Seminário Integrador: Discutindo a Produção dos Corpos, Gêneros e Sexualidades

O evento visa discutir e problematizar o papel das práticas sociais na produção dos corpos, das sexualidades e dos gêneros, enfatizando sua relação com as juventudes.
Público-alvo: Está direcionado para professores/as da rede pública e particular de ensino, profissionais da área da saúde e pesquisadoras/es, estudantes de graduação e pós-graduação, demais profissionais interessados. Inscrição gratuita.

Data: 30/11/2016
Local: Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Cidec-Sul - Campus Carreiros

Certificação: 8 h

                            PROGRAMAÇÃO

30 de novembro

Manhã

8:30 às 11:30 

* Exposição dos trabalhos da IV Mostra Cultural sobre diversidade sexual e de gênero

* Cirandas de Gêneros e Sexualidades

Em tempos contemporâneos existem múltiplas formas de ser e estar no mundo que nos inspiram, orientam e possibilitam um reinventar-se constante. a partir dessa fluidez é que vamos produzindo nossas identidades, assumindo assim nossas diferentes posições de sujeitos. Com essa ideia de movimento, da não fixidez, é que estamos propondo as cirandas, pois entendemos que elas, através do movimento, podem propor um encontro entre aqueles/as que desejam discutir a educação dos corpos, gêneros e sexualidades. As Cirandas propostas neste evento têm como objetivo promover interlocuções a partir de temas contemporâneos como sexting, nudes, diversidade de gêneros e sexualidade, pluralidade de corpos, entre outros temas.


CIRANDA 1: #nemtodafeiticeiraécorcundanemtodabrasileiraébunda: desconstruindo os gêneros

Essa Ciranda tem como proposta problematizar o binarismo de gênero, as feminilidades e as masculinidades e, assim, provocar discussões sobre corpos transexuais, corpos não binários, corpos travestis, corpos cisgêneros, buscando desnaturalizar e desconstruir os gêneros.

CIRANDA 2: #chamaogesequeéhoje: produzindo artefatos culturais

Nessa ciranda a proposta é que possamos pensar acerca da potencialidade do uso de artefatos culturais no desenvolvimento de práticas e projetos para a Educação para a Sexualidade. Para tanto, vamos produzir alguns desses artefatos (filmes, músicas, livros, jogos de videogames, comerciais, entre outros), a fim de problematizar o quanto eles ensinam modos de ser e estar no mundo, construindo e reproduzindo significados sociais sobre os corpos, gêneros e sexualidades.

CIRANDA 3: #euvoujogarnainternet: discutindo sexting e nudes

Essa Ciranda tem como objetivo discutir as práticas relacionadas ao sexting (nudes, revende porn etc.), que estão envolvidas na constituição de outras formas de produzir prazeres e desejos, por meio da visibilização da sexualidade. Além disso, busca debater sobre as desigualdades de gênero que essas práticas vêm acarretando.


Obs: Todas as pessoas inscritas no Seminário Integrador participarão das três Cirandas, sendo que cada uma delas tem duração de uma hora.

Tarde

13:30 - Oficina de turbante
Marcia Domingues

14:00 às 16:00 

* Exposição dos trabalhos da IV Mostra Cultural sobre diversidade sexual e de gênero

* Palestra

Prof. Dr. Fernando Seffner - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Gênero e sexualidade como interrogantes das políticas educacionais e das culturas juvenis

Pensar um conjunto de questões ligadas a gênero e sexualidade, e sua presença nas culturas juvenis e nas políticas públicas de educação. O embate entre propostas conservadoras e progressistas no campo educacional, e particularmente no campo das relações de gênero e sexualidade, interroga as culturas juvenis e tem conexões com o pluralismo democrático. Há também um embate entre três atores importantes na socialização dos jovens: as famílias, as religiões e a escola.

Profa. Dra. Juliana Vargas - Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Sexualidade e juventudes contemporâneas: destaques nas mídias musicais

Analisar mídias musicais relacionadas principalmente ao funk como uma pedagogia cultural. Problematizar como tais mídias têm operado na produção de subjetividades juvenis ao indicar modos de ser jovem mulher/jovem homem na contemporaneidade. Constituir possíveis diálogos entre as culturas juvenis contemporâneas e as práticas escolares. 

Mediadora: Profa. Dra. Paula Ribeiro (FURG)

16:00 - Entrega dos Prêmios da IV Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero

* Entrega dos prêmios

PROMOÇÃO: FURG
APOIO: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SME

  • Fichas de inscrições

Banner NTI