletivamente, é o nosso foco. Carregarmos o sentido de uma arte livre, sem nenhum tipo de limitação ou patrão, é nossa meta.

"Se, para o desenvolvimento das forças produtivas materiais, cabe à revolução erigir um regime socialista de plano centralizado, para a criação intelectual ele deve já desde o começo, estabelecer e assegurar um regime anarquista de liberdade individual...No entanto, o artista só pode servir à luta emancipadora quando está compenetrado subjetivamente de seu conteúdo social e individual, quando faz passar por seus nervos o sentido e o drama dessa luta e quando procura livremente dar uma encarnação artística a seu mundo interior".
(Manifesto de F.I.A.R.I. / Julho de 1938)


Propor a reflexão aos estudantes, professores e quem mais for observar a semana acadêmica, o quanto a arte é fundamental na transformação do ser, do subjetivo ao concreto, do individual ao social e na luta contra a ordem hegemônica.

Há décadas esse debate vem ficando mais presente e se fortalecendo, na academia e, principalmente, em outros diversos espaços fora dela. A última Bienal de São Paulo, com toda sua limitação, veio com o tema 'arte e política'. O ENEARTE (Encontro Nacional de Estudantes de Artes) de 2015 propôs o tema: 'Artes para que(m): escambos culturais e reflexões sobre ser artista e ser político'. Estes são alguns exemplos que mostram algum início de reflexão sobre o assunto que se faz necessário aprofundarmos e debatermos cada vez mais.

Juntos/as temos tudo para trocarmos muitos saberes, experiências e avançarmos cada vez mais no caminho de uma arte livre e combativa, que nos emancipe e nos ajude na difícil tarefa de transformamos o nosso tempo e rumar na construção de uma sociedade sem nenhum tipo de exploração e opressão.

"O que queremos:
a independência da arte - para a revolução
a revolução - para a liberação definitiva da arte"
(Manifesto de F.I.A.R.I. / Julho de 1938)


Estão todos/as convidados/as.
Beijos e abraços.


Inscrições


Ouvintes

Apresentação de Trabalhos

Mostra Artística

Voluntários


Editais


Edital Mostra Artística 

Edital Trabalho Escrito

Desenvolvido e mantido pelo

Núcleo de Tecnologia da Informação